Com o crescimento de popularidade que normalmente um blog tem, seja ele em WordPress ou não, chegam rapidamente os problemas também. Isso significa que a probabilidade de você encontrar os RSS Feeds do seu blog copiados e carregados para outros sites e blogs é enorme. Já aconteceu connosco e provavelmente irá acontecer consigo. Normalmente este tipo de situações são o reflexo do crescimento do seu blog e da sua marca!
Como provavelmente você não deseja colocar os seus RSS Feeds em versão resumida, pois provavelmente iria perder muitos assinantes, a opção ideal será tentar proteger os seus conteúdos de forma a que você não saia prejudicado com uma eventual cópia dos seus RSS Feeds. A grande maioria daqueles que aproveitam os RSS Feeds de outros blogs, normalmente nem chegam a verificar se por ventura os conteúdos continham links, o que significa que se você linkar para os seus conteúdos internamente através das suas postagens, pode estar beneficiando de eventuais cliques que surjam.
Vejamos então uma série de plugins que o podem ajudar a resolver os problemas de direitos de autor e também a protege-lo de alguma forma contra eventuais cópias dos seus RSS Feeds:
PLUGINS PARA PROTEGER RSS FEEDS
Com estes plugins, você poderá colocar uma nota de rodapé automaticamente nas suas postagens, indicando que estas são propriedade do seu blog e estão de alguma forma protegidas com direitos de autor. É bom também que você aproveite e coloque um link permanente para a postagem original, para que os eventuais interessados possam visitar o seu blog e ver o verdadeiro autor da postagem.
- RSS Footer
- Simple Feed Copyright
- Blog Copyright
- Auto Copyright
- WP Copyrighted Post
- Anti Feed-Scraper Message
- Copyright Proof
- RSS License
- AntiLeech
- TTC WordPress Security Tool
- Shantz WordPress Prefix Suffix
De todos esses, aquele que utilizamos mais frequentemente é o RSS Footer, que é um plugin super simples de configurar e muito eficaz nessa estratégia de indicar a fonte original dos conteúdos. Os últimos 3 plugins são ferramentas que utilizam uma base de dados de IPs para filtrar potenciais copiadores que já estejam presentes nos mapas de Spam, mas, obviamente, esses copiadores automatizados estão constantemente mudando de endereços de IP, pelo que se torna complicado conseguir filtrar essas mudanças…
Boa Sorte! Até já!