Dando continuidade à nossa série que começou com um artigo com 13 truques e dicas básicos para WordPress e depois mais 6 truques e dicas de branding para WordPress, vamos hoje continuar a oferecer-lhe pequenos truques para grandes empreitadas com o seu blog! Os truques e dicas para WordPress são atualmente uma das melhores formas de conseguir realizar pequenas acções em seu blog, tornando-o mais funcional, mais seguro, mais atrativo ou mesmo mais bonito. Já aqui publicámos imensos artigos com pequenos truques e dicas de código, os quais fizeram enorme sucesso junto da nossa comunidade. Continuamos hoje então a nossa série de artigos com truques e dicas para WordPress, os quais poderá utilizar em qualquer blog WordPress ou mesmo diretamente nos seus templates wordpress.

Aproveite também para ler alguns dos melhores artigos que já publicámos até hoje com diversos truques, dicas e hacks para o seu WordPress. Neles encontrará certamente alguns dos truques que estava mesmo precisando para o seu blog e para automatizar ao máximo a forma como você trabalha com o WordPress. Tome nota:

1. REMOVER MENUS DO PAINEL DE CONTROLO

Se é Freelancer ou trabalha para clientes usando o WordPress, muito provavelmente tem histórias de clientes que perguntam – para que serve o menu de “posts”? Muitas vezes acabam por criar artigos em vez de páginas e depois telefonam a perguntar porque razão não aparece o conteúdo que escreveram. Para resolver esse problema, o ideal é remover os menus do painel de controlo do WordPress. Copie e cole o seguinte código para o ficheiro functions.php do seu template:

function remove_menus () {

global $menu;
$restricted = array(__('Dashboard'), __('Posts'), __('Media'), __('Links'), __('Pages'), __('Appearance'), __('Tools'), __('Users'), __('Settings'), __('Comments'), __('Plugins'));
end ($menu);

while (prev($menu)){
$value = explode(' ',$menu[key($menu)][0]);

if(in_array($value[0] != NULL?$value[0]:"" , $restricted)){unset($menu[key($menu)]);}
}
}
add_action('admin_menu', 'remove_menus');

2. REMOVER OS SUB-MENUS DO PAINEL DE ADMINISTRAÇÃO

Se desejar, poderá também remover os sub-menus caso considere interessante. Pode encontrar os nomes dos sub-menus no ficheiro wp-admin/menu.php:

function remove_submenus() {

global $submenu;
unset($submenu['index.php'][10]); // Removes 'Updates'.
unset($submenu['themes.php'][5]); // Removes 'Themes'.
unset($submenu['options-general.php'][15]); // Removes 'Writing'.
unset($submenu['options-general.php'][25]); // Removes 'Discussion'.
}
add_action('admin_menu', 'remove_submenus');

3. ADICIONAR WIDGETS AO PAINEL DE CONTROLO

Gostaria de adicionar widgets customizados ao seu painel de controlo? Ou adicionar widgets no painel com informações extra para os seus clientes? Utilize o seguinte truque:

add_action('wp_dashboard_setup', 'my_custom_dashboard_widgets');
function my_custom_dashboard_widgets() {

global $wp_meta_boxes;
wp_add_dashboard_widget('custom_help_widget', 'Theme Support', 'custom_dashboard_help');
}
function custom_dashboard_help() {
echo '<p>Bem-Vindo ao seu novo site! Precisa de ajuda? Contate o desenvolvedor <a href="mailto:seunome@gmail.com">aqui</a>. Para tutoriais sobre WordPress visite: <a href="http://www.escolawp.com" target="_blank">Escola WordPress</a></p>';
}

4. ESCONDER MENSAGENS DE ATUALIZAÇÕES

Se por ventura não deseja que os seus clientes façam atualizações do WordPress sozinhos e/ou não saibam que existem atualizações disponíveis, poderá usar o seguinte truque para esconder essas mensagens.

add_action('admin_menu','wphidenag');
function wphidenag() {
remove_action( 'admin_notices', 'update_nag', 3 );
}

5. EDITAR O DROPDOWN DE AJUDA

Esta opção pode ser extremamente útil se você estiver criando sites para clientes com o WordPress. Usando o menu superior direito de Ajuda, você pode incluir nele informações extra para seus clientes.

 //hook loading of new page and edit page screens
add_action('load-page-new.php','add_custom_help_page');
add_action('load-page.php','add_custom_help_page');
function add_custom_help_page() {
//the contextual help filter
add_filter('contextual_help','custom_page_help');
}
function custom_page_help($help) {
//keep the existing help copy
echo $help;
//add some new copy
echo "<h5>Custom Features</h5>";
echo "<p>Content placed above the more divider will appear in column 1. Content placed below the divider will appear in column 2.</p>";
}

6. DATA RELATIVA NO WORDPRESS

Ao invés de mostrar a data em que seus artigos foram publicados, você pode utilizar uma data relativa – “há 6 meses atrás” ou “há 3 semanas atrás” ou qualquer outra coisa. Poderá usar este truque em seus artigos, comentários e páginas.

 # For posts &amp; pages #
<?php echo human_time_diff(get_the_time('U'), current_time('timestamp')) . ' ago';
# For comments #
<?php echo human_time_diff(get_comment_time('U'), current_time('timestamp')) . ' ago'; ?>

 

Até Já!