A utilização de sliders de imagens relativas aos artigos com o respetivo link tem sido uma prática comum nos websites no dia de hoje, sendo esta uma forma de aumentar a linkagem entra artigos e fazer com que os visitantes não leiam só o artigo em questão como também tenham á sua disposição outros artigos que sejam ou não relacionados com o mesmo tema. Este tipo de abordagem pode fazer com que a taxa de rejeição dos seus artigos seja menor, fazendo também com que os visitantes naveguem durante mais tempo e em mais páginas nos seus websites. Assim, esta pode ser considerada uma boa prática quando se pretende que os visitantes visualizem mais conteúdos e continuem a ter interesse acentuado no seu website. Neste artigo vamos-lhe mostrar como criar um slider de artigos que poderá inserir em qualquer local do seu website. Este artigo foi baseado no slider criado por Carina Javier para o WP Tuts. De notar que para a conclusão deste artigo o usuário deve ter alguns conhecimentos de CSS, uma vez que provavelmente terá de utilizar os seus conhecimentos para fazer as alterações necessárias para que o slider seja apresentado corretamente não só em termos visuais, como também em termos de posicionamento do mesmo.
1. DOWNLOAD DE FICHEIROS
Para a conclusão deste artigo irá necessitar de fazer o download de um ficheiro javascript que irá ser o núcleo do slider, denominado CarouFredSel, um ficheiro criado propositadamente para o efeito que poderá ser baixado em CarouFredSel. Depois de baixado o ficheiro (que á data de criação deste artigo estava na versão 6.1.0) insira-o no diretório que pretender e achar mais oportuno. De notar que irá necessitar de linkar para este ficheiro durante a execução deste artigo.
2. EDITAR FICHEIRO FUNCTIONS.PHP
Para a conclusão deste artigo iremos necessitar de alterar três ficheiros do seu theme distintos: o functions.php, o style.css e o ficheiro onde você pretenda inserir o slider. Assim, começamos com o ficheiro functions.php presente no diretório do seu theme WordPress. Edite-o e insira o seguinte código:
if ( function_exists( 'add_image_size' ) ) { add_image_size( 'sliderimg', 200, 150, true ); }
Este pequeno trecho de código irá determinar a função e o tamanho das imagens a ser apresentadas. Desde já poderá começar a determinar ao seu gosto qual o tamanho das imagens a ser utilizadas durante o artigo e que serão apresentadas no seu slider final.
De seguida é necessário fazer a chamada aos ficheiros Javascript que irão ser utilizados, nomeadamente o ficheiro que foi baixado no ponto anterior e um ficheiro que iremos criar mais à frente. Assim, insira o seguinte código dentro do ficheiro functions.php:
function load_caroufredsel() { wp_register_script( 'caroufredsel', get_template_directory_uri() . '/js/jquery.carouFredSel-6.1.0-packed.js', array( 'jquery' ), '6.1.0', true ); wp_enqueue_script( 'caroufredsel_pre', get_template_directory_uri() . '/js/caroufredsel_pre.js', array( 'caroufredsel' ), '', true ); } add_action( 'wp_enqueue_scripts', 'load_caroufredsel' );
3. CRIANDO UM FICHEIRO AUXILIAR
Para o correto funcionamento do slider iremos necessitar de criar um ficheiro Javascript onde iremos inserir alguns dados:
jQuery(function($) { $('#foo2').carouFredSel({ prev: '#prev2', next: '#next2', auto: false, items: 3, }); });
Neste ficheiro estamos a introduzir alguns comportamentos que irão ser adotados pelo slider.
4. EDITANDO O FICHEIRO DO THEME
Para a introdução do slider em um local do seu theme, é necessário editar um ficheiro (o qual pretende onde o slider seja apresentado). Assim, escolha o ficheiro mais pertinente para introduzir o slider, edite-o e insira o seguinte código:
<div class="list_carousel"> <ul id="foo2"> <?php $carouselPosts = new WP_Query(); $carouselPosts->query('showposts=12'); ?> <?php while ($carouselPosts->have_posts()) : $carouselPosts->the_post(); ?> <li> <a href="<?php the_permalink() ?>" title="<?php the_title(); ?>"><?php echo get_the_post_thumbnail($id, 'sliderimg'); ?></a> <div class="slidertitle"><a href="<?php the_permalink() ?>" rel="bookmark" title="Link para <?php the_title_attribute(); ?>"><?php the_title(); ?></a></div> </li> <?php endwhile; ?> </ul> <div class="clearfix"></div> <a class="prev" id="prev2" href="#"><span>ante</span></a> <a class="next" id="next2" href="#"><span>segui</span></a> </div>
Neste momento o slider deverá já estar a ser apresentado na página onde determinou.
5. ESTILIZAÇÃO
A estilização é um item integrante deste artigo, e voltamos a lembrar que este ponto é um dos mais importantes e provavelmente aquele que lhe irá dar mais trabalho, pois além de estilizar o slider, irá também determinar o seu posicionamento bem como o posicionamento dos elementos. Assim, edite o ficheiro style.css do seu theme e insira o seguinte código:
.list_carousel { height: 175px; margin: 30px, auto; overflow: hidden; width: 760px; } .list_carousel ul { margin: 0; padding: 0; list-style: none; display: block; } .list_carousel li { font-size: 14px; color: #333; width: 200px; padding: 0; margin: 2px; display: block; float: left; } .list_carousel.responsive { width: auto; margin-left: 0; } .list_carousel .clearfix { float: none; clear: both; } .list_carousel a.prev { background: url("next-arrow-left.png") no-repeat scroll 0 0 transparent; display: block; height: 150px; position: relative; left:-30px !important; top: -362px; width: 50px; } .list_carousel a.next { background: url("next-arrow-right.png") no-repeat scroll 0 0 transparent; display: block; height: 150px; position: relative; left: 632px !important; top: -512px; width: 50px; } .list_carousel a.prev { } .list_carousel a.next { right: -29px; } .list_carousel a.prev.disabled, a.next.disabled { cursor: default; } .list_carousel a.prev span, a.next span { display: none; } #foo2 { left: 20px; margin: 0 2px; position: relative; }
Todos os valores, e principalmente aqueles que determinam o posicionamento do slider e dos seus elementos devem ser revistos por si, uma vez que estes valores introduzidos foram aqueles que a nós nos serviram e permitiram o correto posicionamento do slider e dos elementos.
6. RESULTADO
Este é o resultado tendo em conta os valores que utilizamos na estilização:
(As imagens não correspondem de todo ao conteúdo dos artigos, sendo este o blog de testes utilizado para demonstração dos nossos artigos)
7. OBSERVAÇÕES
Como referimos no início do artigo, são necessários alguns conhecimentos não só a nível da linguagem de programação PHP e como trabalhar themes WordPress, como também conhecimentos a nível do CSS. Assim, para o correto funcionamento do slider e correto posicionamento do mesmo você terá de editar os valores que fornecemos, fazendo com que o slider seja posicionado e estilizado de acordo com a sua preferência e necessidade.
Abraço!