A CodeCanyon, mercado de venda de produtos relacionados com linguagens de programação e que faz parte da família ThemeForest, lançou recentemente uma secção destinada a plugins profissionais para WordPress, e em poucos dias foram já lançados alguns plugins realmente fantásticos e que podem fazer toda a diferença entre um blog comum e um blog de topo. Alguns desses plugins podem inclusive ajuda-lo a ganhar dinheiro com o seu blog!

1. EVENTS CALENDAR

O plugin Events Calendar é um plugin profissional que lhe permite criar e organizar eventos a partir de um blog WordPress e do editor de texto do mesmo. Além de oferecer dois tipos de visualização, através de listagem ou de grelha, é possível também integra-lo com o Google Maps, utilizar widgets para listar eventos no seu blog, entre outras opções.

2. DDSLIDER

O plugin DDSlider é um plugin jQuery para WordPress que lhe permite criar rapidamente sliders para os seus sites ou blogs. Além de oferecer um sistema de upload rápido de imagens em Ajax, ele oferece também integração com o TinThumb para criar miniaturas automaticamente. Está disponível também um painel de controlo para configurar e modificar todas as opções disponíveis do plugin.

3. jGALLERY

O plugin jGallery permite-lhe criar uma galeria de uma forma fácil e extremamente rápida em qualquer página ou artigo do seu blog WordPress. Você pode carregar a sua galeria a partir de shortcodes ou de widgets, e o plugin oferece também um painel de administração único e altamente personalizável.

4. TWITTER WIDGET PRO

O plugin Twitter Widget PRO é o primeiro plugin profissional para WordPress que permite integrar múltiplas contas de Twitter, incluindo avatars, nomes, entre outras opções profissionais. O plugin cria links automaticamente para hashtags, utilizadores e links. É extremamente simples de utilizar, sendo que em poucos minutos tem o plugin instalado e configurado para utilizar no seu blog.

5. WP MEMBERSHIP

O plugin WP Membership é um plugin WordPress profissional que lhe permite ganhar dinheiro com o seu blog, monetizando o acesso aos seus conteúdos e ao seu blog propriamente dito. Basicamente o que você tem de fazer é criar uma categoria específica para membros Premium, definir os preços e configurar os seus pagamentos via Paypal. Depois disso, sempre que você publicar conteúdo nessa categoria, só os membros Premium é que conseguirão visualizar esses mesmos conteúdos. Esse plugin não obriga a qualquer tipo de modificação no seu template, e é compatível com o novo WordPress 3.0.

6. ALL TAGGED

O plugin All Tagged Up é um plugin profissional para WordPress que tem como objectivo automatizar o processo de palavras-chave dos seus artigos. Ao invés de andar a procurar pelas melhores palavras-chave para os seus artigos, de forma a melhorar a sua indexação nos buscadores, utilize este plugin para que ele próprio faça esse trabalho por si. A única coisa que tem de fazer é instalar o plugin e clicar em “Fetch Tags” no editor do seu artigo, para que ele defina quais as melhores palavras-chave para esse artigo.

7. EXTENDED ANALYTICS

O plugin Extended Analytics é um plugin profissional para WordPress que lhe permite entre outras coisas, integrar o Google Analytics com o seu WordPress, ligar a sua conta Adsense directamente aos seus relatórios do Google Analytics, realizar o tracking de downloads, emails e links para sites externos, entre outras opções.

8. SOCIALPRESS

O plugin Socialpress permite-lhe criar e utilizar ícons sociais para que os seus leitores e visitantes possam partilhar os seus artigos e páginas nas mídias sociais. No entanto, este plugin tem a particularidade de realizar tracking de cliques para que você saiba quais os ícones mais clicados pelos seus leitores. O plugin oferece um painel de controlo super completo que lhe permite escolher entre diferentes tipos de ícones, estilos, mídias sociais, opções de SEO, etc.

9. POST VALIDATOR

O plugin Post Validator é um plugin fantástico para todos aqueles blogueiros que têm um blog gerido por múltiplos autores ou múltiplos administradores. Isto significa que com este plugin, você pode especificar quais os campos de preenchimento obrigatório dos seus posts, obrigando esses autores a validarem correctamente os artigos. Poderá especificar campos personalizados, campos de texto, número de palavras-chave, número de categorias, anexos, definir número de caracteres para o texto, entre outras opções.

10. WP DEPOSIT SYSTEM

O plugin WP Deposit System embora venha em décimo lugar, é para nós um dos plugins mais incríveis que foram lançados ultimamente para WordPress. Este sistema de depósitos é muito parecido com aquele que é utilizado pela ThemeForest e pela CodeCanyon, permitindo aos utilizadores depositarem dinheiro nas suas contas de utilizador, dando ao administrador controlo completo sobre o dinheiro e a administração de membros.

Até Já!