O WordPress permite aos seus usuários criarem diferentes templates de páginas, mas infelizmente, não permite a criação de diferentes templates de posts, excepto através da criação de custom post types, que para a grande maioria dos usuários é um processo relativamente complexo de criar diferentes tipos/estilos de postagens para os seus blogs. No entanto, através de Custom Fields (campos personalizados), é possível criar diferentes tipos de templates para páginas. Mais uma vez, criar custom fields é algo que provavelmente a grande maioria dos usuários não-avançados terá dificuldade em reproduzir. Posto isto, restam-nos poucas soluções a ter em consideração, quando o objetivo é criar simples templates para single posts, tal como o fazemos para os templates de páginas.
Se você tem um blog e gostaria de ter dois templates diferentes para postagens diferentes em seu blog, ou dois templates diferentes para duas categorias diferentes do seu blog, saiba que existem duas formas bem simples de resolver esse problema, as quais explicamos de seguida neste nosso tutorial.
CRIAR TEMPLATES DIFERENTES PARA SINGLE POSTS
Para criar dois templates diferentes para single posts do WordPress, sugerimos a você que use o plugin Single Post Template, que lhe permite de forma fácil e cómoda, criar diferentes custom fields com um menu dropdown para a utilização de diferentes tipos de postagens. O processo de utilização é bem simples, veja:
Comece por efetuar uma busca indo na seção “Plugins > Adicionar Novo” do seu blog WordPress. Efetue uma busca por “Single Post Template”, e clique em “Instalar Agora” para instalar o plugin e ativá-lo em seu blog. Partiremos do princípio de que você ativa o seu plugin. Depois de ativado, avance para o próximo passo:
Depois de ter o plugin instalado, aquilo que você deverá fazer é criar novos templates para os seus single-posts. Para o fazer, recomendamos que você copie o código do seu ficheiro single.php, para um novo ficheiro, e coloque no início desse código o seguinte cabeçalho:
<?php /* Single Post Template: [Nome do Template] Description: A description e opcional. Escreva se quiser! */ ?>
Tenha em consideração que se você quiser que o seu single.php seja diferente do outro template que deseja criar, terá de editar o código desse template e atribuir-lhe um novo diferente como por exemplo single-tutoriais.php, que será o template a usar nos seus tutoriais. Carregue esses ficheiros para dentro da diretoria /wp-content/themes/nomedotheme/ para que os mesmos fiquem automaticamente ativos e funcionais:
Não se esqueça que esses novos ficheiros terão obrigatoriamente de ter o cabeçalho que falámos anteriormente, caso contrário o plugin Single Post Template não conseguirá interpretar quais os ficheiros que são templates de single posts.
Ao carregar os ficheiros, o plugin “Single Post Templates” irá automaticamente perceber quais os templates de single posts, e disponibilizar um menu dropdown de seleção dentro do editor de artigos do WordPress. Por baixo da caixa de escrita de um novo artigo, irá aparecer agora o Custom Field para “Single Post Template” que contém todos os templates de single posts que você criou.
CRIAR TEMPLATES DIFERENTES PARA CATEGORIAS
No caso de você desejar aplicar a mesma técnica mas às categorias do seu blog WordPress, teremos de usar um processo relativamente diferente. Não procurámos por plugins que façam esta tarefa de forma automatizada, até porque na verdade não existe necessidade disso. Siga os passos para criar os seus templates de categorias diferentes usando o WordPress:
A hierarquia de templates do WordPress funciona seguindo uma lógica de análise. Ele irá procurar pelos templates seguindo uma determinada ordem, veja:
- category-20.php
- category.php
- archive.php
- index.php
Esta ordem significa que o WordPress irá primeiro procurar por um template category-6.php, depois pelo category.php, e assim sucessivamente até chegar ao index.php. Isto significa que criar diferentes tipos de templates no WordPress é na verdade um processo super simples e básico.
Para criar um template de categoria diferente do category.php, copie o código que está dentro do seu ficheiro category.php e guarde o novo ficheiro com o nome category-ID.php, onde o ID significa o ID da categoria onde você deseja que esse template seja aplicável. Se você não tiver um ficheiro category.php, você pode copiar o ficheiro archive.php ou index.php.
Para encontrar o ID da categoria que você deseja, entre na seção “Categorias” do seu blog WordPress, coloque o mouse em cima do nome da categoria, e olhe para a barra de endereço que aparece no rodapé do seu browser. Esse endereço contém o ID=X, sendo o X o valor ID da sua categoria. Não tem nada que enganar.
Para que tudo fique funcionando corretamente, você deverá carregar para dentro do seu servidor, na localização /wp-content/themes/nomedotheme/ os seus ficheiros de categorias. No exemplo em cima, criámos dois templates diferentes para a categoria 1 e categoria 65, mas você poderá criar aqueles que bem desejar, bastando colocar o ID da categoria no nome do ficheiro, e a estilização que você desejar. O WordPress irá ler esses templates antes de ler o category.php, diferenciando todos eles uns dos outros.
Até Já!