Hoje em dias as mídias sociais são cada vez mais importantes no papel e desenvolvimento dos sites e blogs na internet. Além de serem uma excelente forma de você chegar até junto de seus usuários alvo, as mídias sociais são hoje parte integrante da vida das pessoas, seja por estas Tweetarem os seus conteúdos preferidos, enviarem partilhas para o Facebook, StumbleUpon, ou mesmo marcar os seus posts favoritos com o Google +1. Mas alguma vez imaginou o impacto que as mídias sociais têm no seu blog WordPress? Os colegas do WPMU falaram recentemente sobre o assunto.

PLUGIN SOCIAL METRICS

O plugin Social Metrics é um novo plugin para WordPress que lhe permite monitorizar o impacto do seu blog nas mídias sociais. Ele adiciona um novo ecrã no seu painel de administração onde você pode avaliar quantas vezes os seus artigos foram compartilhados em mídias sociais como o Twitter, Facebook, Google +1, Google Buzz, StumbleUpon, Digg e LinkedIn.

O plugin Social Metrics engloba ainda:

  • Filtros por categoria e mês
  • Filtros por postagens e páginas estáticas
  • Filtros por quantidade de items a visualizar em simultâneo
  • Partilha de postagens nas redes sociais a partir do painel do plugin

Se por ventura se esqueceu de partilhar alguns dos seus artigos, poderá usar os botões sociais que aparecem no painel de controlo do plugin e os seus artigos são automaticamente partilhados. Dessa forma você não necessita sair do painel para ir partilhar os seus conteúdos.

PORQUÊ MEDIR O IMPACTO SOCIAL?

Sabendo a forma como os seus conteúdos são partilhados, permite-lhe compreender mais facilmente o tipo de conteúdos mais virais e que os seus usuários mais gostam. Dessa forma você pode criar novas postagens com o intuito de fazer sucesso nas mídias sociais, por exemplo.

Monitorizar o seu blog com o plugin Social Metrics permite-lhe também organizar-se mais facilmente para campanhas de marketing nas mídias sociais, compreender quais os conteúdos que estão sendo mais partilhados e em quais redes, etc.

O plugin Social Metrics é gratuito. Faça o download do plugin pelo diretório do WordPress. Se por ventura não tem apostado nas mídias sociais da forma que gostaria e/ou não tem experiência em usar widgets e plugins para conseguir mais seguidores ou fãs nas mídias sociais, considere ler os seguintes artigos:

FACEBOOK

TWITTER

MÍDIAS SOCIAIS

Até Já!