Todos sabem como as redes sociais são importantes na estratégia de geração de tráfego. Mas na prática o trabalho de compartilhar o conteúdo em todas as redes sociais importantes é um trabalho que pode consumir um tempo precioso para quem cria e gerencia seu próprio blog ou site de conteúdo.
Mais uma vez o desenvolvedor WordPress leva vantagem, pois hoje existe uma boa variedade de plugins que possibilitam o compartilhamento automático de artigos e páginas do seu WordPress. Para os céticos no uso de ferramentas automáticas para conteúdo, a resposta é custo-benefício, pois é possível em alguns casos, como o do Twitter, conseguir muito mais alcance com o uso de ferramentas de compartilhamento automático, por um custo muito menor do que dispor de um profissional para fazer a atualização.
Vamos analisar os plugins disponíveis:
Social Networks Auto Poster
O plugin NextScripts Social Networks Auto Poster é um dos melhores, se não o melhor plugin para auto compartilhamento de conteúdo para redes sociais. Permite que você configure o auto compartilhamento com as 18 redes sociais das tantas existentes, entre estas o Facebook, Instapaper, Google+, LinkedIn, Pinterest, StumbleUpon, Tumblr, Twitter, YouTube e muito mais. Ele suporta envio para multicontas na mesma rede social, ou seja, várias contas do Twitter, várias páginas ou perfis no Facebook. Assim você pode programar o auto compartilhamento na página da sua empresa e no seu perfil, com textos diferentes.
Tudo isso sem precisar postas as mensagens através de ferramentas e aplicativos que colocam a marca nos seu post.
Usando Auto compartilhamento para o Facebook
No caso de auto compartilhamento para o Facebook, o plugin permite que você defina uma mensagem padrão para cada perfil ou página e selecione o formato do seu post. Definindo sua mensagem:
O plugin Social Netword Auto Poster permite que você monte um modelo da mensagem que será enviada em cada nova postagem automática. Com o uso dos códigos abaixo, você pode customizar o texto que irá ser inserido em sua postagem de forma simples. Veja o que cada código insere na mensagem:
- %TITLE% – Inseri o Título da Página ou Artigo
- %URL% – Inseri a URL da Página ou Artigo
- %SURL% – Inseri a URL encurtada da Página ou Artigo
- %IMG% – Inseri a URL da imagem destaque da Página ou Artigo
- %EXCERPT% – Inseri o resumo da Página ou Artigo (processado)
- %RAWEXCERPT% – Inseri o resumo da Página ou Artigo (como digitado)
- %ANNOUNCE% – Inseri o conteúdo da Página ou Artigo até a tag <!–more–> ou o número X de palavras definidos na configuração do plugin
- %FULLTEXT% – Inseri todo o conteúdo (texto) da Página ou Artigo
- %RAWTEXT% – Inseri todo o conteúdo (texto) da Página ou Artigo (como digitado)
- %TAGS% – Inseri as tags do Artigo
- %CATS% – Inseri as Categorias do Artigo
- %HTAGS% – Inseri as tags do Artigo como hashtags
- %HCATS% – Inseri as Categorias do Artigo como hashtags
- %AUTHORNAME% – Inseri o nome do Autor do Artigo
- %SITENAME% – Inseri o nome do site.
Selecionando o Tipo do Post no Facebook
O plugin permite que você selecione três tipos de post no Facebook, a imagem acima ilustra esse três tipos:
- Text Post – Somente um texto será postado
- Image Post – O plugin irá utilizar a imagem destaque do novo artigo e colocará como uma foto na sua página do Facebook, permitindo que você organize as fotos na sua timeline ou em um álbum que será criado só para o aplicativo que você criou.
- Text Post with “attached” link – Será criado um post com o link do seu novo artigo anexado e carregando como um compartilhamento normal de uma página da internet. Nesta opção existem duas formas de anexar os links: Share a link to your blogpost…ou…Attach your blogpost – Procure optar pela primeira pois permite que você disponibilize o link de compartilhamento para o seu post, lembre-se quanto mais compartilhamento, maior será o alcance do seu post.
Com todas essas opções disponíveis você deve avaliar qual será o formato da maioria dos seus artigos, para que não crie um modelo que fique confuso em alguns posts. Por exemplo, um blog de notícias normalmente geram artigos com texto e imagens, mas blog de profissionais que exibem portfolio podem conter apenas imagens.
Lembre-se que imagens chamam muito mais atenção do que textos, o que faz a ideia de usar o formato Image Post mais interessante, mas se os seus post apresentarem muito diferença em questão de conteúdo, por exemplo, alternando entre artigos de notícias, review de produtos ou outros layouts, pode ser interessante uma mensagem curta com apenas o link anexado, utilizando o formato Text Post with “attached” link.
