Iniciamos hoje uma nova série de tutoriais de WordPress para Iniciantes, que irá preencher o blog durante algumas semanas, com tutoriais básicos, intermédios e avançados, para quem pretende ficar a conhecer melhor o sistema, e ganhar noções de praticamente tudo aquilo que é realmente importante nesta incrível plataforma de criação de sites e blogs. Com o objetivo de colmatar algumas lacunas de conteúdos e também oferecer conteúdo especializado a um público menos experiente, vamos introduzir esta série WordPress para Iniciantes que o ajudará a dar os primeiros passos no WordPress, e começar a criar os seus projetos de uma forma profissional e orientada para o sucesso.
Neste primeiro Tutorial vamos aprender como instalar o WordPress num servidor de hospedagem, e deixar ele pronto para ser trabalhado. Logicamente, você vai precisa de uma conta de hospedagem com Cpanel, e também um domínio para o seu novo blog. Ao longo desta aula vamos aprender como criar o banco de dados para o WordPress, instalar o WordPress no seu servidor de hospedagem via FTP e como correr as configurações básicas de instalação. Na verdade, a instalação do WordPress não demora mais do que 5 minutos!
1. BAIXAR O PACOTE DO WORDPRESS
O primeiro passo é baixar o pacote do WordPress no site oficial. Partindo do princípio que você quer uma versão em Português, você tem duas opções, a versão em Português do Brasil e também a versão em Português de Portugal. Escolha a sua versão favorita e faça download do ficheiro conforme explica a imagem em cima.
Ao baixar o pacote do WordPress, você receberá um ficheiro .zip com todos os ficheiros de instalação do WordPress. Você precisa descompactar esse ficheiro para que fique com uma pasta WordPress no ambiente de trabalho do seu computador. É a partir dessa pasta que vamos trabalhar a instalação do WordPress em seu servidor de hospedagem.
2. CRIAR BANCO DE DADOS
O primeiro passo na criação do banco de dados, é você acessar o Cpanel da sua conta de hospedagem. Por norma o endereço está disponível em www.seu-site.com/cpanel e usar os dados de acesso providenciados pela empresa onde você contratou a hospedagem.
Ao acessar o Cpanel, você terá de clicar na seção “Databases” no ícone que diz MySQL Databases.
No passo seguinte, você precisa começar por criar o seu banco de dados. Ele vai o usar o prefixo definido por padrão, pelo que você terá apenas de dar um nome para o banco de dados, que poderá ser aquilo que você bem desejar. Depois de escrever o nome do banco, clique em “Create Database”.
Para verificar que o banco de dados foi criado corretamente, você deverá ver uma linha abaixo na seção “Current Databases” onde aparece os bancos de dados criados, qual o tamanho desse banco de dados, e ainda a possibilidade de eliminar um determinado banco de dados criado.
Anote o nome do banco de dados num bloco de notas.
No passo seguinte, você precisa criar um usuário, que mais tarde iremos associar ao banco de dados. Repete-se o processo acima indicado, onde você pode escrever aquilo que bem desejar como o nome do usuário. Defina uma senha para o usuário, usando o gerador de palavras-chave que está disponível. Dessa forma você poderá criar uma senha muito forte. Depois de concluído, clique em “Create User”.
Anote o nome do usuário e senha no bloco de notas também.
Por fim, precisamos associar o nosso usuário ao banco de dados criado, para que ele possa editar, eliminar, criar, etc. Escolha no menu o usuário e o banco de dados criado, e clique em “Add” para adicionar os privilégios de ambos.
Por fim, precisamos apenas definir que o usuário tem todos os privilégios no banco de dados. Seleccione a opção “All Privileges” e clique em “Make Changes” para efetuar as alterações. Dessa forma seu banco de dados fica perfeitamente criado e associado ao usuário, e poderemos partir para o passo seguinte.
3. LIGAR AO SERVIDOR DE HOSPEDAGEM
Para você se ligar ao seu servidor de hospedagem, para carregar o WordPress, você vai precisar de usar um cliente de FTP. Aquele que recomendamos tanto para usuários de Mac OSX como de Windows, é o aplicativo FileZilla. Baixe uma cópia do software e instale-o no seu computador. Depois disso, abra o software para iniciarmos o processo de ligação ao seu servidor de hospedagem.
No topo do software FileZilla, você pode colocar os dados de anfitrição, que será sempre ftp.seu-site.com, o nome de usuário e palavra-chave fornecidos pelo seu serviço de hospedagem, e clicar em “Ligação Rápida” para acessar de imediato o seu servidor.
