Este ano durante a Pubcon, a Google anúncio que o carregamento de páginas se tornaria em 2010 um factor importante de rankeamento. Pouco depois deste anúncio, a Google começou a apresentar os tempos de carregamento na consola do webmaster central. Tendo em conta a influência deste pequeno grande pormenor em mente, gostaríamos de lhe recomendar hoje uma série de pequenas dicas de SEO para que possa acelerar o seu blog WordPress e melhorar os seus rankeamentos.
- Comece por remover todos os botões sociais que utiliza com contagem activa. Utilizar plugins como o “smart digg button” faz com que seja estabelecida uma ligação a outro website, e isso faz com que o tempo de carregamento da sua página aumente. Quantos mais botões adicionar, maior será o tempo de carregamento, pelo que é aconselhável a utilização primária de botões estáticos inseridos no código do seu template.
- Dois dos maiores prejudicadores de tempos de carregamento são os plugins share this e tweetmeme. Eles fazem um número de ligações completamente desproporcional para o tipo de serviço que oferecem. Pior ainda, eles dão inúmeros erros de validação pelo caminho.
- Verifique a sua barra lateral e procure por widgets sociais que utilize, plugins ou códigos javascript. Decida se estes estão a ajudá-lo a conseguir algum tráfego. Add-ons como o Google Friend Connect na grande maioria dos casos não valem a pena o rendimento que você perde.
- Se estiver a utilizar plugins como o shadowbox para dar um zoom engraçado nas fotos quando os seus leitores clicam nelas, considere seriamente questionar a sua utilização: a probabilidade de esse plugin estar a afectar o carregamento do seu site é enorme.
- Você utiliza redimensionamento de imagem em tempo real? Se respondeu que sim, a probabilidade de você estar a afectar os tempos de carregamento do seu blog são grandes. Se pretende acelerar o seu blog, crie imagens pequenas e linke directamente para as imagens grandes. No novo WordPress 2.9 já está incluído um editor customizado que faz esse trabalho por si. Aproveite-o!
- Se utiliza comentários no seu blog, defina o avatar por defeito para “blank.” Ele irá mostrar imagens para quem tem os gravatars definidos, mas não apresenta imagem nenhuma para quem não tem avatar. Se você receber algo como 25 comentários por artigo, os ganhos serão significativos, especialmente ao nível de carregamento de páginas e também de largura de banda.
- Faça uma auditoria aos seus plugins. Utilize uma ferramenta de monitorização de carregamento de páginas desligando e ligando todos os seus plugins, um a um, e analisando o impacto destes sobre o carregamento da sua página. Alguns dos seus plugins não precisam provavelmente de estar ligados sempre. Ligue-os e desligue-os apenas quando necessita deles.
- A cache é algo extremamente importante no wordpress. Recomendamos-lhe a utilização do plugin WP-Cache para acelerar o seu blog. Não se esqueça de limpar a cache de tempos a tempos para que os seus leitores vejam sempre os novos conteúdos.
- Instale o WP Minify. Ele reduz e combina os seus ficheiros javascript e CSS. Este poderá ser bastante complexo de instalar e trabalhar, mas definitivamente que vale a pena.
Para concluir, o que você pretende fazer é ver-se livre dos scripts, add-ons, plugins, javascripts, ou ferramentas sociais que demoram tempo a carregar ou fazem chamadas externas para websites. Remova-os sempre que possível. Para tornar as coisas mais claras, ainda não há evidências de que o tempo de carregamento de uma página possa influenciar o rankeamento dela nos motores de busca. No entanto, ela é extremamente importante a vários níveis, nomeadamente para os seus leitores, para o quality score do Adwords, entre outras. Fique atento e acelere já o seu blog!
Até Já!