Os truques e dicas para WordPress e Templates WordPress é um assunto muito popular aqui na EscolaWP, porque tornam qualquer site ou blog mais rápido, mais funcional, e acima de tudo mais simples de gerir. Os colegas do Cats Who Code revelaram alguns truques interessantes, e como tal, resolvemos organizar mais um artigo com truques e dicas, mas que desta feita tornam a sua vida mais simples.

Se ainda não leu nenhuma das nossas matérias com truques e dicas para o WordPress, considere fazê-lo. Estes artigos estão recheados de deliciosos truques que prometem ajudá-lo a criar um blog simplesmente monumental e memorável. Tome nota:

HARDCODE PARA TORNAR O WORDPRESS MAIS RÁPIDO

Normalmente os hardcodes não são uma boa prática, no entanto, no caso de um site devidamente estabelecido, realizar processos do género para o endereço URL do blog, para o caminho do template e da folha de estilos, pode ser uma excelente forma de acelerar o seu blog WordPress.

Quando uma função como bloginfo('url') é chamada, o WordPress executa uma pesquisa na sua base de dados para puxar o valor, excepto se o valor puder ser encontrado de imediato no seu ficheiro wp-config.php. Para usar este hardcode neste tipo de constantes, edite o seu ficheiro wp-config.php e cole o seguinte código (não esqueça de mudar os valores!):

define('WP_HOME', 'https://www.escolawp.com'); // blog url
define('WP_SITEURL', 'https://www.escolawp.com'); // site url
define('TEMPLATEPATH', '/absolute/path/to/wp-content/themes/nomedotemplate');
define('STYLESHEETPATH', '/absolute/path/to/wp-content/themes/nomedotemplate');

DEFINIR O EDITOR HTML COMO PADRÃO

Existem muitos blogueiros que não gostam de usar o editor visual do WordPress. Aqui na Escola WordPress usamos tanto o editor visual quanto o HTML. No entanto, se você preferir usar o editor HTML, porque não torná-lo o padrão? Para o fazer, copie e cole o seguinte código no ficheiro functions.php do seu template, e pronto!

add_filter('wp_default_editor', create_function('', 'return "html";'));

PERMITA O UPLOAD DE VÁRIOS TIPOS DE FICHEIROS

Por alguma razão, o sistema de upload de mídia do WordPress não lhe permite fazer upload de certos tipos de ficheiros, como por exemplo ficheiros em formatos não populares. No entanto, se você necessitar de carregar esses ficheiros para o seu blog WordPress, eis um pequeno truque que o permite.

Cole o seguinte código no ficheiro functions.php do seu template e se necessitar, poderá adicionar mais tipos de ficheiros editando a linha 4, e separando-os com o símbolo (|).

<?php
function addUploadMimes($mimes) {
    $mimes = array_merge($mimes, array(
'tmbundle|tmCommand|tmDragCommand|tmSnippet|tmLanguage|tmPreferences' => 'application/octet-stream'
    ));
    return $mimes;
}
?>
add_filter('upload_mimes', 'addUploadMimes');

REMOVA OS LINKS AUTOMÁTICOS NOS COMENTÁRIOS

Os links nos comentários podem ser importantes se forem úteis e relevantes, mas infelizmente muitos leitores deixam links em blogs somente para conseguirem alguma exposição e nada mais do que isso.

Para terminar com esse problema, copie e cole o seguinte código no seu ficheiro functions.php.

remove_filter('comment_text', 'make_clickable', 9);

MODIFIQUE A FICHA DE CONTATO FACILMENTE

Sempre nos perguntámos porque é que o WordPress ainda coloca campos para o Yahoo e o AIM na ficha de informação de usuário do WordPress, sendo que serviços como o Facebook ou Twitter são bastante mais populares hoje em dia.

Com este truque poderá remover os campos do AIM, Yahoo e Jabber e substituí-los pelo Twitter, Facebook e LinkedIn. Cole simplesmente o código no seu ficheiro functions.php e está pronto.

function extra_contact_info($contactmethods) {
    unset($contactmethods['aim']);
    unset($contactmethods['yim']);
    unset($contactmethods['jabber']);
    $contactmethods['facebook'] = 'Facebook';
    $contactmethods['twitter'] = 'Twitter';
    $contactmethods['linkedin'] = 'LinkedIn';

    return $contactmethods;
}
add_filter('user_contactmethods', 'extra_contact_info');

LIBERE A CACHE DO BROWSER VIA .HTACCESS

Uma das melhores formas de melhorar a velocidade do seu blog e a experiência de seus usuários é liberando a cache de browser para reduzir o número de pedidos http que o seu servidor processa. De facto, ficheiros estáticos como imagens ou documentos PDF provavelmente não mudam com regularidade, pelo que podemos indicar ao browser que não precisa de os descarregar caso já os tenha guardado na cache.

Abra o seu ficheiro .htaccess (localizado na raíz do seu servidor WordPress) e cole lá dentro o seguinte código. Lembre-se sempre de fazer um backup antes de editar o ficheiro .htaccess. Este ficheiro pode simplesmente colocar seu blog offline. Tenha cuidado.

## EXPIRES CACHING ##

ExpiresActive On
ExpiresByType image/jpg "access 1 year"
ExpiresByType image/jpeg "access 1 year"
ExpiresByType image/gif "access 1 year"
ExpiresByType image/png "access 1 year"
ExpiresByType text/css "access 1 month"
ExpiresByType application/pdf "access 1 month"
ExpiresByType text/x-javascript "access 1 month"
ExpiresByType application/x-shockwave-flash "access 1 month"
ExpiresByType image/x-icon "access 1 year"
ExpiresDefault "access 2 days"

## EXPIRES CACHING ##

PREPARADO PARA SIMPLIFICAR SEU BLOG?

Com estes truques poderá poderá tornar o seu blog mais simples e a sua vida mais simplificada em alguns aspectos. Experimente esses truques e deixe os seus comentários!

Até já!