Com a chegada do Google Drive ao mercado, para concorrer com o Dropbox e outros serviços semelhantes, muitos usuários de serviços do Google resolveram começar a trabalhar com o Drive para armazenar os seus ficheiros na núvem. O Google Drive vem com 5GB de armazenamento também, tal como o Dropbox, mas com a vantagem de integrar direto com outros serviços do Google como o Google Apps e o Google Docs. O Drive tem também aplicativos para smartphones, desktops e uma versão web bastante completa.
Da mesma forma que explicámos Como fazer backups do WordPress para o Dropbox, explicamos agora como fazer backups do WordPress para o Google Drive, caso você pretenda usar o armazenamento do Google para deixar os seus backups sempre seguros e na núvem. Nunca se esqueça que eventualidades acontecem, e realizar backups dos seus blogs é tão ou mais importante do que escrever conteúdos para eles, portanto, protega-se e sempre que possível crie rotinas de backup para os seus blogs, como esta.
1. INSTALAÇÃO
O primeiro passo é fazer uma pesquisa no diretório de plugins do WordPress e descarregar o Google Drive for WordPress, fazendo de seguida a sua instalação.
2. CONFIGURAÇÕES INICIAIS
O primeiro passo é aceder ao painel de configurações do plugin, sendo que antes de tudo mais é necessário criar uma API do Google Drive. Poderá fazer isso acedendo com a sua conta neste endereço. Depois de aceder ao endereço e fazer o login com as suas credenciais do Google, clique no botão “Create a Project” e de seguida será levado para uma nova tela. No menu do lado esquerdo, selecione a opção API Access e de seguida clique em “Create an OAuth 2.0 client ID”.
Nesta tela terá de inserir o URL fornecido no painel de configurações do plugin Google Drive WordPress Backup (como demonstrado abaixo a negrito)
Este URL terá de ser inserido no campo “Authorization Redirect URI” , e no campo “Authorized JavaScript Origins” deverá ser introduzido o URL do seu website.
Depois de preencher os campos, clique em “Create Client ID” e a partir deste momento tem as suas credenciais de login criadas.
3. AUTORIZAÇÃO DE ACESSO
O próximo passo é ir ao painel de configuração do plugin na sua instalação wordpress, e inserir os dados de acesso que irão permitir a comunicação entre o plugin e a API. Para isso, copie o Client ID e o Client Secret para os devidos campos no painel de configuração do plugin:
Depois de preencher os campos e clicar em Allow Access, será levado para uma tela onde terá de permitir o acesso do aplicativo:
Depois de clicar em Permitir Acesso, será levado de novo para o seu painel de administração WordPress, a partir do qual poderá então começar a definir as configurações do plugin para fazer o backup para o seu Google Drive.
4. DEFINIÇÕES DE BACKUP
As definições de backup que irá introduzir no plugin prendem-se com o simples fato de escolher o que é que você pretende manter em backup. Este processo começa por definir alguns itens, sendo o primeiro passo aceder ao menu “Backup Settings” onde irá definir a pasta onde serão guardados os backups, definir se pretende ser notificado por e-mail quando um backup é feito com sucesso e definir o intervalo com que o backup é feito.
De seguida clique em “Manage Databse” onde iremos definir quais os ficheiros que não quer fazer backup, definir se pretende fazer um backup integral do banco de dados ou não e definir qual o limite de backups do banco de dados, podendo optar entre um, dois ou três backups. Depois de preencher os campos e definir as opções de acordo com a sua preferência, clique em Save.
O próximo passo é relativamente aos ficheiros, onde à semelhança do passo anterior, podemos optar por excluir ficheiros e/ou pastas do backup, definir o limite de backups entre um, dois ou três. Depois de preencher os campos e definir o limite de backups, clique em Save.
Por último, no menu do plugin tem a opção de fazer um backup manual, onde só terá de clicar no botão “Backup” e o mesmo será feito.
5. VERIFICAR BACKUP
Para efeitos de exemplo optámos por fazer um backup manual ao seguir o processo explicado no final do ponto anterior. Depois de carregar no botão de Backup, será exibida uma mensagem em como o processo está a decorrer:
Depois de o processo estar concluído, será exibida uma mensagem:
De seguida dirija-se ao seu Google Drive e observe o ficheiro zip que contém o backup:
Se clicar no ficheiro, ele será aberto com o auxilio do Google Docs e poderá verificar a presença dos ficheiros de backup da sua instalação WordPress:
A grande vantagem da utilização deste processo para fazer backups é que se algum dia por alguma razão a sua instalação ficar danificada, tem garantidamente ficheiros em backup que lhe permitirão restaurar ou reparar a instalação sem perder tempo nem dados desnecessáriamente.
Abraço!