Aquando do lançamento da barra de ferramentas do WordPress na versão 3.3, houve muita gente que se colocou logo contra e outras pessoas que se colocaram a favor. A verdade é que esta foi provavelmente uma das alterações que provocou algum descontentamento junto de alguns usuários de WordPress, afirmando que a plataforma estaria já a ficar demasiado complexa e com demasiadas funcionalidades, e que algumas delas não seriam úteis. Em termos pessoais, penso que a barra de ferramentas introduzida é útil e poderá ser ainda mais útil se lhe forem aplicadas algumas alterações de modo a facilitar ainda mais o seu trabalho enquanto blogueiro e gestor de um website com a plataforma WordPress.

A barra de ferramentas faz a ligação entre o backend da sua instalação com o frontend, quer isto dizer que se você estiver no front end do seu website e pretender fazer alguma alteração ou aceder aos artigos, não necessita de ir primeiro ao painel de administração e navegar para onde pretende – com a barra de ferramentas terá tudo ao seu alcance no front end, com ligações diretas para muitas áreas do painel de administração. Com a introdução de algumas alterações á barra de ferramentas, poderemos potenciar ainda mais a utilidade desta funcionalidade, fazendo com que o seu trabalho seja facilitado e seja mais rápido navegar entre o front end do seu website e o painel de administração. Ao contrário daquilo que tem vindo a ser hábito nos meus últimos artigos, vou abrir uma excepção e recomendar a utilização de plugins, muito por culpa da sua extrema utilidade e potencial. Para a localização, para baixar e enviar ficheiros poderá utilizar um cliente de FTP  á sua escolha (recomendamos a utilização do cliente FTP Filezilla).

1. CLICKY ANALITYCS

O Clicky Analytics é um serviço que lhe fornece informações em tempo real sobre os visitantes do seu website. Com o aparecimento deste serviço, surgiu um plugin para WordPress que insere um gráfico sobre os visitantes na sua barra de ferramentas. Para a utilização do plugin Clicky by Yoast é necessário ter uma conta registrada em www.getclicky.com. O passo seguinte é instalar o plugin Clicky by Yoast e inserir os dados do seu website que registou no website do clicky.

Os dados:

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

O local onde deverá inserir os dados:

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

Depois de introduzir os dados do seu website no plugin Click by Yoast, será introduzido um gráfico na sua barra de ferramentas com dados estatísticos relativos aos visitantes do seu website nas últimas 48horas.

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

De notar que imediatamente após a instalação, não irão ser apresentados quaisquer dados pois ainda não houve tempo para fazer a sua recolha. Se clicar sobre o gráfico, será levado para o website do Clicky onde terá á sua disposição uma série de dados que lhe poderão ser úteis.

2. IDENTIFICAÇÃO DE FICHEIROS

Se você gosta de trabalhar com themes WordPress e por vezes se vê atrapalhado e confuso sobre qual o ficheiro que está a criar a página atual, este plugin é essencial para si, pois introduz um campo na barra de ferramentas que lhe indica qual o ficheiro do theme que está a ser utilizado nesse preciso momento para criar a página atual. Para introduzir este item na barra de ferramentas, você terá de instalar o plugin What Template File Am I Viewing? e será automaticamente introduzido um novo campo na sua barra de ferramentas que lhe mostra não só o nome do ficheiro como também o endereço do mesmo:

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

3. MUDAR BARRA DE FERRAMENTAS DE LOCAL

Se você gosta da barra de ferramentas mas não gosta que ela esteja posicionada no topo da página, poderá movê-la para outro local. Neste caso vamos mover a barra de ferramentas para o fundo da página, e para isso é necessário introduzir um trecho de código no ficheiro functions.php – localize este ficheiro que estará dentro do diretório do theme do seu website e edite-o, introduzindo o seguinte código:

function fb_move_admin_bar() {
    echo '
    <style type="text/css">
    body { 
    margin-top: -28px;
    padding-bottom: 28px;
    }
    body.admin-bar #wphead {
       padding-top: 0;
    }
    body.admin-bar #footer {
       padding-bottom: 28px;
    }
    #wpadminbar {
        top: auto !important;
        bottom: 0;
    }
    #wpadminbar .quicklinks .menupop ul {
        bottom: 28px;
    }
    </style>';
}

// on backend area
add_action( 'admin_head', 'fb_move_admin_bar' );

// on frontend area
add_action( 'wp_head', 'fb_move_admin_bar' );

Depois de salvar a edição do ficheiro, verifique o resultado:

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

4. APAGAR ARTIGOS NA BARRA DE FERRAMENTAS

Normalmente quando se cria um artigo não é com o intuito de um dia o apagar, mas a verdade é que por vezes dá imenso jeito ter um botão para apagar artigos diretamente no front end do website. Imaginemos por exemplo que você está a fazer uma revisão a um website e pretende apagar alguns artigos enquanto navega no mesmo, com esta funcionalidade você poderá poupar imenso tempo ao não ter de se dirigir ao painel de administração quando quiser apagar um artigo. Para inserir esta funcionalidade, localize uma vez mais o ficheiro functions.php que se encontra presente no diretorio do seu template e insira o seguinte código:

function fb_add_admin_bar_trash_menu() {
  global $wp_admin_bar;
  if ( !is_super_admin() || !is_admin_bar_showing() )
      return;
  $current_object = get_queried_object();
  if ( empty($current_object) )
      return;
  if ( !empty( $current_object->post_type ) && 
     ( $post_type_object = get_post_type_object( $current_object->post_type ) ) && 
     current_user_can( $post_type_object->cap->edit_post, $current_object->ID ) 
  ) {
    $wp_admin_bar->add_menu( 
        array( 'id' => 'delete', 
            'title' => __('Apagar'), 
            'href' => get_delete_post_link($current_object->term_id) 
        ) 
    );
  }
}
add_action( 'admin_bar_menu', 'fb_add_admin_bar_trash_menu', 35 );

