Tendo em conta que a parte mais importante do seu blog são os conteúdos que você produz diariamente para atrair novos leitores e visitantes, e também ganhar dinheiro, porque razão você não presta mais atenção aos arquivos do seu blog? Se você não aprimorar os seus arquivos, todos os conteúdos fantásticos que você desenvolveu ao longo dos últimos meses (ou anos), ficará totalmente perdido nas páginas de navegação do seu blog. Muitos blogueiros acabam por deixar para trás os conteúdos que escrevem diariamente, fazendo com que estes se percam no tempo e acabem esquecidos, quando na verdade poderiam ser excelentes fontes de informação a longo prazo.
Para muitos outros, os arquivos dos seus blogs são uma das peças mais importantes dos seus projectos. Um local onde os seus leitores e visitantes poderão encontrar conteúdos de qualidade, e muitas vezes encontrar conteúdos que nem sequer julgavam ser possível de encontrar. Uma página de arquivos que seja realmente útil e eficiente, poderá converter todos os seus novos leitores que passam pelo seu blog apenas por curiosidade, convertendo-os em novos subscritores e leitores regulares das suas matérias. No artigo de hoje, vamos analisar passo-a-passo como criar uma página de arquivos realmente eficiente e fantástica para o seu blog.
CRIANDO UM TEMPLATE
A primeira coisa que deverá fazer é criar uma página de Template no seu blog WordPress, a qual iremos utilizar para colocar os seus novos arquivos. Aqui iremos criar o seu novo ficheiro archives.php, que ficará localizado na diretoria de conteúdos do seu template. Portanto, eis o código que iremos utilizar para começar, e de seguida damos-lhe uma série de opções que poderá utilizar para customizar a sua nova página de acordo com os seus interesses.
NOTA: Uma vez que o nome da página chama-se Archives, a página deverá ser renomeada para archives.php.
<?php /* Template Name: Archives */ ?> <?php get_header(); ?> <div id="archives"> Este é o espaço onde iremos criar a página de arquivos do seu blog. </div> <?php get_sidebar(); ?> <?php get_footer(); ?>
ARTIGOS POR DATA
Embora listar os seus arquivos por data não seja propriamente útil para encontrar um artigo em particular, é uma boa forma de estabelecer o seu blog (a sua longevidade = confiança dos leitores). Recomendamos simplesmente listar estes arquivos por mês, conservando então a dimensão da sua página.
O código seguinte irá listar os seus arquivos por mês sem limite para o número de meses que serão listados no futuro.
<?php wp_get_archives(); ?>
O código seguinte irá listar os seus arquivos por mês, apresentando apenas os últimos 12 meses.
<?php wp_get_archives('type=monthly&limit=12'); ?>
Poderá definir o tipo e limite para uma qualquer preferência que desejar. Poderá encontrar mais informação sobre as suas opções e parâmetros na página do WordPress Codex para Arquivos.
ARTIGOS POR CATEGORIA
Esta será a secção mais importante dos seus arquivos, uma vez que a maioria dos leitores não estará à procura de uma data particular, mas sim um assunto ou tópico específico.
Se deseja gerar uma lista das suas categorias, utilize o seguinte código:
<?php wp_list_categories(); ?>
Se deseja excluir alguma categoria da sua listagem (por exemplo, entrevistas) utilize o código seguinte. Neste exemplo, as categorias 10 e 12 serão excluídas. Para encontrar o ID da categoria que deseja excluir, visite o seu painel de administração e procure pelo menu Artigos > Categorias. Se colocar o rato por cima da categoria que pretende excluir, o fundo do seu browser irá mostrar-lhe o endereço da categoria, que termina com a indicação do ID.
<?php wp_list_categories('exclude=10,12'); ?>
Se desejar apresentar alguns artigos por cada categoria, existe um plugin fantástico que o poderá ajudar, intitulado Latest Post from each Category. Com este plugin poderá escolher quantos artigos deseja puxar a partir de cada categoria, incluindo a opção para listar todos os artigos de cada uma das categorias.
ARTIGOS MAIS POPULARES
É sempre útil e extremamente rentável direccionar os seus leitores e visitantes para os seus artigos mais populares de sempre, porque o conteúdo provou ser eficiente ao nível da conectividade com os leitores. Para conseguir realizar esta tarefa, recomendamos-lhe a utilização do plugin WordPress Popular Posts.
De seguida, coloque o seguinte código onde deseja que os seus artigos mais populares sejam apresentados. Por defeito o título dos seus artigos irá utilizar uma tag h3 e irá listar apenas 5 artigos.
