Durante 2011 o HTML5 virou moda, e inclusive a Adobe anunciou que iria acabar com o Flash em detrimento do HTML5, que nos dias de hoje já permite criar animações, players de vídeo, e também sites com webdesign responsivo. A comunidade WordPress tem vindo a adoptar cada vez mais o HTML5, e acreditamos que durante 2012 ele irá tornar-se um standard da indústria. Os temas WordPress padrão que estão incluídos na instalação do próprio WordPress já fazem uso da tecnologia HTML5. O tema “Twenty Eleven” por exemplo, já suporta HTML5 e CSS3. Neste tema, foram integradas diversas tags HTML5: <header><footer><aside>,<article>, e <time>, que podem ser facilmente estilizadas através do CSS. O tema Twenty Elevent utiliza também uma biblioteca javascript chamada html5shiv, que adiciona elementos HTML5 ao DOM para o Firefox, Chrome, IE7+, e outros browsers de internet.

Tudo isto são excelentes notícias para os desenvolvedores e amantes do WordPress que desejam retirar o máximo partido dos seus sites e blogs, mas principalmente dos seus temas WordPress. Para ajudar à festa, começaram a surgir também algumas FrameWorks para WordPress em HTML5, as quais poderão ajudá-lo ainda mais a tirar todo o partido e potencial dos seus sites e blogs em WordPress.

O QUE É UMA FRAMEWORK?

Uma FrameWork WordPress é essencialmente um ambiente de trabalho que ajuda os desenvolvedores a trabalharem os seus temas, que é desenhado para acelerar o processo de criação de elementos de design e dar assistência à criação do código e gestão das funcionalidades desses mesmos temas. Uma FrameWork basicamente permite-lhe poupar imenso trabalho na criação de código e elementos de design do seu tema WordPress.

Uma Framework WordPress permite-lhe também usar as chamadas ‘Child Themes’. Isso permite a criação e atualização de temas de forma muito mais rápida. Se você tem experiência no uso do WordPress, recomendamos que utilize uma framework poderosa para criar o seu site em WordPress. Embora o WordPress.org tenha as suas próprias recomendações, gostaríamos de surgir-lhe as 6 melhores FrameWorks HTML5 para WordPress da atualidade, a fim de você realizar os seus próprios testes.

FRAMEWORKS HTML5 PARA WORDPRESS

As frameworks para WordPress entraram também no HTML5, o que significa que qualquer tema WordPress criado através delas, irá usar também linguagem HTML5. Desta forma, iremos provavelmente ver um grande crescimento da adopção do HTML5 durante 2012, uma vez que determinadas frameworks dão origem a centenas ou milhares de sites. Eis as 6 melhores frameworks HTML5 para WordPress da atualidade:

PRESSWORK

presswork

ROOTS

roots

HANDCRAFTED WP

handcraftedwp

CARRINGTON

carrington

TOOLBOX

toolbox

WORDPRESS RESET THEME

reset wordpress theme

Existem já também muitos plugins wordpress em HTML5 que você pode conferir aqui no Repositório. Nele encontrará formulário de contato em HTML5, players de vídeo em HTML5, e muitas outras funcionalidades que fazem do HTML5 um padrão cada vez mais em uso.

Acreditamos que a adopção do HTML5 durante 2012 será mais do que óbvia, especialmente e tendo em consideração as capacidades e competências desta linguagem, e principalmente aquilo que ela é capaz de reproduzir na atualidade.

Até Já!