Foi lançado oficialmente o WordPress 3.4, a última versão do WordPress que introduz diversas melhorias ao sistema, que a cada dia que passa, é mais perfeito e funcional. O WordPress 3.4  já está disponível para download. Este lançamento foi chamado de “Green” em honra ao guitarrista Grant Green. Este lançamento inclui diversas melhorias ao nível da customização de templates, cabeçalhos customizados, sistema para embeber Tweets e perfis do Twitter, e gerenciamento de imagens. Já aqui falámos também do WordPress 3.4 no artigo Imagens e Novidades do novo WordPress 3.4, o qual poderá consultar para mais esclarecimentos acerca das novas funcionalidades do WordPress 3.4.

Para compreender melhor o funcionamento deste WordPress 3.4 “Green”, assista ao seguinte vídeo:

Links para download do novo WordPress 3.4:

De acordo com o amigo Zé Fontainhas do blog oficial da comunidade portuguesa de WordPress:

PARA UTILIZADORES

A novidade mais visível na versão 3.4 é a personalização de temas, que lhe vai permitir experimentar e visualizar temas e opções sem ter que as publicar num site em produção. Para temas que o suportem, pode mudar cores, fundos e, claro está, cabeçalhos. Estão previstas ainda mais funcionalidades em versões futuras.

No painel irá notar ajustes destinados a tornar a sua vida mais fácil. Por exemplo, se instalou muitos temas, é agora mais fácil navegar numa só lista, sem paginação. É também possível usar imagens da sua biblioteca nos seus cabeçalhos personalizados, sem ter que as carregar de novo, especificando a altura e largura que quer usar.

Foi expandido o suporte para embeds para incluir actualizações do Twitter: basta colocar o link para um tweet numa linha própria, para que seja transformado num objecto formatado e completamente funcional. Finalmente, as legendas de imagens foram actualizadas para suportarem HTML (como links por exemplo).

wordpress

PARA DEVELOPERS

Foram implementadas centenas de melhorias nesta versão, específicamente no suporte de XML-RPC, temas, cabeçalhos personalizados, desempenho geral de WP_Query e em todo o sistema de carregamento de traduções. No Codex pode ler um muito bom resumo sobre todas estas funcionalidades ou pode ainda consultar o Trac directamente, para mais detalhes.

Para developers, foi também preparado um guia das novas APIs.

Até Já!