A instalação do WordPress é por padrão feita no idioma do site de onde os arquivos de instalação foram baixados. Mas existem inúmeras situações em o administrador do site WordPress pode se sentir forçados a trocar o idioma da instalação. Este guia vai te ensinar como tornar essa tarefa mais simples.
Em casos onde você precisa alterar o idioma do seu site para visitantes, como vimos no artigo sobre Como Criar Sites WordPress Bilíngues ou Multilíngues, o uso de plugins de tradução normalmente resolve todas as necessidades.
Porém vimos que alguns casos pode ser necessário que cada instalação esteja no mesmo idioma do tradutor ou do visitante. Para isso é necessário ter acesso aos arquivos do idioma destino e fazer uma pequena alteração no arquivo wp-config.php de configuração do WordPress.
Considere também que identificar o idioma do site é importante para que navegadores, robôs de busca, leitores de tela e outros sistemas detectem o idioma correto do site. Além disso é preciso definir o idioma por alguns motivos:
- Melhor pronunciação do texto em leitores de tela.
- Para que os buscadores possam indexar o website no buscador do respectivo idioma.
- Selecionar as fonts corretas para mostrar na tela. Um exemplo neste caso seria para idiomas como Chinês.
- Para que os browsers escolham o dicionário correto para a correção gramatical nativa em textos e formulários.
- Renderizar a página rapidamente – o browser carrega o documento mais rápido quando o browser sabe qual o idioma nativo, caso contrário ele fará algumas rotinas para estimar o idioma.
Instalação dos Arquivos de outros Idiomas
A comunidade do WordPress, formada por voluntários de muitos países por todo o mundo, disponibiliza em cada página de cada país, os arquivos para tradução de cada idioma.
Para encontra o idioma que está procurando vá a página do Codex do WordPress chamada WordPress in your Language. Lá você encontrar o link para a página da comunidades e terá acesso aos arquivos para a instalação no idioma desejado.
Uma vez que você já tenha a instalação feita, mas não está no idioma desejados, precisa apenas trocar o idioma, para tal você precisa fazer o download dos aquivos .mo e .po – em seguida fazer o upload desses arquivos para as pastas da sua instalação do WordPress.
É comum que estas pastas sejam /wp-content/languages/
. No caso dessa pasta não existir basta criá-la e depois subir os arquivos da tradução.
Com os arquivos na pasta basta adicionar o código do idioma e país no arquivo wp-config.php, conforme o código demostrado abaixo:
// Troca para Francês o idioma da instalação define ('WPLANG', 'fr_FR');
Onde “fr” é o código do idioma, e “FR” o código do país, neste exemplo a instalação passará a ser no idioma francês.
Mudar o idioma da Instalação com um plugin WordPress
Como vimos acima, para a instalação do WordPress em outro idioma, é necessário uma pequena alteração no código de um dos arquivos de configuração do WordPress. Lembre-se que alterações no código fonte de arquivos do seu WordPress devem sempre ser precedidas de backup dos seus arquivos e banco de dados.
Caso tenha receio de alterar os arquivos do seu site, experimente o plugin WP Native Dashboard. Este plugin permite a seleção do idioma da área administrativa do WordPress, essa escolha poderá ser feita no momento do login, no Painel de Controle (Dashboard) ou ainda na página de configuração de perfil do usuário.
Por que esta solução é melhor do que a edição manual do arquivo wp-config.php? Porque assim é possível que seus editores / administradores possam escolher o idioma que eles querem para a área administrativa do WordPress. Podendo ser usado se você utiliza freelancers de outros idiomas para atualização de conteúdo do seu site.
Lembrando que a configuração padrão da instalação do WordPress ainda será a que estiver configurada no arquivo de configuração.
Conclusão
Caso precise a tradução pode ser facilmente editada usando 0 programa Poedit para edição dos arquivos de idiomas (. Mo,. Po). Por ser um software de fonte aberta, você pode contribuir com alterações nas traduções disponíveis ou criar uma nova tradução, caso não encontre a tradução para um idioma (o que é muito difícil). Confira a página traduzindo WordPress do site da comunidade para mais informações sobre como você pode contribuir.
Deixe seus comentários sobre suas experiências sobre a mudança de idiomas das instalações para os seus sites WordPress.
Abraço,
Bruno Rodrigo