Outra interessante opção disponível no Social Networks Auto Poster é a possibilidade de importar os comentários da postagem da página no Facebook para o seu Site WordPress. Para ativar a opção vá à aba “Settings”, marque a opção “Enable “Comments Import” e volte para a configuração do perfil ou página para ativar a opção “Import Facebook Comments” e autorize novamente o aplicativo criado para fazer a integração do plugin e API do Facebook.
Usando Auto compartilhamento para o Twitter
Assim como no Facebook, caso tenha dúvidas para conseguir a configuração do aplicativo, siga as instruções do plugin no lado direito do topo da aba da rede social que está sendo configurada.
Para o Tiwtter a definição de como será a mensagem modelo também é igual, e nesse caso também permite a importação de menções retwittes para comentários do WordPress.
Apesar do plugin dar conta do recado para auto compartilhamento no Twitter de novos artigos, como sabemos o Twitter possui uma quantidade de mensagens que se renova com uma frequência altíssima, sendo assim, um único post vai ter uma alcance muito pequeno em seus seguidores.
Estudos revelam que quando você faz uma mesma postagem no Twitter ao longo da semana, em horários diferentes, o alcance de seus tweet é três vezes maior. Isso se explica pelo fato de usuários concentrarem seu acesso no Twitter em horários específicos do dia, e por ter uma quantidade de informação muito grande, se seu tweet não for colocado de tempos em tempos é muito mais difícil conseguir atingir todos seus seguidores.
Para essa tarefa eu recomendo o uso do plugin Tweet Old Post. Veja abaixo qual a configuração ideal.
Configurando o Plugin Tweet Old Post
As configurações do Tweet Old Post permitem que você monte uma estratégia muito interessante para que seu perfil fique sem atualizado com seus todos os artigos e páginas do seu site, mas lembre-se que esta ferramenta deve ser usada como complementar a sua gestão do Twitter, utilizar somente a ferramenta de auto compartilhamento é correr um grande risco de perder seguidores.
A primeira opção permite que você escolha qual parte do conteúdo será exibida no Tweet, o Título, o corpo, ou ambos, se você fez um bom trabalho de otimização no seu título, o correto será usar somente ele para atrair seus visitantes.
O plugin permite ainda que você insira um conteúdo adicional, ou no início ou no início do tweet, você pode inserir uma hashtag específica ou uma mensagem que identifique que este é um post automático.
A opção seguinte você selecionar se deseja inserir ou não o link da página, em seguida existe a opção de inserir um link customizado. Após isso há a opção de encurtar o link da página, selecione o serviço encurtador de URL de preferência, eu indicaria o bit.ly, por permitir o monitoramento dos links.
A imagem acima mostra a mais importante parte da configuração do plugin. A primeira opção e onde você pode utilizar as tags ou categorias do seu WordPress como hashtags no post, prefira as tags, pois estas normalmente são mais curtas que as categorias. E mesmo assim limite o número de caracteres para as hashtags.
A configuração em seguida é o que determina a qualidade do conteúdo que será postado automaticamente no seu perfil do Twiiter. A primeira opção é referente ao intervalo mínimo entre os posts automáticos. Quanto mais ativo é o seu Twiiter, menor pode ser esse intervalo, mas se você não atualiza seu perfil pelo menos uma vez por dia, então não utilize o plugin para compensar essa falha.
A idade mínima de uma post para ser colocado no sorteio, a meu ver deve ser de um dia apenas, considerando que no primeiro dia do post você já fez a divulgação dessa publicação, seja automaticamente ou não.
O limite de idade é um caso que varia de acordo com a idade dos seus posts e a atualização do seu mercado.
O número de Tweets deverá ser apenas um. Não consigo visualizar um caso no qual seria útil colocar dois posts seguidos.
Em seguida a opção Type Post é utilizada para selecionar a origem do conteúdo, serão somente páginas, somente posts, ou ambos. Há uma aba de configuração do próprio plugin que permite selecionar quais posts ou páginas devem ser excluídas do sorteio de postagem, por esse motivo acho que é válido usar a configuração para usar conteúdo tanto de páginas quanto de posts. O plugin permite também que você exclua toda uma categoria desse rodízio.
Conclusão
Imagine se houvesse um plugin como Teet Old Post para as outras redes socias. Seria perfeito. Mas mesmo se houvesse, nunca use somente as ferramentas de auto compartilhamento como estratégia para as redes sociais. Nunca esqueça que seus seguidores querem interagir com você, não com uma linha de código. Com o uso conjunto deste plugins você terá seu conteúdo compartilhado na rede social e poderá alcançar mais pessoas para realizar as conversões em sua estratégia de marketing.
O que achou? Como você compartilha o conteúdo do seu site? Deixe seu comentário e dúvidas.
Abraços!