Com o mercado Mobile a crescer a um ritmo alucinante, torna-se imprescindível nos dias de hoje ter uma versão Mobile do seu site WordPress. No entanto, os custos com webdesign e desenvolvimento nem sempre estão ao alcance de todos os profissionais que usam o WordPress de uma forma recreativa. Embora as agências e empresas que usam a plataforma tenham esse budget para investir no Mobile, a grande maioria dos usuários não tem. E para isso existem diversos plugins fantásticos para WordPress que lhe possibilitam a criação de uma versão Mobile otimizada, profissional e extremamente funcional, para que você consiga distribuir seus conteúdos de uma forma bem profissional para os seus usuários.

Para atender o tráfego Mobile do seu site ou blog em WordPress, você precisa de uma versão Mobile otimizada para dispositivos móveis. Os plugins que recomendamos de seguida oferecem essa otimização e profissionalismo, evitando que você tenha de fazer um investimento muito grande em desenvolvimento, algo que só está ao alcance de grandes empresas e agências.

ITHEMES MOBILE

O plugin da iThemes para WordPress permite-lhe criar uma versão Mobile para o seu site, a qual não é apenas compatível com smartphones, mas também com outros aparelhos, como consolas de videogames como a Xbox ou Playstation. O plugin permite uma série de customizações que podem ser ajustados a cada um dos aparelhos em questão. Existem também templates prontos para você usar em seu site, os quais lhe permitem deixar seu site pronto na hora para receber seu tráfego Mobile e o converter em leitores assíduos.

ithemes

WPTOUCH

O plugin WPTouch, um dos melhores do mercado, transforma automaticamente seu site/blog numa versão Mobile otimizada, que inclui recursos como carregamento de artigos via AJAX, efeitos suavizados em transições, entre outros pormenores. O plugin integra também um painel administrativo próprio, onde você pode configurar diversos aspectos relacionados ao funcionamento, implementar templates, monetizar a versão Mobile com anúncios, entre diversas outras opções disponíveis para que você entregue o melhor conteúdo para seus leitores.

wp touch

DUDA MOBILE

O plugin Duda Mobile torna a tarefa de converter seu site/blog em uma versão Mobile numa experiência extremamente simples e mobile friendy. As grandes vantagens são o facto de ser um plugin extremamente simples e rápido de configurar, bem como o facto de ser totalmente gratuito. A juntar a isso, você ainda pode customizar uma série de aspectos técnicos, como a inclusão de botões, maps, formulários de contato, entre outros.

dudamobile

MEDIA GRID

O plugin Media Grid é um plugin Premium, com um custo super reduzido de apenas $16 dólares, que lhe permite construir um layout adaptável às necessidades do seu público. De entre as opções do plugin, destacamos os portfólios ilimitados, otimização para Mobile, cores e layouts ilimitados, um construtor visual em formato de grelha, 10 estilos personalizados para usar em apenas 1 clique, opções de items ilimitados, suporte a mídia, compartilhamento em mídias sociais integrado, entre outras opções.

media grid

MOBILE SMART PRO

Embora seja um plugin bastante mais básico do que os anteriormente apresentados, o plugin Mobile Smart Pro permite-lhe converter o seu layout em uma versão mobile otimizada e totalmente configurável. As suas páginas podem ser configuradas e convertidas individualmente para dispositivos móveis, sendo possível inclusivamente acrescentar conteúdo a essas páginas para que se enquadrem melhor à necessidade do usuário. Estão incluídas também outras opções para tirar o máximo partido do seu site mobile.

WP MOBILE SPLASH PAGE

Este plugin Premium para WordPress, permite-lhe criar uma página de entrada Mobile para o seu site, indicando diversos caminhos e opções para o usuário, como o contato por email, mapas de direcção, ou simplemente visitar a versão web do seu site com um clique. Esta página é meramente informativa e não constitui uma versão Mobile completa como vimos anteriormente em outros plugins. Este plugin serve apenas para criar um género de página de aterragem para quem acessa seu blog através de um smartphone ou Tablet, por exemplo.

splash page

WAPPLE ARCHITECT

Este plugin tem como objetivo converter o seu site numa versão Mobile em poucos minutos. Ela analisa convenientemente qual o dispositivo que está tentando acessar seu site e mostra um template e uma versão otimizado do seu blog para esse aparelho, oferecendo a melhor experiência de leitura possível ao seu usuário e consoante o dispositivo móvel que ele está usando. Ele adapta também o estilo do seu layout para que a versão Mobile seja o mais semelhante possível com a versão Web do seu site/blog.

WP MOBILE EDITION

Totalmente otimizado para dispositivos iPhone, Android, Windows Phone e Blackberry, este plugin foi desenvolvido para tornar o seu site numa versão Mobile de forma simples e prática. Ele inclui uma página de opções para configurar todos os aspectos da versão Mobile, incluindo a navegação vertical e horizontal, a adaptação dos conteúdos à tela do usuário, e ainda a integração com o sistema de comentários DISQUS.

CONCLUSÃO

Existem muitas opções disponíveis no mercado para tornar o seu blog WordPress o mais adaptado possível à realidade Mobile. Já aqui havíamos falado também de outros plugins Mobile para tornar o seu WordPress móvel e existem muitas mais opções disponíveis na internet, algumas muito boas e outras nem tanto. Cabe-lhe a si fazer testes e experiências no sentido de encontrar a versão perfeita para o seu site e começar a monetizar eficientemente seu tráfego Mobile.

Abraço,
Paulo Faustino