Configurar o WordPress Multisite, também conhecido como WordPress MU ou simplesmente WordPress Multiblog, pode em alguns casos ser uma dor de cabeça devido principalmente às configurações dos servidores web que servem os pedidos ao WordPress. Nesta primeira parte da série iremos abordar como facilmente ligar e instalar a opção Multisite do WordPress tentando abordar todo o tipo de configurações que o seu servidor possa deter incluindo diferentes ambientes e servidores. Nesta parte não vamos ainda olhar as soluções para montar ou escalar uma rede com muitos blogs – estamos ainda a dar os passos iniciais!

Durante esta série de tutoriais iremos:

  • Ensinar como ligar facilmente a opção de Multisite no WordPress e o que fazer após a instalação do Multisite concluída;
  • Abordar soluções de plugins testados que podem ajudá-lo no desenvolvimento do seu projecto para criar facilmente a sua rede de blogues;
  • Desenvolver snippets de códigos e mostrar o “canivete suíço” de funções exclusivas do WordPress Multisite;
  • Abordar várias soluções de configuração e ambientes de trabalho: desde o servidor web Apache ao servidor Nginx, passando por outras soluções de routeamento estático tais como o servidor lighttpd;
  • Abordar as soluções de cache em memória, usando memcached ou APC, assim como soluções de cache persistente estáticas em disco, para acelerar a sua rede e evitar ligações perdidas;
  • Aumentar o poder da sua instalação WordPress Multisite de modo a poder aceitar mais ligações simultâneas sem perda de performance dos seus sites;
  • Escalar a sua rede para usar multiplas bases de dados e aumentar o poder da sua rede;
  • Como estruturar e manter uma rede com mais de 1 milhão de blogues;
  • Mostrar soluções encontradas para problemas com o Multisite;
  • Desenvolver teoricamente configurações de rede Multisite para várias soluções de mercado;

PARTE V – PLUGINS, SOLUÇÕES E MANUTENÇÃO DA REDE

Na primeira parte desta série abordámos questões relacionadas com a instalação do WordPress multisite em vários ambientes e configurações. Na segunda parte falámos sobre como aumentar a performance do servidor e na terceira parte falámos sobre o banco de dados do multisite. Na quarta e penúltima parte desta série obrodámos soluções de plugins, snippets de código e desvendámos várias funções nativas do WordPress Multisite.

Nesta quinta e última parte iremos continuar a falar de alguns plugins e soluções do mercado para se usar na sua rede WordPress. Iremos abordar soluções para escalar cuidadosamente a sua rede e mantê-la ao alcance de todos sem muito esforço.

SOLUÇÕES PARA REDES MULTISITE

Para o mundo das instalações multisite existem várias soluções para quase todo o tipo de mercados, desde plugins pagos e gratuítos a temas completamente prontos a instalar, passando por soluções que requerem algum nível de código. Ficam aqui algumas soluções interessantes:

BUDDYPRESS

Começamos por um fantástico plugin criado pela comunidade WordPress e com “cartas dadas”. Como o próprio nome indica, este plugin transforma o WordPress tornando-o uma rede social que poderá ser usada pelos utilizadores que se inscrevem no site.

Com o advento do multisite, muito foi o trabalho da equipa para reescrever parte do plugin para este funcionar em modo multisite. Você poderá tirar partido dessa instalação e criar uma solução de hosting de redes sociais, por exemplo.

O BuddyPress inclui a criação de blogs e grupos de discussão e permite a cada usuário ter um perfil público, amigos e trocar mensagens entre usuários. É a solução perfeita para redes sociais para nichos de mercado.

Um exemplo disso é a solução apontada pelos colegas da WPMU.org, com um tema que, interligado com o BuddyPress, possibilita qualquer usuário inscrever-se para criar uma comunidade online. Esse tema permite você cobrar por subscrição ou escolher vários outros meios de pagamento.

» Download do BuddyPress
» Download do Tema Blogs da WPMU 

BB-PRESS

Este plugin, também criado pela equipa do WordPress, é uma solução de qualidade se você pretende fornecer aos clientes da sua rede uma maneira fácil e intuitiva de criar e gerir foruns online. Da mesma forma que o BuddyPress, este plugin interliga-se totalmente com a instalação multisite possibilitando que cada blog da rede tenha o seu forum online.

