Muitos utilizadores do WordPress sentem grandes dificuldades em perceber quais as funções dos diversos grupos de utilizadores existentes na plataforma. O WordPress utiliza um conceito de funções, com o objectivo de dar ao administrador do blog a possibilidade de controlar e definir o que os seus usuários podem fazer no blog. O administrador de um blog pode atribuir funções tão simples como escrita e edição de artigos, criação de páginas, criação de links, criação de categorias, moderação de comentários, gestão de plugins, gestão de WordPress Themes ou mesmo gestão de outros usuários registrados. A ferramenta que controla todos esses aspectos é a chamada Role, ou seja, a função/tipo de usuário.

O WordPress tem 5 tipos de Roles pré-definidas: Administrator, Editor, Author, Contributor e Subscriber. Cada uma dessas Roles oferece diferentes funções e capacidades a esses grupos de usuários. A função de Administrator oferece todas as capacidades do WordPress, sem restrições. Todas as outras Roles oferecem capacidades em número inferior. Por exemplo, a Role de Subscriber apenas tem a possibilidade de ler conteúdos e editar o perfil pessoal do usuário. Vejamos sucintamente o que cada uma das funcionalidades permite:

Sumário de Roles:

  • Administrator – Tem acesso a todas as funcionalidades do Administrador
  • Editor – Alguém que tem acesso para publicar e gerir artigos, páginas e também conteúdos de outros usuários, etc.
  • Author – Alguém que só pode gerir e publicar os seus próprios artigos
  • Contributor – Alguém que pode escrever e gerir os seus artigos, mas não os pode publicar
  • Subscriber – Alguém que apenas pode visualizar o seu perfil de usuário

Plugin Role Manager

Para todos aqueles que levam os grupos de usuários e funcionalidades ao extremo, existe um plugin chamado Role Manager que lhe permite criar perfis personalizados para diferentes usuários, escolhendo especificamente quais as capacidades de cada um deles. Você pode não só gerir os perfis já existentes no WordPress como também criar novos tipos de perfis.

Se você utilizar esse plugin para gerir seus usuários com WordPress, esses usuários podem pertencer todos à mesma Role, mas com capacidades individuais diferentes, embora estejam dentro do mesmo grupo de usuários.

Até Já!