Os comentários em blogs são hoje uma das formas mais importantes de mostrar ao mundo que o seu blog é popular, saudável e acima de tudo, interessante. Embora existam alguns plugins que enviam emails aos novos comentadores do blog, existem também uma técnica, a qual agradecemos aos colegas do Deluxe Blog Tips, pois permite que você redireccione os seus comentadores para uma página de agradecimento depois de estes deixarem um comentário no seu blog.

Na página de agradecimento, você pode indicar por exemplo que o comentário se encontra a aguardar moderação, e entretanto agradece a participação do leitor e apresenta-lhe uma série de conteúdos interessantes para ele ler. Qualquer que seja a abordagem, você pode faze-la e conseguir excelentes resultados de fidelização com isso. Recomenda-se também que indique por exemplo os seus RSS Feeds de forma a tentar captar a subscrição desse comentador.

A página de agradecimento é um processo de criação simples. Tome nota:

  • Visite o seu painel de administração do WordPress;
  • Vá ao menu Páginas e clique em Adicionar Nova;
  • Escreva o texto que desejar em versão visual ou html e atribua-lhe um título;
  • Um exemplo poderá ser www.o-seu-blog.com/obrigado

UTILIZANDO UM CAMPO ESCONDIDO

Utilizar um campo escondido é um processo relativamente simples. Comece por abrir o seu ficheiro comments.php e procurar por uma porção de código idêntica a esta:

<form action="<?php echo
get_option('siteurl'); ?>/wp-comments-post.php" id="commentform" method="post">

A única coisa que necessita fazer, é colocar a seguinte porção de código por baixo:

<input name="redirect_to" type="hidden" value="http://www.o-seu-blog.com/obrigado" />

Obviamente que recomendamos que substitua o link pelo endereço da sua página de agradecimento. E tal como pode verificar, utilizamos o valor “hidden” para tornar esse campo escondido.

UTILIZANDO UMA FUNÇÃO

Vamos utilizar a função comment_post_redirect para automatizar o processo de envio do utilizador para a página de agradecimento. Na verdade recomendo mais a utilização desta função, uma vez que é um processo mais simples de utilizar e que recorre à API de Plugins do WordPress. Abra o seu ficheiro functions.php (caso não o seu template não tenha, crie um com esse nome) e cole dentro dele a seguinte função:

// Redirect to thank you post after comment
add_action('comment_post_redirect', 'redirect_to_thank_page');

function redirect_to_thank_page() {
    return 'http://www.o-seu-blog.com/obrigado';
}

Mais uma vez, não se esqueça de alterar o endereço para o qual remete o comentador… É tudo!

Bons truques! Até Já!