Como provavelmente saberá, sou um grande fã de imagens em artigos. Utilizo-as com imensa regularidade nos meus posts, e considero que as imagens oferecem ao leitor uma paz e informação adicional, que seria extremamente complicada de dizer, mas que é fácil de mostrar.
Além do mais, as imagens são frequentemente utilizadas por webdesigners, projectistas, fotografos e outros profissionais que fazem do WordPress o seu espaço de eleição para produzir portfólios online.

Para quem trabalha frequentemente com imagens, existem uma série de plugins para WordPress que lhe facilitam imenso o trabalho de criação de uploads, edição, corte, popup, albuns, etc.,
Hoje dou-lhe a conhecer uma compilação de diversos plugins de qualidade para o seu blog wordpress, que são frequentemente actualizados e suportados pelos seus criadores, além de oferecerem uma forte documentação e tutoriais de utilização, que o irão ajudar a tirar o máximo partido das suas potencialidades.

fotografar

Imagem por muha…

PLUGINS DE EDIÇÃO DE IMAGENS
————–

ImageManager
Este é seguramente o plugin de edição de imagens mais popular para WordPress. Ele integra um gestor de imagens em PHP ( PHP ImageManager ) mais um Editor próprio, facilitando o trabalho de edição de imagem em WordPress, muito mais simplificado. Ele trabalha a partir do painel de administração do blog, e é compatível com o WordPress 2x+ e WordPressMU.
Poderá pesquisar e fazer upload de imagens rapidamente, editar, cortar, rodar ou escalar, bem como crir thumbnails automaticamente com as suas imagens.

Lazyest Gallery
Este é um plugin de gestão de imagens para WordPress, que oferece diversas opções de edição de imagem, que vão desde a criação de thumbnails, redimensionamento e corte de imagens. Em adição, poderá ainda contar com propriedades de carregamento de imagem, captações, reconhecimento de caracteres estrangeiros, editor de css e uma série de galerias de apresentação.

PhotoPress
Este é um plugin para WordPress que adiciona um pop-up e pesquisador de imagens, directamente no painel de escrita de artigos. Esta funcionalidade é tremendamente vantajosa, uma vez que permite a adição de imagens directamente em artigos. O plugin conta ainda com uma propriedade de aleatoriedade, para passar diversas imagens em albuns ou sequências não organizadas.

PLUGINS DE GALERIAS PRÓPRIAS
————–

Yellow Swordfish’s Popup Image Gallery WordPress Plugin
Este plugin faz uso de um slideshow próprio, que passa imagens em formato thumbnail, sendo que os utilizadores podem clicar e ver a imagem completa numa moldura própria. O sistema de slideshow tem diversas opções de apresentação, e também a possibilidade de ser desligado. Poderá ainda adicionar texto por baixo das imagens ou do slideshow.

Lazy-K Gallery WordPress Plugin
Este plugin possibilita a apresentação de galerias de imagens em formato slideshow ou não, oferecendo aos leitores a possibilidade de comentar as imagens ou pastas, individualmente. Poderá criar galerias em páginas ou artigos, e também criar sub-galerias

Yet another photoblog
Este é um plugin extremamente poderoso que promete transformar o seu blog WordPress num photoblog. O sistema de upload e funcionamento é muito simples, e possibilita-lhe também escrever artigos de forma simples e dinâmica, como o faz actualmente. A criação de thumbnails pode ser feita a partir das imagens base, e o processo de redimensionamento é simples e oferece multi-formatos.

iGallery Plugin for WordPress
Este é um plugin para WordPress um pouco diferente do usual. As imagens são guardadas numa pasta do seu servidor, mas você controla toda e qualquer imagem que aparece no seu blog. Poderá criar listas de imagens que depois serão apresentadas em slideshow, bem como definir o tamanho dos thumbnails. Ao clicar nas imagens o leitor poderá ver o resultado final completo.

Outros plugins de galerias que fazem uso de imagens próprias:

PLUGINS DE IMAGENS QUE USAM O FLICKR
————–

Flickr Photo Album for WordPress
Este plugin faz uso de uma sincronização com a sua conta do Flickr, para apresentar exclusivamente fotografias suas, no seu blog WordPress. Você tem o controlo total de como essas fotografias são apresentadas, gerindo as suas diferentes componentes no painel de administração do seu blog. Poderá inserir as suas fotografias no seu blog de forma fácil e exequível

FALBUM WordPress Plugin
Este é um plugin que faz uso de imagens do Flickr e albuns completos, oferecendo uma elevada customização de opções, permitindo-lhe apresentar no seu blog WordPress, albuns de imagens recentes, fotos com tags, procura de tags em núvem de tags, e muito mais.

Flickrspinnr WordPress Plugin
Este plugin cria um cubo 3D na sidebar do seu blog através de um widget, apresentando e rodando as suas imagens do Flickr.

Slickr Gallery WordPress Plugin
É um plugin de galeria de imagens em AJAX, que permite importar e apresentar as suas imagens do Flickr numa galeria dentro do seu blog. Deverá logicamente ter uma conta no Flickr e irá necessitar também do plugin Lightbox WordPress para trabalhar em sincronização com este. O plugin irá requerer também libcurl e livrarias XML PHP no seu servidor de alojamento.

Outros plugins que fazem uso das suas fotografias do Flickr:

fotografar
Imagem por MarkyBon
PLUGINS DE IMAGENS QUE USAM OUTROS SERVIÇOS
————–

PLUGINS DE CONTROLO E AJUDA
————–

iMax Width WordPress Plugin
Este fantástico plugin fixa uma dimensão horizontal máxima para as imagens, não destruindo o layout do seu blog sempre que faz o upload de uma imagem não dimensionada. Poderá definir parâmetros de altura e largura em todas as imagens, diminuindo o tempo de carregamento do seu blog, e não destruindo o layout to seu template.

Lazyest Gallery Thumbs SlideShow Plugin
Este plugin faz rotação aleatória de imagens pelo Lazyest Gallery. Este disponível também como widget para a sua sidebar. Poderá apresentar imagens de paisagens ou retratos, aplicando outras propriedades como CSS.

PLUGINS DE ROTAÇÃO DE IMAGENS
————–

Muitas vezes vejo utilizadores do WordPress à procura de plugins que tenha a capacidade de rodar aleatoriamente imagens, colocadas na sidebar ou noutra localização qualquer do blog. Eis algumas soluções: