O novo WordPress 3.3 Beta 1 foi lançado oficialmente durante esta madrugada pela equipa de desenvolvimento do WordPress. Como sempre, isto é software ainda em desenvolvimento e não é recomendável que você use uma versão Beta nos seus sites ou blogs mais importantes. Se pretende testar em primeira mão a nova versão Beta, crie um site de testes para o efeito. Se você o quebrar (encontrar um bug), por favor reporte-o, e caso você seja um desenvolvedor, ajude a equipe do WordPress a resolvê-lo.

wordpress 3.3

Se tudo correr bem, a versão final do WordPress 3.3 deverá estar disponível no final de Novembro. Quanto mais você ajudar com os testes e caçando bugs no sistema, mais cedo a versão final será disponibilizada para download. Se gostava de ser um beta tester, deverá ler este artigo que se encontra no Code: como reportar bugs.

Lembre-se, se encontrar algo que considera ser um bug, por favor reporte-o! Você pode explicar esse bug no forum alpha/beta, pode enviá-lo por email para a lista wp-testers, ou caso você confirme que outros usuários estão com o mesmo problema, poderá reportá-lo no WordPress Core Trac.

Agora é a vez de o testar!

Download WordPress 3.3 Beta 1

wordpress 3.3 admin menu

Este é o aspecto da nova barra de administrador, agora num tom mais escuro e com novas opções disponíveis. Esta de facto menos intrusiva e bastante mais bonita e enquadrada no aspecto geral do WordPress.

wp 3.3 admin bar

Juntamente com a nova barra de admin do WordPress 3.3, foi introduzido também um sistema de pointer, que dá indicações importantes relativamente a vários pormenores do novo painel de administração. Estes pointers serão muito interessantes para os desenvolvedores de templates criarem instruções sob a forma como seus usuários devem usar os seus templates wordpress.

wp 3.3 admin menu

O menu lateral esquerdo foi também ainda mais simplificado desde a versão 3.2 do WordPress. Agora basta você passar o mouse por cima dos items que deseja, para que se abra automaticamente o menu de opções dessa seção. Quando um item parente estiver seleccionado ele mostra todas as opções.

wp 3.3 admin icon

Todos os ícones de mídia foram eliminados, finalmente! Agora existe apenas um único ícone que o leva para a seção de multimedia do seu WordPress e lhe permite adicionar imagens, vídeos, etc.

Upload New Media

A grande novidade do WordPress 3.3 é o sistema “Drag and Drop para carregamento de ficheiros”. Basta você arrastar várias imagens em simultâneo para a área que diz “Drop files here” e voilá, as suas imagens são automaticamente carregadas para o seu WordPress.

E VOCÊ, GOSTOU DAS NOVIDADES DO WORDPRESS 3.3?

Deixe os seus comentários a estas novidades e também sugestões de melhorias que o WordPress poderia fazer para tornar esta plataforma ainda mais incrível do que é. Comente!

Até Já!