» Download do bbPress

NETWORK

Este tema para WordPress e Buddypress possibilita-o de ter vários blogs e grupos de discussão dentro de uma rede multisite. À semelhança do WordPress.com, você tem também uma opção de aparecer um mosaico com os artigos mais populares ou mais recentes de toda a rede de websites.

» Download Network Theme

EDUBLOGS

A EduBlogs é um serviço de hosting que permite às escolas e universidades terem a sua rede de blogs configurada em poucos minutos, pagando apenas pelo real espaço que ocupam. Este tema possibilita-o ter uma rede de blogs educacional à semelhança deste serviço. É ideal para escolas e universidades que queiram manter contacto online com os seus alunos.

» Download EduBlogs Theme

MANUTENÇÃO DA REDE

Na segunda parte deste tutorial falámos sobre performance de uma instalação multisite. Na verdade o aumento da performance de uma rede depende bastante de da forma como a mantemos, ou seja, a manutenção da estrutura é algo de muito importante, principalmente do banco de dados. Podemos pensar no software do WordPress como a máquina central, o coração que faz mexer todo o sistema, e o banco de dados como o seu cérebro, onde todo o conteúdo e configurações está guardado. Desta forma é importante manter todas as tabelas otimizadas e limpas de indexes que não são mais necessários. Muitas vezes não é fácil otimizar um banco de dados MySQL pois não existe forma de o aceder, felizmente no WordPress encontramos uma ferramenta que nos pode ajudar com isso:

Reparador de Bancos de dados do WordPress

Este pequeno script pode ser acedido através do browser wp-admin/maint/repair.php podendo ajudar-nos a reparar e a otimizar as nossas tabelas. Para isso é necessário editar o ficheiro wp-config.php e colocar a seguinte definição:

define('WP_ALLOW_REPAIR', true);

Porque este script é independente do software do WordPress, esta definição abre o caminho para que possamos aceder e corrê-lo. No final deste processo, encontrará o seguinte texto:

Por questões de segurança você deverá comentar com duas // esta definição por forma a que visitantes mal-intensionados não acedam ao script podendo quebrar o seu site.

Usar o InfiniteWP para gerir instalações WordPress

Já aqui falámos no InfiniteWP. Ele é um software que você pode instalar no seu servidor ou na sua máquina local para gerir facilmente várias instalações do WordPress. Poderá atualizar a core, plugins e temas e até mudar algumas configurações sem sair da mesma dashboard. Caso você tenha várias instalações multisite, este software poderá facilitar-lhe a manutenção do site.

Poderá ver como configurar o InfiniteWP seguindo para este tutorial.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MAIS FREQUENTES DO MULTISITE

Por vezes, como tudo no mundo da informática, uma rede de multisites também pode falhar e é importante ter conhecimento e agir-se rapidamente para que tudo dê certo. Alguns problemas podem advir das configurações da(s) máquina(s) e outros podem até ser problemas a nível de configuração do website. Em ambos os casos, existem soluções já documentadas que o podem ajudar a resolver esses problemas.

1. Uma instalação multisite em subdomínio não funciona

Provavelmente você não criou uma entrada wildcard no seu servidor DNS. Este registo possibilita o servidor responder por qualquer subdomínio do domínio em questão. Para isso você deve seguir os passos indicados na parte 1 deste tutorial.

2. A instalação em subdiretório não funciona / os permalinks não funcionam

Você deverá criar um ficheiro .htaccess com as configurações dadas pelo WordPress no momento da instalação do multisite. Caso você não tenha apontado essas configurações, poderá fazer o download deste ficheiro htaccess, colocando na raíz da sua instalação, em conjunto com o wp-config.php e os demais ficheiros.

3. Aparece a slug /blog/ nos posts do site principal

Isto é criado intencionalmente para impossibilitar conflitos nos permalinks. Contudo é possível modificar essa estrutura navegando até ao menu de configuração dos permalinks do blog principal e remover essa opção.

4. O upload de imagens não funciona ou as imagens não estão a ir para o diretório correcto

As imagens são colocadas dentro do diretório blogs.dir e não no directório uploads como acontece numa instalação normal do WordPress. Em versões anteriores à 3.3, o sistema de upload flash por vezes falhava, contudo com as novas versões do WordPress e com o novo sistema de upload não existem relatos de mal funcionamento. Caso o erro persista, poderá usar o sistema de upload direto do browser.

Esperamos que esta série tenha sido útil para a sua rede de blogs.

Até breve!