Os colegas do WordPress anunciaram no passado dia 9 o novo plugin Jetpack, um plugin multi-usos simplesmente indispensável a qualquer blogueiro que tenha um blog no WordPress.org. O Jetpack foi inspirado no WordPress.com, e é basicamente um conjunto de utilitários e plugins que fazem parte da estrutura do WordPress.com desde há muito tempo, nomeadamente as estatísticas do WordPress, widgets para o Twitter, os gravatar hovercards, o encurtamento de endereços pelo WP.me, a partilha através de mídias sociais do ShareDaddy, a verificação ortográfica de postagem (em Português), shortcodes para embeber vídeos e outros tipos de mídias, entre outras funcionalidades!

O JETPACK

O Jetpack é como referimos, um plugin que agrega as funcionalidades mais populares do WordPress.com. Na verdade, ele funciona com uma ligação ao próprio WordPress.com, para puxar essas funcionalidades do sistema e integrá-las diretamente no seu blog do WordPress.org. As funcionalidades já disponíveis, são aquelas que foram consideradas pela comunidade WordPress como as mais atrativas do sistema:

  • Estatísticas do WordPress
  • Widget para o Twitter
  • Gravatar Hovercards
  • Encurtamento de links com o WP.me
  • Sharedaddy
  • LaTeX
  • Correcção ortográfica (em Português)
  • Shortcodes

No futuro serão adicionadas mais funcionalidades ao Jetpack, sendo que todas elas provém de testes realizados primeiramente no WordPress.com.

INSTALAR O JETPACK

Instalar o Jetpack é um processo também muito simples e prático, sendo que em poucos minutos poderá estar usufruindo das competências de todas estas novidades no seu blog WordPress em servidor próprio. Vamos então analisar passo-a-passo como instalar, ativar e configurar o Jetpack:

Antes de tudo, o primeiro passo é ir no menu Plugins > Adicionar Novo e pesquisar pelo nome “Jetpack” para encontrar o plugin e poder instalá-lo no seu blog.

No passo seguinte, deverá clicar em “Instalar agora” para iniciar o processo de instalação do plugin “Jetpack” do WordPress.com. A instalação não deverá demorar mais do que 30/40 segundos.

Depois de ter o plugin instalado, deverá clicar em “Ativar plugin” para iniciar o processo de ativação do Jetpack.

Depois de ativado, o plugin apresenta-lhe uma barra superior em tons de azul no topo do seu painel administrativo. Nessa barra encontra-se o botão “Conectar ao WordPress.com”, pelo que você deverá conectar o seu blog WordPress a uma conta do WordPress.com. Se não tem uma conta no WordPress.com, crie uma. É gratuito.

Depois de efectuar login, irá aparecer-lhe uma imagem idêntica a esta pedido autorização para sincronizar o seu blog com a sua conta do WordPress.com. Terá de carregar no botão “Authorize Jetpack” para autorizar a sincronizar dos serviços.

Aguarde a autorização do pedido.

Depois da sincronização dos serviços, irá ver o seguinte menu no painel de administração do seu blog WordPress. No canto superior, poderá reparar que o serviço está conectado ao WordPress.com. Se desejar, poderá desconectá-lo quando assim o entender. Cada uma das caixas é uma funcionalidades. Algumas delas incluem um botão de configuração (ver em baixo) para que vossa possa configurar pormenores. Os botões “saber mais” abre uma janela com as opções e funcionalidades de cada uma dessas ferramentas, bem como a forma como você as poderá utilizar em seu benefício.

Como referido anteriormente, algumas das ferramentas precisam de configuração, como por exemplo a ferramenta de tráfego do WordPress.com. Se reparar também, do lado esquerdo já se encontra o menu Jetpack. É lá que você poderá acessar as estatísticas do seu blog e as opções deste plugin.

O sistema de tráfego demora algumas horas a começar a rastrear as suas visitas. Esse sistema é idêntico ao do WordPress.com e inclui uma série de paineis com informação muito importante, nomeadamente os sites que lhe enviam mais tráfego, os artigos mais lidos de hoje e de ontem, número de visitantes e pageviews, entre outras opções.

JÁ TESTOU O JETPACK?

Se já testou o Jetpack partilhe connosco as suas experiências. Se por ventura ainda não testou, poderá descarregá-lo gratuitamente em Jetpack.me e começar a usá-lo em todos os seus blogs WordPress!

Até Já!