Hoje vamos falar de várias formas de acelerar o seu blog WordPress, sem que na verdade alguma delas seja de díficil execução. Embora seja possível utilizar diversos truques e dicas para acelerar o seu blog, a verdade é que existem muitas formas simples (e muito simples) de o acelerar, sem que necessite de perder muito tempo e/ou procurar demasiada informação ou ajuda para executar a tarefa. Vejamos…

1. ELIMINE PLUGINS DESNECESSÁRIOS
Se por ventura o seu blog começa a arrastar-se, com tempos de carregamento acima da média, é altura de revisionar os seus plugins. Cada plugin faz uso de tabelas na sua base de dados, o que faz com que o carregamento do seu blog seja mais lento à medida que você vai instalando cada vez mais plugins. Visite a sua página de plugins e conte o número de plugins activos que tem neste momento. Se forem mais de 10, procure verificar quais aqueles que não são relevantes na estratégia do seu blog, e elimine-os. Isso irá poupar-lhe muito tempo no carregamento do seu blog.

2. REMOVA TAGS PHP DESNECESSÁRIAS
Se por ventura você utiliza um template que não foi você que desenvolveu, é bem provável que ele esteja repleto de tags PHP desnecessárias. Notas informativas, chamadas de atenção, entre outro tipo de tags, estão geralmente presentes no cabeçalho do seu blog (header.php) e em outros ficheiros também. Faça uma busca por este tipo de conteúdo, e tente remover aquele que é desnecessário ao normal funcionamento do seu blog…

3. UTILIZE O PLUGIN WP SUPER-CACHE
Uma das melhores formas de acelerar o seu blog WordPress é instalando o plugin WP Super-Cache. Este plugin tem a particularidade de carregar todo o seu blog em cache, tornando-o muito mais rápido no carregamento e leitura de páginas. Instale-o e depois esqueça-se dele.

4. OPTIMIZE A SUA BASE DE DADOS
Existem muitas formas de optimizar uma base de dados, embora a grande maioria delas seja manualmente, o que requer algum conhecimento técnico sobre mySQL. No entanto, existe um plugin para WordPress intitulado Optimize DB WP que ajuda-o automaticamente a optimizar a base de dados do seu blog!

5. OPTIMIZE AS SUAS IMAGENS
Se as imagens presentes no seu blog não estiverem devidamente optimizadas, você irá piorar o tempo de carregamento do seu blog, bem como consumir maior largura de banda desnecessariamente.
Se utiliza o Photoshop, considere gravar todas as suas imagens no formato ‘Save for Web’ em .JPG. Considere utilizar imagens com 40kb ou inferiores dentro dos posts do seu blog, evitando ao máximo utilizar imagens pesadas e que demoram eternidades a carregar. Se não tiver experiência com software de edição de imagem, poderá sempre utilizar o Yahoo Smush!

6. COMPRIMA O SEU CSS E JAVASCRIPT
Comprimir o seu ficheiro CSS e os seus ficheiros Javascript é na verdade um método de optimização simples. Para comprimir o seu CSS, poderá recorrer à ferramenta Styleneat.com, que faz.lhe a compressão do CSS, removendo os espaços em branco e todas as quebras de linha e código desnecessárias. Embora não seja propriamente um acelerador para o seu blog, ajuda-o no tempo de resposta e carregamento do seu site.
Outra vantagem da optimização, prende-se com a colocação de todo o seu código Javascript num único ficheiro, carregado posteriormente a partir do rodapé do seu blog (footer.php). Isto faz com que o design e layout do seu blog carreguem primeiro, e todas as animações JS passam a ser carregadas apenas no fim.

7. DESLIGUE O HOTLINKING
Pior que consumir demasiada largura de banda nescessária, é os outros consumirem a sua própria largura de banda indevidamente. Sempre que alguém utiliza uma imagem sua indevidamente, está a carregá-la a partir do seu servidor, utilizando a sua própria largura de banda. A isso chama-se: hotlinking.
Desligar o hotlinking a partir do seu ficheiro .htaccess é relativamente simples. Antes de tudo crie um backup do seu ficheiro .htaccess. Depois, limite-se a alterar as seguintes linhas do código, sendo que na última é pedida uma imagem de aviso, que poderá muito bem ser uma publicidade ao seu blog:

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^$
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http://(www\.)?oseudominio.com/.*$ [NC]
#RewriteRule \.(gif|jpg)$ – [F]
RewriteRule \.(gif|jpg)$ http://www.oseudominio.com/roubarecrime.gif [R,L]

8. MANTENHA OS SPAMMERS LONGE
O ficheiro .htaccess do seu blog pode ser extremamente vantajoso a vários níveis. Além de permitir desligar o hotlinking, permite também manter os spammers longe do seu blog.
Alterando o seu ficheiro, você poderá bloquear o acesso directo de spammers, recorrendo a esta listagem de mais de 8000 spammers, compilada por Jeff.
Isto faz com que os spammers se mantenham longe do seu blog, não consumindo recursos que são vitais ao seu normal funcionamento…

9. DESLIGUE A REVISÂO DE ARTIGOS
A revisão de artigos que foi integrada no WordPress a partir da sua versão 2.6, não foi seguramente uma das melhores medidas tomadas pela equipa do WordPress.org. Sempre que você guardar um artigo, é criada uma nova entrada na tabela wp_posts da sua base de dados. Isso significa que se você guardar um artigo 10 vezes, serão introduzidas 10 novas entradas nessa tabela.
Para resolver esse problema, adicione a seguinte linha de código ao seu ficheiro wp-config.php:

define(‘WP_POST_REVISIONS’, false);

10. AS SUAS IDEIAS: COMENTE!
Este décimo truque é na verdade um fórum aberto às suas ideias também. Deixe o seu comentário com outras formas de acelerar um blog WordPress, inclusivamente links para artigos que considere interessantes e com dicas relevantes!

Até Já!