Ao entrar no seu servidor, você irá ver uma lista de ficheiros idêntica a esta da imagem em cima. Você terá de abrir a pasta “public_html” que é a seção pública do seu servidor, onde será instalado o WordPress.
4. CONFIGURAR O WORDPRESS
Fazemos uma pausa no FTP para já, para configurarmos o ficheiro de configuração do WordPress, antes de o carregarmos para dentro da pasta “public_html” do nosso servidor. Para o fazer, precisamos abrir primeiro a pasta WordPress que baixámos e descompactámos do site oficial do WordPress.
Ao abrirmos a pasta, vamos procurar o ficheiro “wp-config-sample.php” e alterar o seu nome para “wp-config.php”. O nome desse ficheiro precisamente obrigatoriamente de ser alterado. Depois disso, vamos precisar de o abrir e editar. Para editarmos esse ficheiro, vamos precisar de um software de leitura de código PHP. Para quem tem Mac OSX recomendamos o aplicativo Sublime Text 2. Para quem tem Windows recomendamos o aplicativo Notepad++.
Instale o software, e abra o ficheiro “wp-config.php” usando esse mesmo software.
Entre as linhas 19 e 25 do código desse ficheiro, vamos precisar colocar as informações do banco de dados que guardámos no Passo Nº2, nomeadamente o nome do banco de dados, nome do usuário do banco de dados e password do usuário do banco de dados.
Preencha os campos com todas as informações que usámos no Passo Nº2, e guarde o ficheiro exatamente com o mesmo nome e terminação, neste caso “wp-config.php”.
5. CARREGAR O WORDPRESS PARA O SERVIDOR
Depois de termos editado com sucesso o ficheiro de configuração do WordPress, vamos precisar enviar todos os ficheiros do WordPress para dentro da pasta “public_html” do nosso servidor de hospedagem.
Abra a pasta WordPress que contém todos os ficheiros do WordPress, incluindo o ficheiro “wp-config.php” que estivemos a trabalhar no passo anterior, seleccione todos ficheiros e pastas presentes aí dentro, e arraste esses ficheiros para dentro da pasta “public_html” do seu servidor de hospedagem. Pode abrir a pasta “public_html” antes de arrastar os ficheiros, para ter a certeza de que os coloca no local certo.
No rodapé do seu cliente de FTP FileZilla irá aparecer o estado de processamento de envio dos ficheiros para o servidor. Dependendo da velocidade de conexão da sua internet, este processo pode levar alguns minutos até carregar todos ficheiros para o seu servidor de hospedagem. Verifique se todos os ficheiros foram transferidos com sucesso, e em caso de falha em alguns ficheiros, envie isoladamente esses ficheiros novamente.
Depois de ter enviado todos ficheiros para dentro da pasta “public_html” do seu servidor de hospedagem com sucesso, o resultado final será igual a esse que demonstra a imagem em cima.
6. CORRER O INSTALADOR DO WORDPRESS
Para correr o instalador do WordPress, digite o endereço do seu blog www.seu-blog.com no browser para iniciar o processo de instalação do WordPress.
Irá aparecer-lhe uma página exatamente idêntica a esta, onde você deverá dar um título ao seu blog, definir um nome de usuário para acesso ao blog, uma senha, indicar seu endereço de email, e ainda definir se pretende que os buscadores indexem de imediato os conteúdos do seu blog ou não. É recomendável que desative esta opção até ter conteúdos criados por si no blog, por fim a evitar que sejam indexadas páginas de teste.
Depois de configurar todos os campos, clique em “Instalar WordPress”.
Se a sua instalação tiver corrido sem qualquer tipo de problemas, você será presentado com uma mensagem “Sucesso” e poderá efetuar o login no seu WordPress, usando os dados de usuário e senha definidos no instalador.
Ao efetuar login, você será novamente presenteado com uma mensagem de Boas-Vindas ao seu novo blog WordPress, indicando que toda a sua instalação correu com sucesso, e a partir deste momento o seu blog está online e pronto a ser preenchido com conteúdos.
Se acessar o endereço do blog, irá ver também que ele já se encontra online, pronto a ser estilizado, configurado e a receber os seus primeiros conteúdos. A sua instalação foi bem sucedida, rápida e sem problemas.
Esta primeira aula de WordPress Iniciantes foi concluída com sucesso!
Abraços!