Há algum tempo que desejávamos iniciar esta série de artigos, a partir da qual esperamos ajudá-lo a aprender como criar um template WordPress. Esta série irá analisar passo-a-passo todas as diferentes fases do desenvolvimento de um template para WordPress, e para que você consiga analisar e implementar todas elas, decidimos partir esta ideia em vários artigos mais simples de assimilar e explorar. No final da série, certamente conseguirá criar seu template WordPress!
Os templates wordpress são hoje em dia cada vez mais procurados e podem ser facilmente criados com o intuito de serem vendidos em mercados como a Theme Forest ou a Mojo Themes. Qualquer pessoa que deseje entrar neste mundo fascinante do desenvolvimento de templates para wordpress, pode posteriormente comercializá-los nesses mercados e começar a ganhar dinheiro produzindo templates de qualidade.
Se não deseja perder pitada desta nova série sobre Como criar um Template WordPress, considere assinar a nossa newsletter e receber todos os próximos artigos por email e comodamente. É grátis!
Vejamos algumas das competências do template que vamos desenvolver ao longo dos próximos artigos:
- Otimização para motores de busca
- Marcação com suporte Microformato da Google
- Semântica da estrutura de marcação válida e lógica que pode ser usada em qualquer template
- Layouts de CSS inteligentes
- Classes dinâmicas para o corpo, postagens e comentários
- Trackbacks e comentários em árvore separados
- 2 áreas para widgets que desaparecem quando não estão ocupadas
- Tudo o resto que é normal num template WordPress
No final desta série de tutoriais, com o código feito e pronto a ser implementado, você poderá fazer praticamente tudo aquilo que desejar com ele. Você pode inclusive olhar para o resultado final como a sua framework WordPress de trabalho.
FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO
Antes de começar a construir nosso template WordPress, é necessário que tenhamos todas as nossas ferramentas à mão. Neste primeiro artigo, iremos analisar e recomendar as melhores ferramentas para construir um ambiente de trabalho e de testes do qual você ficará orgulhoso.
SERVIDOR DE TESTES LOCAIS: XAMP OU MAMP
A melhor forma de desenvolver seu novo template WordPress é fora da internet, a partir do seu próprio computador. No entanto, para o fazer você precisa tornar seu computador num “servidor local”, aproximando-o ao máximo a um servidor de internet (Apache, MySQL e PHP). Isto significa que você poderá instalar o WordPress em seu próprio computador.
Instalar estes softwares de servidor pode ser uma tarefa relativamente complicada, mas felizmente existem alguns softwares automáticos que realizam essas tarefas automaticamente por nós. Se você tiver um computador com Windows, instale o XAMP. Se por ventura tiver um computador Mac instale o MAMP.
WORDPRESS
Obviamente, iremos necessitar de descarregar a última versão do WordPress e instalá-la corretamente em nosso servidor de testes. Se instalou o XAMP e por ventura tiver dúvidas a instalar o WordPress localmente, siga estas instruções. Se estiver a usar o MAMP siga estas instruções.
CONTEÚDO DE TESTES
A sua instalação do WordPress irá necessitar de conteúdo para testes. No seu painel de administração, vá no menu Ferramentas > Importar
e escolha a opção WordPress da listagem. Agora apenas iremos necessitar de informação em formato WXR.
Eis algumas opções do mercado:
Obviamente que estas opções de conteúdo de testes têm os seus prós e contras. Obviamente que quanto mais conteúdo você conseguir importar melhor. Dessa forma você garante que nenhuma das funcionalidades é esquecida. Se desejar, poderá também criar o seu próprio conteúdo de testes. Quando achar que está tudo OK, use a navegação por postagens para pesquisar através de cada um dos posts que acabou de importar/criar. Verifique também os arquivos mensais e anuais, bem como os arquivos de categoria. Se faltar alguma coisa, poderá sempre tentar adicionar.
UM EDITOR DE TEXTO
Você não necessita de nenhum software visualmente atrativo e com gráficos para criar um template WordPress. Você precisa apenas de um Editor de Texto. Mas como em tudo na vida, uns são melhores que os outros. Para Windows, você pode experimentar o Notepad++. É grátis e open-source. Para Mac, recomendo vivamente o Text Wrangler que é o editor que uso, embora o Smultron seja muito bom também. Se necessitar de um cliente de FTP de qualidade, tem à escolha entre o FileZilla e o Cyberduck.
FIREFOX
Obviamente, você pode usar qualquer browser para desenvolvimento web, mas aquele que recomendamos vivamente é sem dúvida o Firefox. Especial com dois plugins que tornam a sua vida bem mais fácil quando se pretende desenvolver templates WordPress. O plugin Web Developer adiciona uma toolbar que lhe oferece uma série de funcionalidades para inspeccionar e remover erros de código do seu template, desde desabilitar todos os estilos CSS à validação local do HTML. O plugin Firebug é também ele indispensável. Com o Firebug ligado você pode clicar em qualquer elemento da janela de seu browser e ver como ele se parece ao nível de código fonte e a forma como está sendo afectado pelo CSS.
HTML E CSS
Se você dominar relativamente bem ou pelo menos tiver conhecimentos de HTML e CSS, tanto melhor. Recomendo-lhe também a leitura deste tutorial para aprender HTML5. Embora o Tutorial não lhe ensine tudo aquilo que irá precisar, tanto a nível de HTML como de CSS, é sempre uma boa primeira abordagem
PHP
Relativamente ao PHP, é também ele importante no desenvolvimento de um template wordpress. No entanto iremos criando a nossa série de artigos de forma didática para que não tenha qualquer tipo de problema no desenvolvimento de seu template WordPress. Para conseguir realizar esta série de artigos com eficiência, você apenas necessita do básico do PHP, embora estejamos cá para ajudá-lo em tudo o que for necessário.
ESTÁ PREPARADO PARA COMEÇAR?
Este primeiro artigo tem como objetivo deixar tudo preparado para que possamos então avançar com o desenvolvimento de nosso Template WordPress. Contamos com a sua participação e as suas dúvidas. Participe com seus comentários!
Se não deseja perder pitada desta nova série sobre Como criar um Template WordPress, considere assinar a nossa newsletter e receber todos os próximos artigos por email e comodamente. É grátis!
Até Já!