Recentemente, os colegas do Cats Who Code lançaram a primeira compilação de códigos úteis para utilização no WordPress 3.0. Como se sabe, o WordPress 3.0 ainda se encontra numa fase Beta e deverá ser lançado oficialmente a 1 de Maio próximo, contando com diversas novidades fantásticas que irão seguramente torna-lo numa ferramenta ainda mais poderosa e criativa. Sendo assim, apresentamos em primeira mão os primeiros 8 códigos úteis para utilizar no novo e fantástico WordPress 3.0.

COMO CRIAR UM ARTIGO PERSONALIZADO

Os artigos personalizados são uma das grandes novidades do WordPress 3.0, pois possibilitam aos desenvolvedores a criação de artigos e estilos específicos de acordo com as suas necessidades. Esta novidade é muito importante para todos aqueles que gostam de criar estilos únicos para assuntos específicos, por exemplo. Neste momento, temos posts, e páginas. Com o novo WordPress 3.0, teremos a possibilidade de criar um novo tipo de artigo, por exemplo produtos, onde um cliente pode comercializar os seus produtos enquanto continua a produzir artigos para o seu blog.

Criar um tipo de artigo personalizado é simples: A única coisa que necessita fazer é abrir o seu ficheiro functions.php e colar nele o seguinte código:

$args = array(
        'label' => __('Produtos'),
        'singular_label' => __('Produto'),
        'public' => true,
        'show_ui' => true,
        'capability_type' => 'page',
        'hierarchical' => false,
        'rewrite' => true,
        'query_var' => 'produtos',
        'supports' => array('title', 'thumbnail')
);
register_post_type( 'produto' , $args );

Depois de guardar o ficheiro, faça login no seu painel WordPress e analise a navegação do lado esquerdo: Um novo tipo de artigo personalizado, com nome Produtos, já se encontra disponível para utilização.

ARTIGOS PERSONALIZADOS COM TAXONOMIAS PERSONALIZADAS

A criação de artigos personalizados com taxonomias personalizadas é um processo um pouco mais complexo, mas ao mesmo tempo muito interessante. Para todos aqueles que não sabem, a taxonomia é o termo (tal como a categoria, tag ou outra qualquer) relacionado aos posts. Para mais informação sobre taxonomias, dê uma vista de olhos no WordPress Codex.

Neste exemplo, vamos criar um tipo de artigo personalizado chamado Albums, que pertence aos “Generos” e tem como tags “Performance”. Este exemplo tem de ser colado no seu ficheiro functions.php. Com este código de 27 linhas, você pode criar um arquivo de albums de músicas. Poderoso, hein?

function post_type_albums() {
	register_post_type(
                     'albums',
                     array('label' => __('Albums'),
                             'public' => true,
                             'show_ui' => true,
                             'supports' => array(
                                        'post-thumbnails',
                                        'excerpts',
                                        'trackbacks',
                                        'comments')
                                )
                      );
// Adding the Custom Taxonomy for Generos. Here we can create categories specific for this post type.
	register_taxonomy( 'generos', 'albums', array( 'hierarchical' => true, 'label' => __('Generos') ) );

// Adding the Custom Taxonomy for Performance. Here we can add tags specific for this post type.
        register_taxonomy( 'performance', 'albums',
		array(
                         'hierarchical' => false,
			 'label' => __('Performance'),
			 'query_var' => 'performance',
			 'rewrite' => array('slug' => 'performance' )
		)
	);
}
add_action('init', 'post_type_albums');

CHAMAR ARTIGOS PERSONALIZADOS NA BASE DE DADOS

Agora que já sabemos como criar tipos de artigos personalizados, o próximo passo é aprender como chamar esse tipo de artigos personalizados na base de dados e apresenta-los no seu blog.

Os tipos de artigos personalizados podem ser chamados facilmente, utilizando o objecto WP_Query. O exemplo seguinte irá criar um loop personalizado que irá chamar apenas o tipo de artigo personalizado por albums.

