Para quem usa blogs para publicar seus textos na internet, o seu editor de texto é uma das ferramentas mais importantes do seu trabalho. No WordPress, o editor de postagens é bastante completo, mas ainda assim existem diversos truques para torná-lo ainda mais personalizado e adaptado às suas necessidades enquanto blogueiro. Os colegas do blog Cats Who Code reuniram algumas dicas interessantes e nós aproveitámos para lhe trazer 7 truques e dicas para o editor de texto do WordPress.

Aproveite também para ler alguns dos melhores artigos que já publicámos até hoje com diversos truques, dicas e hacks para o seu WordPress. Neles encontrará certamente alguns dos truques que estava mesmo precisando para o seu blog e para automatizar ao máximo a forma como você trabalha com o WordPress. Tome nota:

1. PERMITIR MAIS TAGS HTML NO EDITOR

Por padrão, o editor do WordPress não permite tags html que não sejam compatíveis com o standard XHTML 1.0. Por exemplo, os iframes não são reconhecidos e corridos pelo editor. Se por ventura você desejar correr um iframe dentro do artigo ou de uma página, é provável que acabe por se frustrar pelo caminho.

O código em baixo irá forçar o seu editor a aceitar mais tags HTML. Apenas copie e cole o seguinte código para o ficheiro functions.php do seu template, guarde-o, e está feito!

function fb_change_mce_options($initArray) {
	$ext = 'pre[id|name|class|style],iframe[align|longdesc| name|width|height|frameborder|scrolling|marginheight| marginwidth|src]';

	if ( isset( $initArray['extended_valid_elements'] ) ) {
		$initArray['extended_valid_elements'] .= ',' . $ext;
	} else {
		$initArray['extended_valid_elements'] = $ext;
	}

	return $initArray;
}
add_filter('tiny_mce_before_init', 'fb_change_mce_options');

2. DEFINIR O EDITOR HTML COMO PADRÃO

A grande maioria dos webdesigners e desenvolvedores não gosta do editor visual do WordPress. Pessoalmente usamos tanto o editor visual quanto o HTML, mas verdade seja dita, o editor visual tem muito mais probabilidade de gerar código não válido e/ou confusões em termos de organização.

Se você é um daqueles usuários que prefere usar o editor HTML, então porque não torná-lo no padrão? Copie e cole a seguinte linha de código para o ficheiro functions.php do seu template e está feito.

add_filter('wp_default_editor', create_function('', 'return "html";'));

3. DEFINIR O TEXTO PADRÃO NO SEU EDITOR

Se você é um daqueles blogueiros que inicia seus artigos sempre com o mesmo texto, por exemplo indicando a seus usuários que podem subscrever seus RSS Feeds ou Newsletter, então você certamente deveria tornar esse texto um padrão do seu editor de texto do WordPress. Dessa forma o texto aparece automaticamente sempre que você vai escrever uma nova postagem.

Abra o seu ficheiro functions.php e cole lá dentro o seguinte código. Não esqueça de editar o texto conforme a sua necessidade.

add_filter( 'default_content', 'my_editor_content' );

function my_editor_content( $content ) {
	$content = "Se gostou desta postagem, não esqueça de subscrever o nosso rss feed.";
	return $content;
}

4. ADICIONAR A SUA LÍNGUA À VERIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA

Por padrão, o WordPress tem um verificador de ortografia em Inglês para verificar os seus erros de escrita em seus artigos e páginas. Mas, o que acontece se você escrever textos em várias línguas e/ou escrever textos numa outra língua além daquela que está na raíz do seu WordPress?

Se pretender adicionar uma outra língua à verificação ortográfica do seu WordPress, isso é bastante fácil de fazer na verdade. Copie e cole o seguinte código dentro do seu ficheiro functions.php para adicionar o Português ao seu verificador ortográfico.

function fb_mce_external_languages($initArray){
	$initArray['spellchecker_languages'] = '+Portuguese=pt, English=en';

	return $initArray;
}
add_filter('tiny_mce_before_init', 'fb_mce_external_languages');

Poderá ver a tabela de prefixos completa no Codex do WordPress.

5. ADICIONAR BOTÕES AO EDITOR

O TinyMCE (o nome do editor WYSIWYG usado no WordPress) tem diversos botões que lhe permitem colocar texto a negrito, inserir parágrafos, e por aí adiante.
Gostava de poder inserir botões personalizados? O código seguinte irá ajudá-lo precisamente com essa tarefa. Copie e cole-o no ficheiro functions.php do seu template, e um botão “Youtube” será apresentado no seu editor. Tenha em consideração que este código adiciona o botão ao seu editor, mas esse botão não faz qualquer tipo de acção. Compete-lhe a si explorar um pouco as opções disponíveis para criar acções que você deseje e customizar o editor do jeito que você mais precisa.

function add_youtube_button() {
   if ( ! current_user_can('edit_posts') && ! current_user_can('edit_pages') )
     return;
   if ( get_user_option('rich_editing') == 'true') {
     add_filter('mce_external_plugins', 'add_youtube_tinymce_plugin');
     add_filter('mce_buttons', 'register_youtube_button');
   }
}

add_action('init', 'add_youtube_button');

function register_youtube_button($buttons) {
   array_push($buttons, "|", "brettsyoutube");
   return $buttons;
}

function add_youtube_tinymce_plugin($plugin_array) {
   $plugin_array['brettsyoutube'] = get_bloginfo('template_url').'/custom/editor_plugin.js';
   return $plugin_array;
}

6. DEFINIR DIFERENTES FOLHAS DE ESTILOS PARA DIFERENTES ARTIGOS

Os Custom post types é provavelmente uma das melhores funcionalidades adicionadas ao WordPress nos últimos anos. Se já os experimentou, provavelmente já criou alguns custom post types para o seu portfólio ou simplesmente para outro tipo de atividade específica. E que tal definir diferentes folhas de estilo no seu editor HTML para os diferentes tipos de artigos que você está a criar?

Copie e cole o seguinte código no ficheiro functions.php do seu template. Terá certamente de o adaptar um pouco, dependendo do tipo de posts. Não se esqueça também de mudar o nome das folhas de estilo.

function my_editor_style() {
    global $current_screen;
    switch ($current_screen->post_type) {
    case 'post':
        add_editor_style('editor-style-post.css');
        break;
    case 'page':
        add_editor_style('editor-style-page.css');
        break;
    case 'portfolio':
        add_editor_style('editor-style-portfolio.css');
        break;
    }
}
add_action( 'admin_head', 'my_editor_style' );

7. MOSTRAR BOTÕES ESCONDIDOS DO EDITOR

Por padrão, o editor TinyMCE do WordPress tem botões para tarefas comuns como o negrito, itálico, títulos, etc, mas que estão escondidos. É necessário clicar num botão para que essas opções sejam mostradas.

Para mostrar sempre os botões escondidos do seu editor, copie e cole o seguinte código no ficheiro functions.php do seu template:

function enable_more_buttons($buttons) {
  $buttons[] = 'hr';
  $buttons[] = 'fontselect';
  $buttons[] = 'sup'; 

  // etc, etc... 

  return $buttons;
}
add_filter("mce_buttons", "enable_more_buttons");

É tudo por hoje! Bons truques!

Até Já!