Para quem trabalha com WordPress, provavelmente sabe que o WordPress armazena os plugins ativos no seu banco de dados, mais concretamente nas tabelas options, e campo activate_plugins, pelo que é extremamente fácil alterar estes valores para que o próprio WordPress ative automaticamente os plugins. Uma das vantagens deste processo é por exemplo, quando se faz uma nova instalação do WordPress e se pretende instalar diversos plugins, que depois terão de ser ativados individualmente. Para resolver esse problema, os colegas do wpengineer, encontraram uma função extremamente simples, que permite ativar todos os plugins de forma automatica, sem que na verdade seja necessário fazer nada.

ativar plugins automaticamente

É importante que você não use os nomes dos plugins, mas sim o nome da string, que na verdade será igualmente necessária em vários hooks. De seguida, encontrará uma solução prática que lhe permitirá inclusive puxar essa string no seu painel administrativo.

// example on admin init, control about register_activation_hook()
add_action( 'admin_init', 'fb_activate_plugins' );
// the exmple function
function fb_activate_plugins() {
	if ( ! current_user_can('activate_plugins') )
		wp_die(__('You do not have sufficient permissions to activate plugins for this site.'));
	$plugins = FALSE;
	$plugins = get_option('active_plugins'); // get active plugins
	if ( $plugins ) {
		// plugins to active
		$pugins_to_active = array(
			'hello.php', // Hello Dolly
			'adminimize/adminimize.php', // Adminimize
			'akismet/akismet.php' // Akismet
		);
		foreach ( $pugins_to_active as $plugin ) {
			if ( ! in_array( $plugin, $plugins ) ) {
				array_push( $plugins, $plugin );
				update_option( 'active_plugins', $plugins );
			}
		}
	} // end if $plugins
}

Esta função permite-lhe ativar de forma automatica os seus plugins do WordPress. Onde se encontra a lista de plugins a ativar, nomeadamente com as strings dos Plugins hello.php, adminimize.php e akismet.php, você poderá colocar os nomes de outras strings de outros plugins, e ativar todos eles conjuntamente. Este processo pode ser extremamente útil para empresas de hospedagem para WordPress, por exemplo, que estão constantemente criando e ativando novas contas para os seus usuários.

add_filter( 'plugin_row_meta', 'fb_get_plugin_string', 10, 4 );
function fb_get_plugin_string( $plugin_meta, $plugin_file, $plugin_data, $status ) {
	// echo plugin file string
	echo '<code>' . $plugin_file . '</code><br>';
	return $plugin_meta;
}

Esta segunda função juntamente com o hook, providencia informação do nome da string do plugin na página de Plugins do seu painel administrativo, portanto, use-a apenas para pesquisas rápidas do nome das strings que deseja. Com esta função, essa informação fica visível no painel administrativo, e você poderá copiá-la e guardá-la, sem que seja necessário estar fuçando o seu banco de dados.

Até Já!