A utilização de WordPress para a criação de websites é uma prática comum nos dias de hoje, fugindo ao conceito básico da utilização desta plataforma apenas para a criação de blogs. Devido à grande versatilidade e poder de WordPress, é possível criar fantásticos websites para os seus clientes, tirando partido de todas as funcionalidades que a plataforma oferece. Como referimos, WordPress é muito versátil e flexivel e por isso mesmo é possível alterar elementos da plataforma, como os logos apresentados na página de login, o nome do cliente no painel de administração, entre outros itens.
Aquilo que o cliente vê é extremamente importante, e muitas das vezes, principalmente com clientes que não têm a noção do que é a programação, aquilo que realmente lhes importa é o aspeto do website, e não aquelas milhares de linhas de código que você teve de escrever para alterar o website de acordo com a preferência do cliente. Assim, neste artigo vamos-lhe mostrar como alterar o aspeto de alguns elementos na instalação WordPress de um cliente, fornecendo assim elementos visuais que vão agradar ao cliente e possivelmente fazendo com que ele partilhe a qualidade do seu trabalho com outras pessoas, aumentando a possibilidade de angariar mais trabalho.
1. PERSONALIZAR O LOGO DA PÁGINA DE LOGIN
Quando um cliente acede à área de login do seu website e se depara com o logo do WordPress, provavelmente vai-se questionar se naquele lugar não poderia estar o seu logo, e a verdade é que obviamente sim, poderia estar lá o seu próprio logo. São estes pequenos pormenores que fazem a diferença entre um bom trabalho e um excelente trabalho. Existem várias formas para efetuar esta alteração, incluindo a utilização de plugins – pessoalmente prefiro manter o menor número de plugins instalados possível, optando muitas vezes por fazer alterações nos ficheiros ao invés de instalar um plugin.
Assim, para personalizar o logo que é presenteado aos utilizadores na página de login da instalação WordPress, o processo é bastante simples. O primeiro passo é localizar o ficheiro functions.php presente na pasta do seu template e de seguida inserir o código abaixo. Caso não exista o ficheiro functions.php, crie um e insira o seguinte código:
function meu_logo_login() { echo '<style type="text/css"> h1 a { background-image:url('.get_bloginfo('template_directory').'/images/eplus.png) !important; } </style>'; } add_action('login_head', 'meu_logo_login');
De notar que no exemplo acima estamos a utilizar o ficheiro eplus.png que é relativo ao nosso logo. Poderá alterar tanto o diretorio onde se encontra a imagem, como obviamente o nome do ficheiro e a sua extensão. Eis o resultado final:
2. ALTERAR O URL E ALT DO LOGO
Por norma, se clicar no logo presente na página de login será levado para o website do wordpress, e o alt da imagem é “Criado com WordPress”. Estes itens também podem ser alterados através da introdução de código no ficheiro functions.php.
Para alterar o link para o URL do seu blog e o Alt para o nome do seu blog, localize o ficheiro functions.php dentro do diretório do seu template, e caso não exista crie um e insira o seguinte código:
function alt_login_url() { echo bloginfo('url'); }add_filter('login_headerurl', 'change_wp_login_url'); function alt_login_title() { echo get_option('blogname'); }add_filter('login_headertitle', 'change_wp_login_title');
Caso pretenda customizar os links e o alt, ao invés de utilizar o link e o nome do blog como no exemplo acima, poderá fazê-lo desta forma:
function alt_login_url() { echo 'http://www.escolasplus.com/'; }add_filter('login_headerurl', 'alt_login_url'); function alt_login_title() { echo 'Escolas Plus'; }add_filter('login_headertitle', 'alt_login_title');
E este é o resultado:
3. ALTERAR O RODAPÉ
Outra das alterações que pode ser feita a uma instalação WordPress é relativamente ao rodapé. Aqui você poderá inserir o seu nome enquanto desenvolvedor do website ou simplesmente inserir o nome do cliente. Esta alteração também é feita no ficheiro functions.php, podendo assim substituir o texto “Obrigado por criar com WordPress” por algo do seu agrado.
Assim, localize o seu ficheiro functions.php dentro do diretorio do seu template, e caso não exista crie um e insira o seguinte código:
function alt_admin_footer () { echo '<span id="footer-thankyou">Desenvolvido por <a href="http://www.escolasplus.com" target="_blank">Escolas Plus</a></span>'; } add_filter('admin_footer_text', 'alt_admin_footer');
E este é o resultado de acordo com o trecho de código em cima, o qual poderá alterar para inserir o texto e linkagem que pretender:
4. REMOVER SEÇÕES DO PAINEL DE ADMINISTRAÇÃO
Para a grande maioria dos seus clientes, as seções que aparecem no painel de administração são inúteis, pois enquanto utilizadores não irão tirar partido algum das informações lá contidas, relativamente a plugins, notícias, atualizações, entre outros. Então para descomplicar um pouco a vida aos seus clientes, é uma boa ideia remover essas seções e deixar o painel de administração mais limpo e menos confuso aos olhos dos clientes.
Para isso mais uma vez localize o ficheiro functions.php no diretório do seu template WordPress e caso este não existe, crie-o e insira o seguinte código:
function del_secoes_painel(){ global$wp_meta_boxes; unset($wp_meta_boxes['dashboard']['normal']['core']['dashboard_plugins']); unset($wp_meta_boxes['dashboard']['normal']['core']['dashboard_recent_comments']); unset($wp_meta_boxes['dashboard']['side']['core']['dashboard_primary']); unset($wp_meta_boxes['dashboard']['normal']['core']['dashboard_incoming_links']); unset($wp_meta_boxes['dashboard']['normal']['core']['dashboard_right_now']); unset($wp_meta_boxes['dashboard']['side']['core']['dashboard_secondary']); } add_action('wp_dashboard_setup', 'del_secoes_painel');
E este é o resultado, um look mais limpo e simples que aos olhos dos seus clientes será bem vindo:
Estas alterações podem parecer demasiado simplicistas e sem importância, mas a verdade é que aos olhos dos clientes, principalmente aqueles que não têm conhecimento algum de programação e CMSs, aquilo que interessa é o aspeto do seu website. Se você chegar ao ponto de aprimorar até o painel e área de administração, certamente estará a surpreender o cliente com o seu profissionalismo e atenção aos detalhes. Não descure os pormenores, queria sempre fazer mais e melhor!
Abraço!