Hoje vamos leccionar a segunda parte de um conjunto de dois tutoriais sobre como criar um template Wordpres de raíz. Se por ventura não leu a primeira parte, aconselho-o a fazê-lo: Como criar um template wordpress de raiz (parte 1).
Partindo desse mesmo artigo, iremos dar continuidade à construção de um template um pouco mais completo, com a inserção de uma sidebar, a caixa de comentários do blog e também uma página de arquivos. Com a utilização do primeiro tutorial e com a integração deste segundo, torna-se praticamente simples a concepção de um template para WordPress. Todavia, os exemplos aqui prestados são com o intuito de criar um template simples e funcional, pelo que se desejar poderá sempre equacionar um desenvolvimento mais aprofundado da matéria e explorar opções mais avançadas de programação em WordPress.
PASSO Nº1 – CRIAÇÃO DA SIDEBAR
Comece por criar um novo ficheiro na sua directoria do template, com o nome functions.php
e abra-o para o editar. Depois disso, cole o seguinte código:
O que este código faz, é dizer ao seu WordPress que o seu theme tem uma sidebar widget ready. Este código pode ser facilmente expandido se você quiser colocar várias áreas de widgets, por exemplo. Também aproveitamos para referir que a sidebar do nosso theme utiliza um código HTML diferente daquele que o WordPress geralmente exterioriza. O que isso faz é colocar os elementos da sidebar envolvidos nas tags <li>
, o que certamente não ficaria muito bonito no nosso theme.
Agora vamos desenhar a sidebar, sendo que deverá criar um novo ficheiro intitulado sidebar.php
e colar lá dentro o seguinte código.
O que este código faz é dizer ao WordPress onde estará localizada a sua sidebar. Está colocando também um texto por defeito que só irá aparecer caso você não tenha widgets definidos.
Para finalizar, deveremos incluir a sidebar no ficheiro index.php
do template, portanto abra esse mesmo ficheiro e cole o seguinte código depois desta tag <div id="content">:
E parabéns, acabou de criar a sidebar do seu theme!
PASSO Nº2 – COMENTÁRIOS
O sistema de comentários do WordPress pode ser simples ou complexo, dependendo da sua vontade, no entanto e tendo em conta que estamos a desenvolver um template simples, achámos por bem envolver um sistema de comentários simples.
O WordPress coloca tudo simplificado com a integração do seu sistema de comentários por defeito, que inclui um design simplista e funcional, e que pode ser utilizado em qualquer tema, uma vez que vem integrado em todas as cópias do WordPress. Portanto, isso é o que vamos fazer. Abra o ficheiro index.php
e coloque o seguinte código após a 13ª linha (estou a referir-me ao local logo em baixo aos detalhes dos posts, tipo the_time()
, etc.)
Como pode constatar, esta porção de código faz referência a um ficheiro que ainda não temos no nosso theme.
Aproveite para testar o seu template, e irá aperceber-se de que ele não é esperto o suficiente para apresentar a caixa de comentários e todos os comentários na homepage, mas quando clica num artigo, tudo aparece como desejava. Bem… excepto a área de texto que provavelmente ficou muito grande. Para resolvermos esta situação não iremos ao core do WordPress editar o que está feito, pelo que o processo mais simples é adicionar uma linha ao CSS, fazendo com que este processo se torne bem mais simples. Portanto, adicione o seguinte código ao fundo do seu ficheiro style.css
.
A primeira linha define uma largura fixa de 400 pixeis para a caixa de texto e inclui também um padding para tornar a leitura mais agradável. Agora você já deve ter um sistema de comentários simples e ao mesmo tempo ultra funcional no seu template.
PASSO Nº3 – OS ARQUIVOS
A maioria dos sites e blogs em WordPress têm uma página de ‘arquivos’, sendo esse o local onde os leitores irão procurar por entradas mais antigas. O formato comum é feito em duas listas, uma com todos os links para os artigos por categoria, e outra dos artigos ordenados por mês. Isto torna os arquivos bastante mais funcionais e simples, facilitando a leitura e navegação do leitor.
archives.php
é um ficheiro geralmente encontrado por defeito nos ficheiros do WordPress, sendo que não é necessário “codar” nenhum header especial para fazê-los aparecer. No entanto se desejar poderá tentar criar uma página singular e única para o propósito dos arquivos.
Portanto, crie o ficheiro e cole nele o seguinte código.
Este código pode parecer-lhe idêntico ao index.php
mas se olhar com cuidado irá reparar que não existe nenhum loop WordPress. Isto acontece porque estamos a criar uma página com um item apenas. Ainda assim poderemos utilizar funções como o the_title()
para colectar e apresentar informação sobre a página.
Existe também a função the_content()
, que o ajudará a colocar algum texto nesta página se sentir necessidade disso. Agora em termos gerais o funcionamento é muito simples, é uma listagem standard (na verdade são duas…) com duas funções, wp_list_categories()
e wp_get_archives()
. Ambas as funções exteriorizam uma listagem, sendo que a primeira lista todas as categorias do site e atribui-lhe um link que apresenta todos os artigos dentro dessa categoria. A segunda faz precisamente o mesmo, mas em vez de categorias importa os meses do ano em que foram inseridos artigos.
Os parâmetros nas funções colocam um contador com o número de artigos dentro de cada categoria, para facilitar a navegação do leitor. Depois disso e para adicionar esta página fantástica ao seu blog, apenas tens de ir escrever uma nova página e mudar o “Page Template” para o estilo “Archives Page” e gravar. Parabéns o seu arquivo está online!
PASSO Nº4 – TESTAR!
Agora que concluiu o processo todo de inclusão da sidebar, comentários e arquivos no seu template WordPress, procure realizar alguns testes de funcionamento e verificar se tudo corre às mil maravilhas!
SUBSCREVA o WordPress-Love para mais tutoriais e novidades do mundo WordPress!