Quando anunciámos as primeiras imagens do novo WordPress 3.3, uma das coisas que falámos foi sobre o Feature Pointer, uma nova funcionalidade que permite aos usuários do WordPress receberem dicas de navegação pelo backoffice. Esta opção é comumente usada em vários serviços online como o Facebook ou o Gmail, onde o usuário é avisado por meio de pointers, de novas funcionalidades integradas ao sistema. No novo WordPress 3.3, a barra de Admin foi redesenhada com sucesso e esta é a primeira vez que o Feature Pointer dá explicações sobre a sua existência.

wp-pointer

Se você trabalha com o WordPress para clientes, por exemplo, e não deseja utilizar a nova funcionalidade do feature pointer, existem várias formas de o desativar/adaptar, de acordo com os colegas do wpengineer. Através de Hooks e truques para WordPress é possível tirar partido desta funcionalidade de várias formas. Uma ideia passa por ajustar as opções de perfil do usuário, uma vez que o feature pointer usa Javascript para mostrar a caixa de informação e desativar a funcionalidade por aí. Alternativamente, é possível desativer por completo esta opção através de um truque, usando código no ficheiro functions.php do seu template.

<code>
add_filter( 'show_wp_pointer_admin_bar', '__return_false' );
</code>

Se você não tiver a barra de admin ativa, então ela não irá mostrar o feature pointer. Com esse código em cima, você pode simplesmente desativar a barra de admin e conjuntamente com ela o feature pointer. Coloque esse código no seu ficheiro functions.php.

Você poderá também utilizar o feature pointer a seu favor se desejar. Se desejar alterar o posicionamento do feature pointer, você poderá adaptar a função Javascript pointer() na própria função PHP get_content_in_wp_pointer(). A função pointer() pode ser controlada usando vários parâmetros (content, position, arrow) .

function get_content_in_wp_pointer() {
	$pointer_content  = '<h3>' . __( 'WP Pointer with version 3.3.', 'my_textdomain' ) . '</h3>';
	$pointer_content .= '<p>' . __( 'Adicione as suas informações no WP Pointer.', 'my_textdomain' ) . '</p>';
?>
<script type="text/javascript">
//<![CDATA[
jQuery(document).ready( function($) {
	$('#wpadminbar').pointer({
		content: '<?php echo $pointer_content; ?>',
		position: {
			my: 'left top',
			at: 'center bottom',
			offset: '-25 0'
		},
		close: function() {
			setUserSetting( 'p1', '1' );
		}
	}).pointer('open');
});
//]]>
</script>
<?php
}
function fb_enqueue_wp_pointer( $hook_suffix ) {
	$enqueue = FALSE;
	$admin_bar = get_user_setting( 'p1', 0 ); // check settings on user
	// check if admin bar is active and default filter for wp pointer is true
	if ( ! $admin_bar && apply_filters( 'show_wp_pointer_admin_bar', TRUE ) ) {
		$enqueue = TRUE;
		add_action( 'admin_print_footer_scripts', 'get_content_in_wp_pointer' );
	}
	// in true, include the scripts
	if ( $enqueue ) {
		wp_enqueue_style( 'wp-pointer' );
		wp_enqueue_script( 'wp-pointer' );
		wp_enqueue_script( 'utils' ); // for user settings
	}
}
add_action( 'admin_enqueue_scripts', 'fb_enqueue_wp_pointer' );

Usando este código, você poderá controlar o Feature Pointer, a sua localização e também o conteúdo que aparece dentro dele. Isso pode ser extremamente útil para mostrar informações importantes para seus clientes, por exemplo.

wp-pointer

Se reparar nesta imagem, o conteúdo do Feature Pointer foi alterado, bem como a sua dimensão e o seu posicionamento. Isto é extremamente útil para você mostrar conteúdos específicos para os seus clientes, links úteis ou outras informações que considerar importantes de realçar usando esta funcionalidade.

Até Já!