Um visitante do seu website pode encontrar uma página de erro 404 por diversas razões. Tendo em consideração que você é o autor do site/blog, a sua responsabilidade é garantir que esses visitantes não se sintam constrangidos ou percam o rumo quando aterram na sua página. Criar páginas de erro 404 é bastante simples através do template 404.php do seu WordPress, e quando bem construídas, as páginas de erro pode levar o seu visitante até onde ele desejava ir.
Existem vários exemplos de páginas de erro 404 muito criativas, sendo que provavelmente, a mais conhecida seja a do Twitter e a sua famosa baleia. Mas mais importante que uma página de erro criativa, é criar uma página de erro que leve o visitante até ao assunto que ele estava procurando. É precisamente esse o foco que os colegas do wptuts deram num dos seus artigos sobre páginas de erro 404. Criar uma página simples, objetiva, e que leve o visitante até aos conteúdos que realmente lhe interessam. Existem muitos tutoriais wordpress sobre este assunto, mas o objetivo do artigo de hoje é bastante simples: criar uma página de erro 404 simples.
ADICIONAR UMA PÁGINA 404 AO SEU TEMPLATE
Criar um template para uma página de erro 404 é relativamente simples. Na verdade você apenas necessita ter um ficheiro com o nome 404.php na pasta do seu WordPress. Obviamente, esse ficheiro deverá incluir informação que o WordPress interprete facilmente como sendo de uma página de erro 404.
Conforme vimos em tutoriais anteriores, você pode copiar o código da sua página ‘page.php’ para a sua nova página ’404.php’. Depois de fazer isso, remova todo o código referente ao ciclo de postagens (loop) e insira o seguinte código no seu lugar:
<h1>Página não encontrada</h1> Desculpe, a página que está procurando não existe mais
MELHORANDO SUA PÁGINA DE ERRO 404
Quando um usuário aterra em sua página de erro 404, o seu objetivo era certamente encontrar algum conteúdo que você havia postado em seu blog. Se você não tiver uma página de erro 404 funcional, o mais provável é que esse usuário volte atrás na sua acção e faça uma nova pesquisa num motor de busca para procurar aquilo que realmente deseja.
Para melhorarmos a sua página de erro 404, você pode acrescentar algumas das funcionalidades seguintes em sua página:
- Mostre uma mensagem simpática explicando que o conteúdo que o usuário estava procurando já não se encontra ali.
- Disponibilize uma barra de pesquisa para o usuário realizar uma pesquisa internamente em seu blog.
- Mostre uma listagem de artigos populares do seu blog para esse usuário.
- Ofereça opções ao usuário, tais como pesquisar em seu site, voltar à homepage ou navegar em seus arquivos.
- Dê ao usuário a possibilidade de ele reportar esse erro 404 à sua equipe.
Vejamos como isso ficaria em termos de código:
<?php get_header(); ?> <div id="page"> <h1>Página não encontrada</h1> <p>Pedimos desculpa, mas a página que acessou não está mais disponível! Poderá ter sido removida ou alterada.</p> <p>Já verificou na barra de endereço do seu browser de internet se o URL está correto?.</p> <p>Se estiver tudo OK, por que não tentar fazer uma pesquisa em nosso site pelo conteúdo que está procurando?</p> <?php get_search_form(); ?> <p>Se não encontrar aquilo que deseja, recomendamos-lhe também alguns dos nossos artigos mais populares:</p> <ul> <li><a href="http://www.website.com/popular-post1">Popular Post 1</a></li> <li><a href="http://www.website.com/popular-post2">Popular Post 2</a></li> <li><a href="http://www.website.com/popular-post3">Popular Post 3</a></li> <li><a href="http://www.website.com/popular-post4">Popular Post 4</a></li> </ul> <p>Se desejar, poderá também saltar para a nossa <a href="http://www.website.com">home page</a> ou <a href="http://www.website.com/archives">navegar em nossos arquivos</a></p> <p>Se desejar reportar esse erro, <a href="mailto:webmaster@website.com">contate-nos</a>, para que o possamos resolver. Obrigado!</p> </div> <?php get_sidebar(); get_footer(); ?>
EXPLICANDO O CÓDIGO
Vamos analisar o código de cima para baixo:
- Estamos usando o nome de ficheiro 404.php, de forma a que o WordPress compreenda que essa é uma página de erro.
- O título de nossa página (dentro das tags H1) define que a página não foi encontrada.
- Um texto descritivo e algumas soluções para o usuário testar (verificar o URL).
- Oferecer um barra de pesquisa (usando a função de pesquisa do WordPress)
- Oferecer um link de acesso aos arquivos. Se desejar pode incluir também páginas, categorias ou tags.
- Contato de email para o usuário reportar o erro.
Embora uma página de erro 404 possa também ser muito engraçada e criativa, preocupe-se primeiro em resolver o problema do seu usuário, e só então explorar essa criatividade.
Até Já!