A comunidade portuguesa de WordPress lançou ontem o desafio para a criação de um agregador de notícias e conteúdos sobre o WordPress, a incluir directamente na nova versão do WordPress 2.7 PT-PT que será lançada dentro de muito em breve. A ideia base era fazer o mesmo que o WordPress.org fez com o Planet WordPress, agregando num único local notícias e assuntos relacionados com o WordPress, escritos em Português de Portugal e com a colaboração de vários blogues nacionais.

O convite inicial foi endereçado aos blogs 2.0 Bloguite, BlogTuga, sitesmais, WordPress Love e MuioMuio, sendo que embora eu próprio não conheça muitos mais em Portugal a falar sobre o WordPress, haverá sempre espaço para adicionar novos candidatos à ideia e torná-la ainda melhor.

planet wordpress

Em termos gerais o José Fontainhas pretende saber até que ponto é viável criar uma comunidade deste tipo, evitando principalmente a duplicação de conteúdos. Da minha experiência ao nível de agregação de conteúdos, penso que a melhor forma de o fazer seria sectorizar a inserção de notícias por categorias e por sites participantes. Neste caso o blog A inseria as notícias da categoria 1 e 2, o blog B inseria as notícias da categoria 3 e 4, e por ai adiante. Desta forma poderia evitar-se ter vários blogs a submeter notícias idênticas, em categorias igualmente idênticas.

Como apaixonado pelo WordPress que sou, submeto o WordPress-Love à apreciação do José, para a sua inclusão no projecto. Se por ventura alguém quiser sugerir outros blogs e websites que tratem exclusivamente sobre a temática do WordPress, a organização agradecia!