Depois de algum tempo você quer fazer alterações no layout do seu site ou blog WordPress, mas você se depara com a necessidade de mudar o template. E agora? Como fazer isso sem correr riscos de parar o site ou causar problemas ao conteúdo?

Se for a primeira vez que vai mudar de template, fique tranquilo, pois a tarefa é simples, basta tomar alguns cuidados para evitar problemas. Leia o passo-a-passo antes de escolher e ativar o novo template, pois essas dicas podem fazer com que você evite dores de cabeças no futuro.

Estude a Estrutura dos Templates envolvidos

A própria estrutura do WordPress simplifica muito a mudança de template, vejamos como podemos resumir essa estrutura:

estrutura wordpress

Veja que a estrutura é basicamente a mesma em todo template, mas é claro que existem diversas possibilidades de variações, como por exemplo, a mudança de lado do sidebar, e ter ou não Sidebar ou Rodapé.

O primeiro passo é conferir essa estrutura entre o template atual e o qual você pretende instalar. Uma boa dica é sempre analisa a largura essas áreas, principalmente a do sidebar, que costuma variar entre os templates.

Verifique as Customizações feitas no seu Template Atual

É possível que você tenha feito uma ou outra modificação no seu template. Lembre-se que o novo template não terá essa customização automaticamente. Você deve verificar as alterações anteriores que adicionou manualmente aos arquivos do seu template. Procure primeiramente no functions.php  e arquivo e estilos do CSS.

Por esse motivo recomendo que a partir de agora sempre documente as alterações feitas em seu WordPress, coloque-as em um arquivo e salve-o em lugar seguro, assim como inserir comentários com seu nome nos arquivos que editou.

Também é extremamente importante verificar o tempo de carregamento do seu site com o template atual, assim você terá uma base para identificar se haverá mais trabalho a ser feito na hora de melhorar o seu novo template.

Utilize ferramentas para medir o tempo de carregamento do site, como o PageSpeed Insights e  YSlow, e depois aplique técnicas para otimizar a velocidade do WordPress.

Backup de arquivos 

Por segurança, sempre crie um backup completo do seu site antes de realizar a troca do template. E não se esqueça do banco de dados. Assim não terá problemas em voltar ao ponto de partida se algo der muito errado.

Faça um Test Drive

Isso mesmo, um test drive com seu novo template. Antes de ativar seu novo template utilize o plugin Theme Test Drive. Esse plugin permite que você limite a visualização do template para um determinado grupo de usuários, como só aos administradores, sem precisar parar seu site.

É uma excelente ferramenta para que você faça o teste de compatibilidade com seu conteúdo. Mas infelizmente ele não permite que você altere a configuração do novo template.

Modo de manutenção 

Para verificar a configuração do novo template e fazer testes mais efetivos no seu novo layout, você precisará ativar um plugin que coloque seu site em modo de manutenção, assim enquanto você faz toda a configuração do seu novo template, seus usuários não verão seu site sendo alterado, e não correrá o risco de exibir páginas possivelmente quebradas, mas sim uma tela informando que o site está temporariamente fora do ar, conforme abaixo:

modo manutencao wordpress

Utilizamos nesse caso o plugin Custom Coming Soon Pages, que permite que você exiba uma mensagem e informe ainda o tempo que o site ficará fora do ar.

Procure manter o modo de manutenção por no máximo duas horas. Se possível faça as alterações num horário de menor navegação, de madrugada é o melhor horário para isso, assim você garante tempo suficiente para colocar todo conteúdo no seu devido lugar e tudo funcionando corretamente.

Faça Testes

É muito importante que após a ativação do novo template você cerifique que todos os plugins estão funcionando corretamente, sem desfigurar seu layout. Lembre-se de que alguns plugins são exibidor e configurados em widgets, por isso verifique as páginas com atenção.

Faça testes também em todos os recursos do Wordpres, como pesquisa, as páginas dos artigos, páginas simples e principalmente a página de contato ou outras páginas que gerem conversões.

Check seu RSS Feed

Alguns Templates permitem que o administrador integre o feed do site com o FeedBurner, sendo assim após a mudança, se seu Template se inclui nessa categoria é importante verificar se o novo template também possibilita essa integração. Caso o contrário selecione e ative um plugin para essa tarefa.

Fique de olho em seus Anúncios 

Para sites que utilizam anúncios como fonte de renda é extremamente importante uma boa análise em cada bloco de anúncios utilizado em seu site.

Lembre-se de manter o padrão na cor dos links dos anúncios, por exemplo, se o template anterior era basicamente azul e você seus links eram azuis no Google AdSense, mas neste novo template sua nova cor básica é um tem de azul mais claro, vá até a configuração do Adsesne e altere a as cores dos links

Compatibilidade com os navegadores

Não se esqueça de verificar se após todas as alterações no novo template, se todos os navegadores exibem os recursos do seu site como o esperado. É muito comum que algumas regras de estilo sejam interpretadas de formas diferentes para cada navegador.

Utilize os dados do Google Analytics que você tinha de seu template antigo para definir a ordem de prioridade dos navegadores de acordo com o percentual de importância que cada um tinha nas visitas antigas.

Com o crescimento do mercado Mobile é muito importante que você verifique também se seu site está com a visualização compatível em cada tipo de dispositivo. Uma boa dica é procurar sempre substituir os antigos layouts por templates responsivos.

Conclusão 

Fique de olho na taxa de rejeição depois da troca de template, observe as principais páginas do site, pois essa informação pode indicar que algumas alterações não tiveram a aceitação pelos seus visitantes e você deverá tomar atitudes para corrigir o problema.

Não tenha medo de trocar seu template, apenas analise a troca com muita atenção. Hoje em dia é fato que apresentação e estilo contam muito na decisão do visitante em realizar ações dentro de sites. Então basta você superar pequenos obstáculos para obter bons resultados com a nova cara do seu site.

Você já fez alguma troca de template? Deixe seu comentário aqui, dizendo como foi sua experiência, isso pode ajudar a outros administradores de WordPress a evitarem problemas.

Abraços!