A utilização de sliders de imagens relativas aos artigos com o respetivo link tem sido uma prática comum nos websites no dia de hoje, sendo esta uma forma de aumentar a linkagem entra artigos e fazer com que os visitantes não leiam só o artigo em questão como também tenham á sua disposição outros artigos que sejam ou não relacionados com o mesmo tema. Este tipo de abordagem pode fazer com que a taxa de rejeição dos seus artigos seja menor, fazendo também com que os visitantes naveguem durante mais tempo e em mais páginas nos seus websites. Assim, esta pode ser considerada uma boa prática quando se pretende que os visitantes visualizem mais conteúdos e continuem a ter interesse acentuado no seu website. Neste artigo vamos-lhe mostrar como criar um slider de artigos que poderá inserir em qualquer local do seu website. Este artigo foi baseado no slider criado por Carina Javier para o WP Tuts. De notar que para a conclusão deste artigo o usuário deve ter alguns conhecimentos de CSS, uma vez que provavelmente terá de utilizar os seus conhecimentos para fazer as alterações necessárias para que o slider seja apresentado corretamente não só em termos visuais, como também em termos de posicionamento do mesmo.

1. DOWNLOAD DE FICHEIROS

Para a conclusão deste artigo irá necessitar de fazer o download de um ficheiro javascript que irá ser o núcleo do slider, denominado CarouFredSel, um ficheiro criado propositadamente para o efeito que poderá ser baixado em CarouFredSel. Depois de baixado o ficheiro (que á data de criação deste artigo estava na versão 6.1.0) insira-o no diretório que pretender e achar mais oportuno. De notar que irá necessitar de linkar para este ficheiro durante a execução deste artigo.

2. EDITAR FICHEIRO FUNCTIONS.PHP

Para a conclusão deste artigo iremos necessitar de alterar três ficheiros do seu theme distintos: o functions.php, o style.css e o ficheiro onde você pretenda inserir o slider. Assim, começamos com o ficheiro functions.php presente no diretório do seu theme WordPress. Edite-o e insira o seguinte código:

if ( function_exists( 'add_image_size' ) ) {
    add_image_size( 'sliderimg', 200, 150, true );
}

Este pequeno trecho de código irá determinar a função e o tamanho das imagens a ser apresentadas. Desde já poderá começar a determinar ao seu gosto qual o tamanho das imagens a ser utilizadas durante o artigo e que serão apresentadas no seu slider final.

De seguida é necessário fazer a chamada aos ficheiros Javascript que irão ser utilizados, nomeadamente o ficheiro que foi baixado no ponto anterior e um ficheiro que iremos criar mais à frente. Assim, insira o seguinte código dentro do ficheiro functions.php:

function load_caroufredsel() {
    wp_register_script( 'caroufredsel', get_template_directory_uri() . '/js/jquery.carouFredSel-6.1.0-packed.js', array( 'jquery' ), '6.1.0', true );
    wp_enqueue_script( 'caroufredsel_pre', get_template_directory_uri() . '/js/caroufredsel_pre.js', array( 'caroufredsel' ), '', true );
}
add_action( 'wp_enqueue_scripts', 'load_caroufredsel' );

3. CRIANDO UM FICHEIRO AUXILIAR

Para o correto funcionamento do slider iremos necessitar de criar um ficheiro Javascript onde iremos inserir alguns dados:

jQuery(function($) {
    $('#foo2').carouFredSel({
        prev: '#prev2',
        next: '#next2',
        auto: false,
        items: 3,
    });
});

Neste ficheiro estamos a introduzir alguns comportamentos que irão ser adotados pelo slider.

4. EDITANDO O FICHEIRO DO THEME

Para a introdução do slider em um local do seu theme, é necessário editar um ficheiro (o qual pretende onde o slider seja apresentado). Assim, escolha o ficheiro mais pertinente para introduzir o slider, edite-o e insira o seguinte código:

<div class="list_carousel">
    <ul id="foo2">
        <?php
        $carouselPosts = new WP_Query();
        $carouselPosts->query('showposts=12');
        ?>
        <?php while ($carouselPosts->have_posts()) : $carouselPosts->the_post(); ?>
        <li>
            <a href="<?php the_permalink() ?>" title="<?php the_title(); ?>"><?php echo get_the_post_thumbnail($id, 'sliderimg'); ?></a>
            <div class="slidertitle"><a href="<?php the_permalink() ?>" rel="bookmark" title="Link para <?php the_title_attribute(); ?>"><?php the_title(); ?></a></div>
        </li>
        <?php endwhile; ?>
    </ul>
    <div class="clearfix"></div>
    <a class="prev" id="prev2" href="#"><span>ante</span></a>
    <a class="next" id="next2" href="#"><span>segui</span></a>
</div>

Neste momento o slider deverá já estar a ser apresentado na página onde determinou.

5. ESTILIZAÇÃO

A estilização é um item integrante deste artigo, e voltamos a lembrar que este ponto é um dos mais importantes e provavelmente aquele que lhe irá dar mais trabalho, pois além de estilizar o slider, irá também determinar o seu posicionamento bem como o posicionamento dos elementos. Assim, edite o ficheiro style.css do seu theme e insira o seguinte código:

.list_carousel {
    height: 175px;
    margin: 30px, auto;
    overflow: hidden;
    width: 760px;
}
.list_carousel ul {
    margin: 0;
    padding: 0;
    list-style: none;
    display: block;
}
.list_carousel li {
    font-size: 14px;
    color: #333;
    width: 200px;
    padding: 0;
    margin: 2px;
    display: block;
    float: left;
}
.list_carousel.responsive {
    width: auto;
    margin-left: 0;
}
.list_carousel .clearfix {
    float: none;
    clear: both;
}
.list_carousel a.prev {
    background: url("next-arrow-left.png") no-repeat scroll 0 0 transparent;
    display: block;
    height: 150px;
    position: relative;
    left:-30px !important;
    top: -362px;
    width: 50px;
}
.list_carousel a.next {
    background: url("next-arrow-right.png") no-repeat scroll 0 0 transparent;
    display: block;
    height: 150px;
    position: relative;
    left: 632px !important;
    top: -512px;
    width: 50px;
}
.list_carousel a.prev {
}
.list_carousel a.next {
    right: -29px;
}
.list_carousel a.prev.disabled, a.next.disabled {
    cursor: default;
}
.list_carousel a.prev span, a.next span {
    display: none;
}
#foo2 {
    left: 20px;
    margin: 0 2px;
    position: relative;
}

Todos os valores, e principalmente aqueles que determinam o posicionamento do slider e dos seus elementos devem ser revistos por si, uma vez que estes valores introduzidos foram aqueles que a nós nos serviram e permitiram o correto posicionamento do slider e dos elementos.

6. RESULTADO

Este é o resultado tendo em conta os valores que utilizamos na estilização:

Crie o seu próprio slider de artigos

(As imagens não correspondem de todo ao conteúdo dos artigos, sendo este o blog de testes utilizado para demonstração dos nossos artigos)

7. OBSERVAÇÕES

Como referimos no início do artigo, são necessários alguns conhecimentos não só a nível da linguagem de programação PHP e como trabalhar themes WordPress, como também conhecimentos a nível do CSS. Assim, para o correto funcionamento do slider e correto posicionamento do mesmo você terá de editar os valores que fornecemos, fazendo com que o slider seja posicionado e estilizado de acordo com a sua preferência e necessidade.

Abraço!