<?php if (function_exists('WPPP_show_popular_posts')) WPPP_show_popular_posts(); ?>
Poderá inclusivamente alterar estes parâmetros com as opções listadas na página do plugin. Por exemplo, o código seguinte fará uso de uma tag h4 e listará 10 artigos, ao mesmo tempo que apresenta o número de leituras que cada artigo recebeu.
<?php WPPP_show_popular_posts( "title=<h4>Artigos Mais Populares</h4>&number=10&format=<a href='%post_permalink%' title='%post_title_attribute%'>%post_title% (%post_views% views)</a>" );?>
ARTIGOS MAIS COMENTADOS
Destacar os seus artigos mais comentados irá direccionar os seus leitores para os conteúdos mais debatidos do seu blog, aumentando ainda mais essa interacção com a sua audiência que na verdade é extremamente benéfica na construção e uma audiência e comunidade de qualidade.
Para realizar esta tarefa, recomendamos-lhe a instalação do plugin Most Commented. Depois disso, insira o seguinte código no local onde deseja que os seus artigos sejam listados. Este plugin irá apresentar os 5 artigos mais comentados do seu blog. Poderá inclusivamente alterar este número para o número de artigos que desejar listar.
<?php mdv_most_commented(5); ?>
DESTAQUE OS SEUS ARTIGOS FAVORITOS
Se por ventura desejar destacar os seus artigos favoritos enquanto autor, deverá começar por criar uma categoria com um nome do tipo Favorites/Favoritos, e posteriormente adicionar todos esses artigos a essa categoria também. Utilizando o código seguinte, poderá listar todos os seus artigos inseridos na categoria “Favoritos”.
<?php $my_query = new WP_Query('category_name=Favoritos'); ?> <?php while (have_posts()) : the_post(); ?> <a href="<?php the_permalink() ?>" rel="bookmark" title="Link Permanente para <?php the_title(); ?>"><?php the_title(); ?></a> <?php endwhile;?>
CAIXA DE PESQUISA
No caso de os seus leitores e visitantes não conseguirem encontrar os conteúdos que desejam, é interessante a colocação de uma caixa de pesquisa na sua página de arquivos. Se o seu template ainda não incluir um ficheiro do tipo searchform.php, você terá de criar um. Copie e cole simplesmente o código seguinte num novo ficheiro e grave-o com o nome searchform.php na pasta do seu template.
<form id="searchform" method="get" action="/index.php"> <div> <input type="text" name="s" id="s" size="15" /><br /> <input type="submit" value="Search" /> </div> </form> </li>
Posteriormente, copie e cole o seguinte código onde deseja que a sua caixa de pesquisa apareça na sua página de arquivos.
<?php include (TEMPLATEPATH . '/searchform.php'); ?>
O PRODUTO FINAL
Portanto, eis a sua página de arquivos final. Obviamente, deverá estilizar a sua página com CSS de acordo com o seu template, para que esta se apresente o mais agradável possível.
<?php /* Template Name: Archives */ ?> <?php get_header(); ?> <div id="archives"> <h3>Arquivos por Mês</h3> <?php wp_get_archives(); ?> <h3>Arquivos por Categoria</h3> <?php wp_list_categories(); ?> <?php WPPP_show_popular_posts( "title=Posts by Popularity&number=5&format=<a href='%post_permalink%' title='%post_title_attribute%'>%post_title% (%post_views% views)</a>" ); ?> <h3>Artigos Mais Comentados</h3> <?php mdv_most_commented(5); ?> <h3>Artigos Favoritos do Autor</h3> <?php $my_query = new WP_Query('category_name=Favoritos'); ?> <?php while (have_posts()) : the_post(); ?> <a href="<?php the_permalink() ?>" rel="bookmark" title="Link Permanente para <?php the_title(); ?>"><?php the_title(); ?></a> <?php endwhile;?> <h3>Pesquise no Blog</h3> <?php include (TEMPLATEPATH . '/searchform.php'); ?> </div> <?php get_sidebar(); ?> <?php get_footer(); ?>
Agora que tem o seu template completo, poderá carregá-lo para a pasta de ficheiros do seu template, ligar-se no seu painel de administração do WordPress e criar uma nova página. Na sua coluna da direita, irá ter como opções os Templates de páginas disponíveis, logo por baixo dos Atributos. Escolha a sua página de Arquivos, dê-lhe um título e publique-a!
O que é que você fez com a sua página de arquivos? Sinta-se à vontade para partilhar o link dos seus arquivos nos comentários!
Até Já!