Aconteceu em São Paulo, no sábado dia 25 de Agosto o WordCamp; evento que reúne entusiastas, usuários, desenvolvedores e profissionais para tratarem de um único assunto principal: WordPress. Tive a oportunidade de participar do evento; assistir as apresentações e agora trazer a público a experiência que tive nesse dia de estudo, discussões e apresentações diversas referente ao CMS.

O ESPÍRITO DO SOFTWARE LIVRE

O WordCamp São Paulo, tal como o site do evento diz, teve a organização da comunidade para comunidade; mas essencialmente teve o empenho da equipe da HackLab para que pudesse ocorrer. Abro um parênteses para agradecer mais uma vez aos organizadores e patrocinadores que contribuiram não só com a minha; mas com a passagem de vários participantes do evento, que cada qual do seu jeito também contribui com a comunidade WordPress.

Esse foi um ponto bem importante abordado pelos organizadores e que realmente é bem relevante de ser colocado em pauta: Todos que de alguma forma são beneficiados pelo software livre, nesse caso o WordPress; deveriam ao seu modo contribuir e ‘devolver’ a comunidade os aprendizados e técnicas que descobriram para manter o ciclo de reciprocidade e ganho ativo. Isso quer dizer que quanto mais ajudamos, mais seremos ajudados; e se contribuirmos para aprimorar e melhorar ainda mais a ferramenta mais resultados positivos também teremos em nossos trabalhos e aplicações do sistema.

O EVENTO

Além do patrocínio das passagens; o pessoal conseguiu levantar recursos para outros aspectos bem interessantes:

  • Trazer ao Brasil o Matías Ventura da Auttomatic;
  • Na palestra do Matias puderam oferecer aos participantes a tradução simultânea;
  • Internet estável o tempo todo e com boa velocidade de conexão;
  • Um excelente coffe break que pôde ser aproveitado antes do início do evento e nos intervalos das palestras;
  • Transmissão ao vivo via streaming do evento e gravação das palestras para publicação na WordPress.tv

Vale lembrar que a inscrição ao evento custava apenas R$ 30,00 e ainda proporcionava ao inscrito uma camiseta personalizada do evento; que diga-se de passagem muito bem elaborada também.
Quanto ao conteúdo apresentado aos participantes, ele foi dividido em apresentações nos auditórios e em oficinas ministradas em salas próprias. Teve ainda um espaço reservado ao plantão de dúvidas onde era possível discutir algumas idéias com os voluntários ali presentes.

DE OLHO NA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

O fato do WordCamp oferecer bastante opções de atividades, teve o lado negativo que infelizmente não permitia aos visitantes acompanhar todo o conteúdo a ser apresentado. No entanto é normal isso ocorrer dado o curto espaço de tempo disponível para as apresentações e as dificuldades organizacionais comuns a todo evento do gênero. Desse modo apesar da boa divisão de assuntos elaborada, penso que algumas palestras teve os interesses conflitando entre si; porém nada que influenciasse negativamente na organização do evento, mas sim apenas na vontade de conhecer mais palestrantes e seus respectivos materiais apresentados ; ).

Quanto as oficinas ministradas, não cheguei a acompanhá-las por estar focado nas palestras do auditório principal. Os assuntos abordados nas oficinas, assim como no evento todo; foram bem interessantes. Uma surpresa muito bacana foi ver a oficina da Mayara Alana sobre gerenciamento de sites e blogs com WordPress sendo bem visitada e aproveitada. Isso mostra que existe público para todo tipo de usuário e não apenas aos desenvolvedores e usuários mais experientes da ferramenta.

PALESTRAS DO WORDCAMP SÃO PAULO

Quanto as palestras ministradas no WordCamp acompanhei apenas aquelas do auditório principal. A primeira delas foi sobre testes e boas práticas no desenvolvimento de temas, mais especificamente para projetos a serem enviados ao repositório público de temas do WordPress.

Logo em seguida foi a vez do Matias Ventura com a apresentação do tema _s (Underscores) que serve como base para o desenvolvimento dos demais temas da Automattic. Uma palestra bem dinâmica que demonstrou algumas vulnerabilidades da migração de versão de temas e do WordPress com relação aos códigos utilizados nos temas.

Pausa para o almoço e na volta apresentação sobre e-commerce no WordPress seguida de uma outra referente a alta performance; ambas abordaram pontos críticos de integração e manipulação do CMS na obtenção dos resultados pretendidos.

Fechando as palestras do auditório principal, foi apresentado um guia de segurança e explicações de malwares que podem afetar os projetos desenvolvidos não apenas, mas também em WordPress. O palestrante deu boas dicas preventivas para esses ataques mal intencionados.

LIGHTNING TALKS

Pessoalmente falando esse foi um espaço de grande surpresa pra mim, e pelo que conversei com alguns dos participantes do evento; foi sem dúvida mais um ponto alto do evento. Consistia em alguns minutos de apresentações rápidas sobre dicas e macetes que qualquer um presente poderia exibir aos participantes do evento.

O primeiro a se apresentar foi o representante da OmniWP que comentou a respeito da utilização do plugin Contact Form 7 e sua flexibilidade para mudanças inesperadas; como ocorreu recentemente com a mudança no número de telefone para a cidade de São Paulo, onde foi preciso acrescer um dígito ao número utilizado.

Em seguida meu companheiro Leandro Vieira da Apiki subiu ao palco para apresentar uma solução minha, que encontrei estudando a API de Plugins e tive a oportunidade de ensiná-la a ele e sua equipe em um trabalho que realizamos em conjunto. A apresentação dele foi sobre a geração de thumbnails sob demanda.

O representante da MovinOn apresentou algumas soluções de design responsivo, Gustavo Lima do Coruja de TI exibiu alguns pontos importantes sobre a vulnerabilidade de blogs. Aproveitando o espaço também, Leo Germani da HackLab apresentou seu projeto Mapas de Vista a comunidade.

Fechando as apresentações rápidas foi apresentado o plugin get post image, também referente a manipulação de imagens, bem interessante por gerar a miniatura de modo similar ao timthumb e códigos semelhantes; mas sem suas vulnerabilidades e  permissões do visitante interferir na construção da imagem.

PALAVRAS FINAIS

Sem dúvida foi um ótimo evento que contou com a colaboração e participação de todos. Obviamente que muitos detalhes do WordCamp apenas são aproveitados pelos presentes ao evento; como alguma conversa off-topic do palestrante ou daqueles que ministraram as oficinas; ou também o networking que é sempre trabalhado entre os participantes.

A proposta desse post foi compartilhar com todos aqueles que não puderam ir, um pouco do que perderam e se motivarem a participar dos próximos que virão. E você? Foi ao WordCamp São Paulo? O que tem a compartilhar sobre sua experiência no evento?

Grande abraço, até a próxima!