Quando um artigo é publicado no seu blog, as primeiras pessoas a lê-lo são os seus leitores mais fieis: os subscritores de RSS, os seguidores do Twitter, as pessoas que o seguem nas redes sociais… Mais depois de uma semana ou mais, cerca de 98% das pessoas que irão consumir esse artigo, serão paraquedistas vindos dos motores de busca.
Como provavelmente você já sabe, os utilizadores dos motores de busca são aqueles que têm maior apetência e potencial enquanto geradores de receita. Então, porque não mostrar mais anúncios nos artigos antigos do seu blog? Os colegas do Cats Who Blog escreveram um artigo interessante sobre o assunto, o qual utilizamos como inspiração. Tome nota:
A IMPORTÂNCIA DOS ARTIGOS ANTIGOS
Quando um blog está devidamente estabelecido, grande parte do seu tráfego surge dos motores de busca. A razão é na verdade muito simples: quantos mais artigos você tiver indexados nos motores de busca, maior é a possibilidade de um internauta encontrar um artigo seu quando faz uma pesquisa no Google. Esta é também a razão porque alguns blogs são apenas actualizados uma ou duas vezes por semana, e ainda assim recebem imenso tráfego.
VISITANTES DOS MOTORES DE BUSCA E PUBLICIDADE
É certo e sabido que o melhor tráfego que existe é aquele que provem dos motores de busca, pois é aquele que apresenta o maior rácio de cliques em publicidade. A razão prende-se com o facto de este público normalmente andar à procura de alguma matéria específica nos buscadores e caso o seu artigo não lhes providencie a informação que desejam (ou caso eles procurem mais informação complementar) eles provavelmente irão clicar num anúncio relevante e contextualizado com a sua pesquisa.
Por outro lado, os visitantes regulares normalmente visitam o seu blog diariamente porque gostam dos conteúdos que você publica. Eles não procuram nada em particular, eles simplesmente consomem os seus artigos diariamente, tal como você consome um jornal.
TRUQUE DE WORDPRESS PARA MOSTRAR ANÚNCIOS NOS ARTIGOS MAIS ANTIGOS
Tendo em conta que a grande maioria dos leitores deste blog utiliza o WordPress para bloggar, gostaria de sugerir hoje um truque para WordPress. O seu propósito é muito simples: Ele capta a data do seu artigo e compara-a com a data de hoje. Se o seu artigo foi mais antigo do que X dias, o código faz com que apareçam os anúncios que você desejar. Caso não seja, ele não apresentará anúncios nenhuns.
A seguinte função deverá ser adicionada ao seu ficheiro functions.php. Se não tiver um nos ficheiros do seu WordPress Theme, crie-o e guarde-o na pasta do seu template.
function is_old_post($post_id=null){
$days = 15;
global $wp_query;
if(is_single() || is_page()) {
if(!$post_id) {
$post_id = $wp_query->post->ID;
}
$current_date = time();
$offset = $days *60*60*24;
$post_id = get_post($post_id);
$post_date = mysql2date(‘U’,$post_id->post_date);
$cunning_math = $post_date + $offset;
$test = $current_date – $cunning_math;
if($test > 0){
$return = true;
}else{
$return = false;
}
}else{
$return = false;
}
return $return;
}
Depois de inserir o código com sucesso no seu ficheiro function.php, você está pronto para chamar a funcionalidade a partir do seu ficheiro single.php, da seguinte forma:
<?php if(is_old_post()){ ?>
INSERIR CÓDIGO DO ANÚNCIO AQUI
<?php } ?>
Está feito!
MOSTRAR ANÚNCIOS APENAS PARA VISITANTES DOS BUSCADORES
Se pretende mostrar os seus anúncios apenas a visitantes vindos dos motores de busca, outra opção passa por encontrar a referência de onde eles provêm (ex. a última página onde esteve antes de visitar o seu blog) e mostrar-lhe anúncios caso ele tenha vindo de um motor de busca.
O seguinte truque para WordPress irá fazê-lo facilmente. Para utilizá-lo no seu blog, insira o seguinte código no ficheiro functions.php do seu template. Denote que onde está $SE é o local onde você específica os motores de busca. Você pode adicionar novos buscadores sempre que desejar, adicionando novos elementos a este composto.
function scratch99_fromasearchengine(){
$ref = $_SERVER[‘HTTP_REFERER’];
$SE = array(‘/search?’, ‘images.google.’, ‘web.info.com’, ‘search.’, ‘del.icio.us/search’, ‘soso.com’, ‘/search/’, ‘.yahoo.’);
foreach ($SE as $source) {
if (strpos($ref,$source)!==false) return true;
}
return false;
}
Depois de feito, abra o ficheiro onde pretende adicionar os seus anúncios, e cole o seguinte código:
if (function_exists(‘scratch99_fromasearchengine’)) {
if (scratch99_fromasearchengine()) {
INSERIR CÓDIGO DO ANÚNCIO AQUI
}
}
Guarde o ficheiro e está feito!
Até Já!