Após o grande sucesso que foi a primeira versão do widget de Contadores Sociais com Facebook, Feedburner e Twitter, da Escola WordPress, e após inúmeros pedidos para acrescentar o YouTube e o Google+, decidimos lançar uma segunda versão do plugin, totalmente revisada, com novas funcionalidades, um backoffice de gestão das contas em mídias sociais super intuitivo, e acima de tudo um plugin mais robusto e com muito mais competências e valências que a primeira edição. Este plugin é totalmente gratuito, pelo que apenas lhe pedimos que nos ajude na divulgação, enviando um Tweet no Twitter ou um Like no Facebook, para que mais usuários o possam conhecer, e nós possamos continuar a criar plugins e ferramentas gratuitas para WordPress. A sua ajuda é fundamental para o sucesso desse plugin e de futuras iniciativas!
{filelink=1}
NOVAS FUNCIONALIDADES
Este plugin Contador Social para WordPress 3+ acede às APIs do Twitter, Facebook, Google+, YouTube e Feedburner, e inclui ainda contadores de utilizadores registados no blog, total de comentários e total de posts.
Este plugin foi reescrito para colmatar problemas que surgiram a alguns utilizadores que tinham configurações de servidor mais específicas, aproveitámos e incluímos os tão pedidos contadores do YouTube e Google+.
Funcionalidades:
- Contagem de Gostos do Facebook
- Contagem de Seguidores do Twitter
- Visualizações ou Subscrições do YouTube
- Contagem de subscritores do Feedburner
- Mostra número de utilizadores registados
- Mostra total de comentários
- Mostra total de posts
- Multiwidget – você pode criar diferentes instâncias do widget mostrando diferentes contadores em várias sidebars do seu blogue em simultâneo, bastando você escolher o que quer mostrar em cada um:
PERFORMANCE DO PLUGIN (CACHE DOS CONTADORES):
Todos sabemos que a performance do seu blogue é muito importante.
Uma vez que este widget consome muito tempo a buscar a informação aos servidores das APIs, decidimos usar um sistema de cache simples que expira de 24 em 24 horas.
Após instalar o plugin e acessar o seu blogue, você notará na primeira vez uma baixa de performance: o plugin está a buscar e a salvar na cache todos os contadores escolhidos por você por 24 horas.
Assim na próxima vez que você acessar seu blogue, ele irá buscar esses valores à cache e seu blogue não sofrerá no carregamento.
INSTALAÇÃO:
Esta versão, tal como a primeira, é facilmente instalável, bastando você fazer o upload e activar o plugin.
- Entre na área de administração do seu blog.
- Clique no menu “Plugins”.
- Em seguida clique no submenu “Adicionar Novo”.
- No topo do ecrã clique em “Fazer Upload”.
- Aparecerá um campo onde você poderá e faça o upload do ficheiro zip que se encontra aqui para Download.
- No final clique em “Ativar plugin”.
Dentro da lista de plugins procure se o plugin ficou propriamente ativado:
CONFIGURAÇÃO E USO:
Após instalar o plugin, você terá que ir à página “Contadores Sociais” que se encontra no menu “Opções” ou “Configurações”. Ao acessar essa página você irá encontrar várias caixinhas que você terá que abrir para colocar seus dados relativos a cada rede social:
Clique na setinha cinzenta do lado direito para abrir a caixa. Se, por exemplo, você pretender mostrar o número de gostos da sua página de Facebook, você poderá abriar a caixa relativa ao Facebook e apenas terá que digitar o seu usuário que usar para acessar sua página:
O mesmo se passa com o Twitter, Feedburner e YouTube, você só terá que digitar seu nome de usuário que usar para acessar suas contas.
No caso do Google+, a API do Google que ainda se encontra em desenvolvimento, tem várias restricções, sendo que as importantes para o nosso caso são:
- Você não poderá aceder à API sem antes obter uma chave de uso
- O Google+ não retorna eventos públicos na API. É o caso do número de pessoas que adicionaram seu perfil aos círculos.
Nós construimos uma solução que, embora não seja a ideal, poderá ajudar você a mostrar aos seus leitores que seu perfil do Google+ está ativo. Nós vamos buscar o número total de atividades de sua página e somamos ao número de partilhas que seus leitores fizeram de seus conteúdos.
Em relação à chave, nós tentámos explicar da melhor maneira como obter sua chave, no entanto, se você não conseguir por algum motivo, poderá deixar um comentário neste artigo e ajudaremos você nessa situação.
Para configurar o Google+ digite o ID do seu usuário e obtenha a chave, tal como descrito:
Dessa forma terá o seu plugin social configurado do jeito que você quiser.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE CACHE
Como não poderia deixar de ser, irei falar um pouco sobre a solução que encontrámos para o sistema de cache, usando a API Transient do WordPress.
O WordPress oferece aos developers de plugins a possibilidade de guardarem informação por um período de tempo na base de dados. A esta funcionalidade chamamos globalmente “cache persistente”, que no caso do WordPress é implementada pela API Transient.
Esta API tem duas funções relevantes:
- set_transient( $chave, $valor, $segundos ): Esta função guarda na base de dados um valor qualquer fornecido no segundo parâmetro, com uma chave e o tempo em segundos que deverá permanecer na base de dados.
- get_transient( $chave ): Esta função vai buscar o valor correspondente à chave, caso ela ainda não tenha expirado. Se a chave não existir, a função retorna falso.
Este plugin implementa este sistema usando-o como cache. Assim ele guarda os contadores por um período de tempo na base de dados, desta forma não necessita acessar as APIs sempre que alguém visualizar o blogue.
No ficheiro ewp-social-counter.php, na linha 80 encontra-se:
if ( ! $counters['facebook'] = get_transient( 'widget_ewp_social_counter_facebook' ) ) {
Este é um bom exemplo de uso. Caso o transient não existe ele processa o código dentro do if. Ou seja, ele irá buscar o valor à API do Facebook e guarda-o dentro da cache como transient:
set_transient( 'widget_ewp_social_counter_facebook',(int) $facebook_data->likes, 60 * 60 * 24 );
Esta é uma boa solução de cache para plugins do WordPress. Você poderá usar de maneira semelhante quando criar os seus plugins, guardando valores que, para serem obtidos consomem processamento, na base de dados.
Espero que o plugin e a explicação acerca desta API seja útil.
{filelink=1}
Um abraço!