Como é sabido, a nossa rede de blogs educacionais constituída pelos nossos blogs sobre Ganhar Dinheiro, Psicologia Positiva e Criatividade, bem como este dedicado a Templates WordPress e tudo o que tenha a ver com WordPress, faz uso de um contador de subscritores, seguidores e fãs no canto superior direito do template, muito desejado pela grande maioria dos blogueiros. Depois da Escola Dinheiro ter lançado o seu template oficialmente em Janeiro de 2010, foram já os inúmeros blogueiros que tentaram replicar esse nosso contador, sendo que alguns o conseguiram fazer com sucesso e outros nem tanto.
O contador que utilizamos foi inclusive reprogramado pelo amigo do Ferramentas Blog e como forma de o disponibilizar para todos os blogueiros que façam uso da plataforma Blogger.
A primeira versão dos nossos contadores fazia uso de 3 plugins WordPress para acessar as APIs do Feedburner, Twitter e Facebook. No entanto, descobrimos um plugin que faz tudo isso sozinho e que tornou o nosso trabalho bastante mais fácil em termos de desenvolvimento.
Ao contrário do que muitos usuários pensam, esses contadores não são um plugin WordPress, mas usam um plugin para puxar os dados. Tudo o resto é programação HTML e CSS. Não iremos revelar o nosso código por inteiro, sob pena de muitos blogueiros copiarem integralmente o estilo do nosso contador, mas iremos explicar-lhe passo-a-passo como criar esses contadores e colocá-los funcionando corretamente. O resto, ficará dependente de sua imaginação e obviamente de sua capacidade para programar o HTML e CSS de forma a que os contadores fiquem bonitos e atrativos para seus leitores e usuários.
ATIVAR A API DO FEEDBURNER
Para que seu número de subscritores do Feedburner seja apresentado corretamente e sem erros, é necessário você habilitar a sua conta do Feedburner para que esta possa receber acessos de terceiros para coletar essa informação. Ninguém terá acesso à sua conta do Feedburner, mas você conseguirá puxar seu número de subscritores indicando o nome do seu RSS Feed.
Para começar, clique no botão Publicize da sua conta do Feedburner depois de seleccionar o seu RSS Feed para o blog onde pretende puxar o número de subscritores, obviamente.
Depois, do lado esquerdo, clique em Awareness API e clique em Activar para activar esse serviço e deixar seu RSS Feed disponível para leitura de dados através da API do Feedburner.
ATIVAR A API DO FACEBOOK
No Facebook, acessar aos conteúdos da sua página de fãs é um processo um bocadinho mais complexo, logo, bastante menos simples do que acontece com o Feedburner. Para começar, teremos de criar uma aplicação (app) para usar posteriormente no acesso aos dados da página de fãs em questão.
Para começar, vamos acessar o endereço http://www.facebook.com/developers/ e Criar Nova Aplicação. Caso não consiga acessar a página, é porque o Facebook está pedindo para você criar uma conta de Developer. Caso seja esse o caso, visite o endereço http://forum.developers.facebook.net/register.php e crie sua conta de Developer gratuitamente. A conta não irá servir para basicamente nada, excepto para este processo, portanto, pode ficar tranquilo.
No campo Nome da Aplicação, deverá colocar um nome que possa facilmente identificar depois na sua lista de aplicações. No entanto, não uses palavras como “Facebook” ou “FB” porque são proibidas nesse tipo de aplicativos. Não se esqueça de aceitar as Condições do Facebook e clicar depois em Criar Aplicação.
No ecrã seguinte, não vamos fazer nada. Vamos simplesmente clicar em Back to My Apps para acessarmos então as informações que realmente nos interessam para puxar os dados de nossos subscritores.
Para conseguirmos puxar corretamente o número de subscritores da nossa página de fãs, iremos necessitar da Chave API e também do Segredo Aplicação, portanto, mantenha a página aberta ou guarde os dados num local de fácil acesso.
INSTALAR O PLUGIN SUBSCRIBERS TEXT COUNTER
O grande segredo que a a maioria dos blogueiros não conhece é que existe um fantástico plugin para WordPress, chamado Subscribers Text Counter, que faz praticamente todo o trabalho por nós, não sendo necessário programar rotinas de acesso aos dados das diferentes APIs que pretendemos usar.
Depois do plugin instalado e devidamente ativado, vá nas opções dele e comece a preencher os dados necessários. Começando pelo Twitter Settings, você terá apenas de colocar o seu username do Twitter, nada mais. Para puxar o número de seguidores no Twitter não é necessário correr nenhum processo de ativação/liberação da API, tal como acontece com o Feedburner e o Facebook e que explicámos passo-a-passo mais em cima.
Nas opções do Feedburner, você deverá colocar o endereço do seu RSS Feed. Normalmente são endereços do tipo http://feeds.feedburner.com/seuusername, sendo que neste caso você apenas precisa de colocar o seuusername, nada mais. O processo de liberação da API já fizemos mais em cima.
Para os campos do Facebook, vamos necessitar do Page ID, que pode ser encontrar facilmente da seguinte forma:
Vá na sua página de fãs, do tipo www.facebook.com/escolawordpress e por baixo do seu logotipo, ou da imagem que sua página tiver, clique no botão Editar Página, para que possamos então puxar o ID da página.
Agora, depois de ter carregado no botão Editar Página, olhe para o endereço na barra do seu browser, e tente identificar seu ID, tal como mostra a imagem. Esse é o ID que teremos de colocar lá em cima no campo Page ID do plugin.
Depois disso, basta colocar os dados API Key e API Secret que são a Chave API e o Segredo Aplicação conforme vimos em cima, e clicar no botão atualizar para que o plugin corra todas as informações e puxe seus dados corretamente.
PUXANDO OS CONTADORES PARA SEU BLOG
Para puxar os digitos para seu blog, o processo é bastante simples. Você tem dois tipos de shortcodes que pode usar para puxar os digitos e colocámos em seu blog, seja na barra lateral ou simplesmente num artigo.
Para colocar na barra lateral, você deverá usar os seguintes códigos:
- Twitter: <?php echo stcounter(‘twitter’) ?>
- Facebook: <?php echo stcounter(‘facebook’) ?>
- Subscritores: <?php echo stcounter(‘feedburner’) ?>
O ideal é não criar um widget, embora seja possível, mas editar diretamente seu ficheiro sidebar.php e criar um cantinho para seus contadores, de forma a personalizá-los da melhor forma possível com algumas linhas de HTML e CSS.
Existe lá no plugin também uma opção para mostrar os contadores em postagens. Veja aqui nossos contadores em tempo real:
- Twitter: [stcounter type=”twitter”]
- Facebook: [stcounter type=”facebook”]
- Subscritores: [stcounter type=”feedburner”]
- Todos Somados: [stcounter type=”all”]
O plugin atualizado os dados de 7200 em 7200 segundos, o que dá de 2h em 2h. No entanto, você pode ir no plugin e carregar no botão Refresh Counters Now e atualizar de imediato seus contadores para os novos valores.
AGORA É A SUA VEZ DE CRIAR SEUS CONTADORES!
Está preparado para criar seus contadores bonitos e elegantes para mostrar a seus leitores e usuários o quão popular você é? Se tiver dúvidas, ou quiser apenas mostrar seu suporte a nosso artigo, deixe um comentário! Não esqueça também de nos ajudar a divulgar a matéria através do Twitter e Facebook. Nós agradecemos e prometemos mais artigos de grande qualidade!
Até Já!