A CloudFlare é para muitos, atualmente, a CDN gratuitamente mais interessante do mercado. Se ainda não conhece a CloudFlare, fique a saber que esta incrível CDN pode ajudá-lo a melhorar drasticamente a velocidade do seu blog WordPress, servindo páginas para os seus usuários em conjunto com o seu servidor, poupando-lhe largura de banda e ajudando-o nas questões relacionadas com a Cache de páginas.
O WordPress é também a plataforma de blogs mais popular na CloudFlare, com muitos usuários a aproveitarem o facto de a CDN da CloudFlare ser gratuita para acelerarem os seus blogs, gerando páginas de conteúdo em cache e distribuindo esses conteúdos através dos servidores da CloudFlare espalhados por todo o mundo. No entanto, existe uma forma extremamente simples e prática de colocar a CloudFlare a trabalhar com o seu blog, através do plugin CloudFlare para WordPress.
FERRAMENTAS CLOUDFLARE
- O CloudFlare é um serviço complementar a outros plugins de cache que você pode usar em seu blog WordPress, como por exemplo o plugin W3 Total Cache. Se desejar pode até configurar as opções do CloudFlare diretamente no W3TC.
- Use o Auto Minify do CloudFlare para eliminar os espaços em branco no seu código JavaScript, CSS e HTML. Embora os espaços em branco sejam bons para você ler o código, ele faz com que as máquinas demorem mais tempo a ler o código, e consequentemente tornem seu blog mais lento.
- Use a ferramenta Rocket Loader da CloudFlare para carregar seu JavaScript assíncrono.
- Se usa plugins para serviços como o Google Analytics, considere remover esses plugins WordPress e use a CloudFlare para usar o seu código do Google Analytics.
DICAS PARA ACELERAR SEU BLOG
- Não instale demasiados plugins (leia Instalar demasiados plugins pode ser prejudicial ao seu blog).
- Embora não exista um limite de plugins a ter instalados no seu WordPress, não é recomendável ter mais de 10-12 plugins ativos.
- Remova os seus plugins inativos ou dispensáveis.
- Não tenha demasiados botões de mídias sociais no seu blog. Esses botões fazem chamadas externas a outros sites e tornam seu blog mais lento.
- Otimize corretamente as suas imagens, comprima-as, use dimensões definidas, atributos “alt”, etc.
Existem muitas opções para otimizar e comprimir imagens no seu blog WordPress. O serviço Smush.it é um dos serviços de compressão de imagens mais recomendados para o efeito.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
À partida o serviço da CloudFlare pode parecer um tanto ou quanto complicado para muitos blogueiros, mas é de longe um serviço a ter em consideração, especialmente pela sua qualidade, pelo facto de ser gratuito e acima de tudo por ser extremamente eficiente e reduzir drasticamente a lentidão do seu blog, tornando num espaço mais agradável e rápido. Algumas das perguntas mais frequentes sobre o serviço incluem:
O que é que o plugin da CloudFlare plugin faz?
– Restaura o IP original do visitante nos logs do seu WordPress.
– Ajuda a otimizar o banco de dados do seu servidor.
– Pode reportar spam através do plugin, que por sua vez envia um relatório para a CloudFlare.
Como instalar o plugin da CloudFlare?
Poderá carregá-lo diretamente a partir do seu painel de administração do WordPress indo em “Plugins” > “Adicionar Novo” e pesquisar por ele no diretório de plugins do WordPress.
Preciso ser cliente da CloudFlare para instalar o Plugin?
Não é necessário, embora se registrar uma conta na CloudFlare tenha maiores vantagens em termos de recursos e ferramentas a utilizar. Ambas as situações são completamente gratuitas.
O CloudFlare cria conflitos com o Akismet ou o W3 Total Cache?
Não, uma vez que o plugin foi desenhado precisamente para ser compatível com esses outros plugins.
E VOCÊ, JÁ TESTOU A CLOUDFLARE?
Se ainda não teve oportunidade de testar a cloudflare, recomendamos vivamente que o faça. O serviço é gratuito e extremamente fiável. E você, já testou a CloudFlare? O que achou do serviço? Deixe o seu comentário!
Até Já!