Conforme retratado no último artigo da Escola Dinheiro sobre Como criar um blog, a importância de estar hospedado numa plataforma de servidor próprio é muito grande, uma vez que a mesma que lhe dá muito mais controlo, plugins extra para o seu blog, muito mais templates wordpress e de maior qualidade, entre outras vantagens. Mesmo assim, quando um usuário do WordPress tenciona mudar para uma hospedagem própria, ele acaba por sofrer as consequências de um redireccionamento demorado. No entanto, o WordPresss torna a possibilidade de mudar um blog do WordPress.com para o WordPress.org muito mais fácil a partir deste momento.

Um dos problemas chave do WordPress.com era: “Como vou redireccionar meus usuários para meu novo blog?” ou “Será que conseguirei manter meus rankings nos buscadores intactos?”. Anteriormente, você poderia redireccionar seu tráfego do WordPress.com para o seu novo blog, mas era um processo longo de mudança de DNS’s. E apenas era possível fazer um redireccionamento 302. No entanto, tudo isso mudou, e agora já é possível efectuar um redireccionamento 301.

Agora, como vamos fazer isso? De acordo com os colegas do wpbeginner você pode comprar o upgrade a partir do seu ecrã de Upgrades que se encontra no seu painel de administração do seu blog WordPress.com. Depois você irá necessitar de introduzir o seu novo domínio para o qual você pretende redireccionar seu tráfego. Digite o URL no campo em brando, e clique no botão azul que diz Redirect to this URL. No exemplo de baixo poderá ver como fazer, sendo que o domínio example.com é precisamente um exemplo.

Depois de ter confirmado a sua compra, será levado para o ecrã de gestão de domínios que se encontra em Upgrades > Domains. Você irá visualizar uma série de coisas que se encontram na foto em baixo.

A imagem seguinte mostra que a sua compra foi bem efectuada, portanto o ecrã Upgrades > Domains agora inclui gestão para a sua atualização de redireccionamento Offsite. Segundo, o redireccionamento está em efeito. O botão redondo mostra que o seu redireccionamento é agora o seu domínio principal. Você pode alterar o destino do seu endereço URL a qualquer altura, editando o campo de URL e posteriormente clicando em Update redirect, ou então se desejar, cancelar o seu redireccionamento. Se você pretender desligar o seu redirect por um pouco mas não pretende eliminá-lo, a única coisa que necessita é clicar no botão redondo em baixo para seleccionar o seu domínio do wordpress.com, e clicar no botão Update Primary Domain, tal como apresentado na imagem.

Isto é muito fácil, e espera-se que tudo corra bem enquanto redireccionamento 301.

Bons redireccionamentos! Até Já!