<ul>

<?php global $wp_query;
$wp_query = new WP_Query("post_type=albums&post_status=publish");

while ($wp_query->have_posts()) : $wp_query->the_post(); ?>
    <li><a href="<?php the_permalink() ?>" rel="bookmark"><?php the_title(); ?></a></li>
<?php endwhile; ?>
</ul>

LIGAR A OPÇÃO MULTI-SITE

Uma das grandes novidades do WordPress 3.0 é a nova opção de gestão multi-site. Em termos genéricos, com uma simples instalação do WordPress, você poderá correr uma rede de blogs em WordPress. Interessante, hein? Para tirar partido desta nova funcionalidade, simplesmente copie e cole a seguinte porção de código no seu ficheiro wp-config.php que se encontra na raíz do seu servidor.

define('WP_ALLOW_MULTISITE', true);

PERFIS DE AUTOR PERSONALIZADOS

A grande maioria dos blogs de topo trabalha não só com um único editor, mas sim com uma equipa de vários editores que diariamente publicam conteúdos no blog. O WordPress permite-lhe criar páginas para os autores, mas o novo WordPress 3.0 introduz uma nova função que lhe permite criar as mesmas páginas, mas com uma personalização ao nível do template, tal como acontece com as categorias e artigos.

A única coisa que necessita é de criar uma página do tipo author-XX.php onde o valor XX é o ID do autor o seu nome. Por exemplo, se o nome do autor for “paulo”, terá de chamar o ficheiro com o nome author-paulo.php.

ADICIONAR FUNDOS PERSONALIZADOS

O WordPress 3.0 introduz também uma nova funcionalidade que certamente fará as delícias de todos aqueles blogueiros que não entendem muito de programação web: Fundos Personalizados. A opção permite ao utilizador fazer o upload de um fundo através do seu painel de administração WordPress, especificar a sua posição, e visualizar de imediato o fundo no seu blog.

Obviamente, o template em uso deverá suportar esta opção, caso contrário o fundo não ficará visível. Para tornar o seu template compatível com essa funcionalidade, abra o seu ficheiro functions.php e cole a seguinte linha de código nele:

add_custom_background();

ESTILIZAR O EDITOR WORDPRESS COM CSS

O WordPress faz uso de um editor WYSIWYG, que lhe permite visualizar o texto a negrito, itálico, e por aí adiante. Mas alguns utilizadores precisam de mais, como por exemplo visualizar os artigos com a fonte e tipo de personalização CSS do seu blog. Esta nova opção permite-lhe criar um ficheiro css (chamado editor-style.css no exemplo) e linka-lo com o editor WYSIWYG para que este possa renderizar as opções em causa. Simplesmente copie e cole o seguinte código no ficheiro functions.php do seu template.

add_filter('mce_css', 'my_editor_style');
function my_editor_style($url) {
  if ( !empty($url) )
    $url .= ',';
  // Change the path here if using sub-directory
  $url .= trailingslashit( get_stylesheet_directory_uri() ) . 'editor-style.css';

  return $url;
}

TORNE O SEU TEMPLATE COMPATÍVEL COM O MENU WORDPRESS 3.0

O WordPress 3.0 irá introduzir um novo e incrível sistema de menus, que permitirá aos utilizadores mostrarem apenas as páginas, categorias, e conteúdos que desejarem. Boas novidades para os desenvolvedores; adicionar o suporte ao novo menu WP 3.0 é extremamente simples. Para o fazer, abra o seu ficheiro functions.php e adicione-lhe a seguinte linha de código:

add_theme_support( 'nav-menus' );

Depois de adicionado, você pode utilizar a nova função wp_nav_menu() nos ficheiros do seu tema:

wp_nav_menu('sort_column=menu_order&container_class=navigation');

Bons truques! Até Já!