Acredito que uma das grandes vantagens na construção de comunidades em torno de websites e blogs é a criação de sinergias diversificadas com os leitores e visitantes, seja através de comentários, mensagens ou simplesmente pela afectividade inerente à prática de o visitar.
São muitos os blogs que nos dias de hoje fazem uso de rankings de comentadores, páginas de perfis, avatares nos comentários, trocas de links, entre muitas outras estratégias que são nada mais, nada menos, do que formas de tornar o blog mais afectivo e interessante para todos aqueles que o visitam regularmente, fazendo com que as subscrições e associações ao blog sejam mais permanentes e regulares.
COMO MOSTRAR UMA MENSAGEM DE BOAS-VINDAS
Primeiro, devemos utilizar o código seguinte para definir que o utilizador ligado tem um nível 0, que é basicamente o nível por defeito para membros que não têm poder nenhum além do poder de deixar um comentário. Este código permite também aos utilizadores abaixo do nível 0 de verem o seu username também (ex: nível de administrador é 10, mas eles continuam a poder ver esta mensagem na mesma). Esta é também uma forma interessante de apresentar mensagens personalizadas apenas a grupos restritos de utilizadores (ex: admin, contribuidores, etc…).
< ?php global $user_ID; if( $user_ID ) : ?> < ?php if( current_user_can('level_10') ) : ?> < a href="http://www.wordpress-love.com/stats">Estatísticas< /a> < ?php else : ?> < ?php endif; ?> < ?php endif; ?>
Agora, pode verificar que existe um código no meio que aponta para uma página de “estatísticas”. Vamos remover essa linha de código e adaptá-la para chamar o nome do utilizador de acordo com o WordPress Codex. Este código irá fazer com que o utilizador seja identificado após efectuar login no seu blog.
< ?php global $current_user; get_currentuserinfo(); echo ($current_user->user_login); ?>
Se efectuo a alteração com sucesso, o seu código final deverá ser algo do tipo:
< ?php global $user_ID; if( $user_ID ) : ?> < ?php if( current_user_can('level_10') ) : ?> < ?php global $current_user; get_currentuserinfo(); echo ($current_user->user_login); ?> < ?php else : ?> < ?php endif; ?> < ?php endif; ?>
A partir daqui podemos trabalhar no sentido de apresentar aquilo que desejarmos quando o código é puxado. Apenas necessitamos de inserir mensagens antes ou depois de o código “echo” para que estas sejam apresentadas ao visitante. Por instantes, apresento uma série de modelos interessantes que poderá utilizar no seu blog. Vejamos:
< ?php global $user_ID; if( $user_ID ) : ?> < ?php if( current_user_can('level_0') ) : ?> Bem-Vindo de volta < ?php global $current_user; get_currentuserinfo(); echo ($current_user->user_login); ?> < ?php else : ?> < ?php endif; ?> < ?php endif; ?>
Mensagem do tipo: “Bem-Vindo de volta Paulo”.
< ?php global $user_ID; if( $user_ID ) : ?> < ?php if( current_user_can('level_0') ) : ?> Bem-Vindo de volta < ?php global $current_user; get_currentuserinfo(); echo ($current_user->user_login); ?>. No caso de ter perdido alguma coisa, eis os artigos mais recentemente publicados. <ul>< ?php wp_get_archives('type=postbypost&limit=5'); ?></ul> < ?php else : ?> < ?php endif; ?> < ?php endif; ?>
Mensagem do tipo: “Bem-Vindo de volta Paulo. No caso de ter perdido alguma coisa, eis os artigos mais recentemente publicados”. E depois lista 5 conteúdos do seu blog. Poderá mudar o código “limit=5” para o número que desejar.
Como pode ver, as possibilidades de utilização do código são imensas. Faça as adaptações que achar interessantes e use e abuse delas!
Até Já!