No seguimento da nossa parceria com o WordCamp Lisboa 2012, iremos publicar ao longo dos próximos dias diversas entrevistas com profissionais que trabalham com WordPress, e que têm não só conhecimento para compartilhar, como também uma visão fantástica sobre o que é, para que serve, e para onde caminha o WordPress. Para quem é entusiasta do WordPress, estas entrevistas são uma excelente forma de conhecer melhor alguns dos profissionais mais competentes do mundo do WordPress, e aprender um pouco mais como as suas dicas e recomendações. Nesta terceira entrevista contamos com a participação do Hugo Fernandes.

hugo fernandesQuem é e qual a sua relação com o WordPress?

Comecei a trabalhar com o WordPress há já bastantes anos. Nem sei precisar quantos… Desde o seu início que me fascinou a forma como todo o sistema foi desenvolvido para ser intuitivo e centrado no utilizador. E essa sempre foi uma bandeira que caracterizou o WordPress: a forma fácil de como se usa o gestor de conteúdos.

Como designer, para mim isso é fundamental na minha relação com um cliente. Juntando ao facto de basicamente me permitir fazer tudo aquilo que quero, facilmente se percebe porque recorro ao WordPress para a maioria dos meus projectos web e não só.

Sobre que assunto irá falar no WordCamp Lisboa 2012?

Como designer e developer, o que se tem vindo a chamar de “híbrido”, irei falar um pouco sobre essa liberdade de acção e a forma como o WordPress não condiciona a minha criatividade, pelo contrário. É essa mesma liberdade que me permite potencializar um produto para um cliente sem estar preocupado com as questões técnicas do projecto. Já usei o WordPress para tantas coisas… Websites, digital signage, mobile, gestor de conteúdos para montras interactivas… Por vezes procuramos as respostas mais difícieis quando a resposta mais fácil está mesmo ao nosso lado.

Aproveite 30% de desconto no WordCamp (Sábado) com o código: PAR-EWP-X8HTGRT

Qual é para si a melhor funcionalidade nativa do WordPress?

Eu diria que a própria arquitectura do software como um todo e a forma como nos permite facilmente criar layouts completamente personalizados é a sua grande valia. Aliado a isto, a curva de aprendizagem para mexer no gestor de conteúdos é mínima. Como freelancer, é importante rodear-me de gente capaz e que de certa forma coopere comigo nos meus projectos, e o WordPress, com a sua comunidade, funciona um pouco assim. Por vezes sinto que estou a trabalhar com uma equipa, seja pelo uso de um plugin seja pela troca de comentários sobre algo que se quer implementar.

Qual é o seu plugin WordPress favorito?

Sem qualquer tipo de dúvidas: Magic Fields. É o plugin que me permite com 3 ou 4 cliques personalizar por completo o gestor de conteúdos. Irei falar também dele no WordCamp, sempre na perspectiva de como nos ajuda a criar aquilo que idealizámos.

Alguma vez cometeu um erro em WordPress com o qual possamos aprender algo?

Ter cuidado com os plugins que se instalam. Tento recorrer ao mínimo a plugins, se bem que tenho o meu stack predefinido sempre que início um projecto. Mas por vezes dá-se o facto de alguns plugin serem “incompatíveis” com outros, geralmente por não seguirem as guidelines de programação que o WordPress recomenda. A questão da segurança também é importante, mas hoje em dia já há ferramentas para, dentro do possível, termos um site seguro.

wordcamp lisboa 2012Onde pensa que o WordPress poderá chegar nos próximos anos?

Como se tem visto, o WordPress já é utilizado como plataforma em grandes empresas e agências. De qualquer das formas, faria sentido haver uma demarcação mais forte ao uso de “blog” em termos estratégicos. Ainda há muito essa relação entre WordPress = Plataforma de Blogs, o que sabemos que é bastante redutor.

Que conselho deixaria para desenvolvedores e entusiastas que começam agora a trabalhar com o WordPress?

Brinquem, estraguem e leiam o Codex. Pensem primeiro numa ideia e depois procurem a solução. De certeza que existe e que está por aí. Se não existir, criem-na.

Quais são as suas expectativas para o WordCamp Lisboa 2012?

Acima de tudo, fortalecer o nome na comunidade e estreitar laços pessoais. Para quem vem a primeira vez, que tenham um dia divertido e que saiam de lá cheios de inspiração.

Aproveite 30% de desconto no WordCamp (Sábado) com o código: PAR-EWP-X8HTGRT

Até Já!