O WordPress é a plataforma perfeita para todos aqueles que pretendem correr um site ou blog com multi-autores. Originalmente, você pode deixar seus usuários deixarem comentários se forem meramente Assinantes ou então permitir-lhes participar com a escrita de conteúdos caso sejam Contributores, Autores, Editores ou Administradores. Muitos templates wordpress oferecem também páginas de autor, onde é possível você colocar informação personalizada sobre os autores de seu blog.

Obviamente, existem uma série de plugins que lhe permitem estender e melhorar esse nível de interactividade no WordPress, especialmente se o objetivo for trabalhar com multi-autores. Neste artigo, recomendamos 10 plugins WordPress para blogs e sites com Multi-Autores. Obrigado aos colegas do wpmods pela inspiração.

1. ADMIN MESSAGE BOARD

O plugin admin message board é basicamente uma rede de Twitter privada para si e para os seus autores. Você pode deixar mensagens com um limite de 140 caracteres para os seus autores ou outro tipo de usuários que você definir. Esta é uma excelente forma de você manter seus autores sempre atualizados sobre coisas importantes.

2. CAPABILITY MANAGER

Esse é um plugin muito interessante e ideal para trocar as permissões de um dado grupo de usuários ou de um usuário em específico. O plugin Capability Manager permite-lhe definir claramente o que seus usuários podem e não podem fazer. É um plugin essencial para quem tem blogs multi-autor.

3. PRE-PUBLISH REMINDERS

O plugin Pre-Publish Reminders é um plugin WordPress que lhe permite criar lembretes no seu painel administrativo. Poderá adicionar várias lembranças na secção de Ferramentas e controlar também a forma como o texto lhe é mostrado.

4. CO-AUTHORS PLUS

Este é um plugin básico que lhe permite anexar um ou mais autores a uma determinada postagem. Esse plugin é ideal para dar os devidos créditos a vários autores que colaboram na escrita de uma só postagem.

5. ADSENSE REVENUE SHARING

Esse plugin é a forma ideal e perfeita de partilhar seus ganhos de Adsense com seus autores. Embora seja um plugin muito funcional e interessante, se for melhorado no futuro, poderá ser uma referência no mercado.

6. PRIVATE MESSAGES FOR WORDPRESS

Uma boa alternativa ao plugin admin message board é o fantástico ‘Private Messages For WordPress’. Este plugin permite a qualquer usuário enviar mensagens para um outro usuário através do seu blog (o login deverá estar feito). Você pode determinar quantas mensagens um dado grupo de usuários pode enviar ou receber ou mesmo desligar a opção de mensagens para determinados tipos de usuários, nomeadamente os Assinantes, que poderão usar a opção como spam.

7. POSTS BY AUTHOR

Um plugin muito simples que lhe permite listar os últimos artigos publicados por um dado autor. O número de postagens pode ser definido, inclusive é possível excluir determinadas categorias.

8. AUTHOR EXPOSED

O plugin Author Exposed é uma excelente alternativa à criação de uma página para seus autores. Quando os visitantes clicam no seu nome de autor, ele abre um pop-up com a ficha de informação.

9. EDIT FLOW

O plugin Edit Flow é um plugin que foi criado com o intuito de melhorar o sistema de aprovação de conteúdos em blogs. É um plugin fantástico que certamente irá ajudar todos aqueles que têm vários editores e autores a trabalhar em simultâneo. Em adição aos rascunhos, o plugin adiciona também novos estados de artigos, além dos originalmente criados pelo wordpress, nomeadamente o pendente para análise, à espera de feedback, entre outros. Se desejar, poderá também criar os seus tipos de estados para artigos.

10. FUTURE POSTS CALENDAR

Este é um plugin que adiciona um calendário ao topo da edição de páginas e artigos de forma a destacar as postagens passadas e futuras.

Existem uma série de plugins disponíveis para WordPress que certamente o irão ajudar a controlar os seus blogs multi-autor. Embora todos os autores façam uma gestão diferente do seu staff, o importante é que você encontre aquilo que precisa para trabalhar com eficiência!

Até Já!