Depois de inserir o código e salvar as alterações, verifique o resultado:

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

5. HABILITAR BARRA DE FERRAMENTAS APENAS PARA ADMINISTRADORES

Na gestão de um website você poderá querer que a barra de ferramentas não esteja disponível para os restantes usuários além dos administradores, e embora o WordPress não forneça uma solução para introduzir esta limitação, é possível limitar a utilização da barra de ferramentas apenas aos usuários que tenham permissões de administração no website. Para isso é necessário inserir uma pequena alteração no ficheiro functions.php presente no diretório do theme do seu website. Então, edite o ficheiro e insira o seguinte código:

if (!current_user_can('administrator')):
  show_admin_bar(false);
endif;

Ao fazer login com uma conta de usuário que não tenha permissões de administrador, a barra de ferramentas não será apresentada:

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

6. REMOVER ITENS DA BARRA DE FERRAMENTAS

Da mesma forma que é possível introduzir novos elementos na barra de ferramentas, também é possível remover itens que estejam presentes por defeito. Alguns desses itens poderão não ser úteis para si, pelo que será de valor você poder removê-los por duas razões: Para libertar espaço para poder inserir novos itens como temos vindo a fazer neste tutorial, ou simplesmente para limpar a imagem da barra de ferramentas e remover os itens que não lhe interessam e que não vai usar.  Para isso, poderá tirar os elementos que quiser utilizando o código abaixo:

function my_edit_toolbar($wp_toolbar) {
	$wp_toolbar->remove_node('wp-logo');
	$wp_toolbar->remove_node('site-name');
	$wp_toolbar->remove_node('updates');
	$wp_toolbar->remove_node('comments');
	$wp_toolbar->remove_node('new-content');
	$wp_toolbar->remove_node('top-secondary');
}

add_action('admin_bar_menu', 'my_edit_toolbar', 999);

 (De notar que o código que apresentámos irá retirar TODOS os elementos que estão presentes na barra de ferramentas por defeito, pelo que deverá editar o código e optar por remover apenas os elementos que pretender)

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

7. ALTERAR AS BOAS VINDAS NO PAINEL DE ADMINISTRAÇÃO

Esta é uma das alterações em que se trata apenas de caprichar um pouco na sua instalação WordPress, fornecendo aos seus usuários uma experiência um pouco diferente daquela que encontrarão em outros websites por defeito. Por norma a saudação no painel de administração é “Olá, <nome de usuário>”, e é bastante banal e é aquela que é utilizada por defeito em todas as instalações WordPress. E se pretender alterar esta saudação e inserir uma ao seu gosto? O processo passa por alterar o ficheiro functions.php presente no diretório do seu theme, inserindo um trecho de código. Então, edite o ficheiro e insira o seguinte código:

add_action( 'admin_bar_menu', 'wp_admin_bar_my_custom_account_menu', 11 );

function wp_admin_bar_my_custom_account_menu( $wp_admin_bar ) {
	$user_id = get_current_user_id();
	$current_user = wp_get_current_user();
	$profile_url = get_edit_profile_url( $user_id );

if ( 0 != $user_id ) {
	/* Add the "My Account" menu */
	$avatar = get_avatar( $user_id, 28 );
	$howdy = sprintf( __('Seja Bem-Vindo, %1$s'), $current_user->display_name );
	$class = empty( $avatar ) ? '' : 'with-avatar';

	$wp_admin_bar->add_menu( array(
		'id' => 'my-account',
		'parent' => 'top-secondary',
		'title' => $howdy . $avatar,
		'href' => $profile_url,
		'meta' => array(
		'class' => $class,
	),
) );

}
}

E aqui está o resultado:

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

Se pretender alterar a saudação para uma ao seu gosto, basta alterar o texto “Seja Bem-Vindo” para aquilo que pretender e será feita a alteração de acordo com o que inserir.

8. INSERIR UM MENU DE ITENS PERSONALIZADOS

Esta é uma das alterações que é feita com a utilização de um plugin, e que lhe poderá ser muito útil em termos de usabilidade do seu website enquanto administrador. Com a utilização do plugin Enhanced Admin Bar with Codex Search será inserido um menu drop down na sua barra de ferramentas com os itens por defeito, mas a verdade é que também lhe permite criar o seu próprio menu dropdown com os itens que pretender. Então, depois de instalar o plugin, dirija-se ao painel de configurações do mesmo e seleccione a opção “Add custom menu option for admin bar”

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

De seguida dirija-se ás configurações de Menu e crie um novo menu com os itens que pretender:

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

De seguida seleccione o menu criado na opção “Admin Bar Custom Navigation Menu”:

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

Salve as alterações e verifique as alterações na barra de ferramentas:

8 Métodos para melhorar a Toolbar do WordPress

Abraço!