O colega Penny Butler compilou recentemente uma lista de plugins para criar uma comunidade paga a partir de um blog WordPress (vulgarmente conhecido como Membership Site), e resolvemos colocar as mãos em cima de alguns plugins (outros já conhecíamos também) e criar então uma lista de 15 plugins recomendados para a criação de blogs ou comunidades fechadas que exigem o pagamento de mensalidade ou anuidade, por exemplo, de forma a puderem ser devidamente usufruídas.
Estes plugins permitem-lhe proteger não só páginas e artigos do seu blog, como permitem também a criação de blogs premium, diretorias pagas, ou as tais comunidades a pagar (membership). A utilização destes plugins não dispensa seguramente a leitura dos imensos tutoriais que cada um deles oferece e que o poderão ajudar a configurar melhor o plugin e a integra-lo correctamente no seu blog.
1. MEMBER WING
Este plugin, intitulado Member Wing, é um plugin que está originalmente disponível de forma gratuita, embora não ofereça grande parte das competências que oferece a versão paga. Este é um plugin que promete tornar o seu blog numa comunidade paga sem qualquer tipo de redesign necessário..
Inserindo um marcador do tipo {+++} nos seus artigos, esses conteúdos ficarão protegidos e disponíveis apenas para membros premium registados no blog. O conteúdo que estiver colocado antes do marcador será visível a qualquer pessoa, o que acaba por ser interessante pois permite indexar uma introdução do conteúdo, por exemplo. Depois de activo, o plugin cria 4 grupos distintos de utilizadores – Bronze, Silver, Gold e Platinum. Se desejar, poderá criar quatro classes de artigos/acessos diferentes para os seus utilizadores, e cobrar cada um de acordo com os pacotes de informação que desenhar.
Este plugin está disponível em três versões: grátis, $149.95 (Pro), e $295 (ilimitado) – o plugin grátis não suporta envio gradual de conteúdo, gestão de afiliados, gestão mista inteligente de conteúdos, integração com Aweber, pagamentos recorrentes, etc, e tem ainda um link permanente para o site do plugin.
2. WP-MEMBERS
O plugin WP-Members é basicamente um plugin de restrição de conteúdos a membros registados no seu blog. Este plugin não exige qualquer tipo de modificação no seu template, mas também apresenta escalabilidade para que possa ser alterado e enquadrado de acordo com os seus gostos, ou então para restringir apenas parte dos seus conteúdos. O plugin adiciona novos campos ao processo de registo no seu blog, incluindo nome, endereço, telefone, e email.
3. SUMA
O plugin Suma é um plugin para WordPress que providencia um sistema de gestão de subscrições e facturação que transforma o seu WordPress numa comunidade onde os seus leitores têm de pagar para ler os seus conteúdos completos. Com o Suma, o administrador pode restringir o acesso a determinadas páginas, posts e comentários, apenas a subscritores do serviço. Quem não subscrever o serviço, irá visualizar apenas o título do artigo ou um excerto do post, dependendo das preferências do administrador. Este plugin custa $199 e oferece uma versão trial durante 14 dias.
4. MEMBERS ONLY
O plugin Members Only para WordPress é um plugin que lhe permite tornar o seu blog apenas visível a visitantes que estejam ligados no blog. Se um visitante não tiver o login feito, ele será automaticamente redireccionado para a página de login do seu blog WordPress ou então para uma outra página à sua escolha (ex.: página de explicação do serviço). Depois de efectuar login, o leitor poderá ser redireccionado para a página onde efectou o pedido. Poderá também proteger os seus feeds enquanto que os seus utilizadores registados podem visualiza-los por completo através de Feed Keys.
5. YOUR MEMBERS
O plugin Your Members é um plugin de gestão de subscritores que consegue tornar um blog WordPress numa autêntica comunidade paga. Este plugin permite o acesso restrito a conteúdos através do pagamento de subscrições via Paypal. Infelizmente o plugin tem um preço de $50.
6. WP-SENTRY
Este é um plugin que lhe permite criar acesso restrito a determinadas postagens, o que poderá ser interessante para você e a sua comunidade puderem debater assuntos sensíveis e longe dos olhos da Google ou de outros motores de busca. Os utilizadores podem ser membros de diversos grupos. Múltiplos grupos e múltiplos indivíduos podem ter permissões para artigos, por exemplo.
7. WP-MEMBER
Com este plugin poderá criar diversos níveis ilimitados de acesso e seleccionar qual o artigo, página e categoria que poderá ser visualizado por cada um desses níveis. Poderá seleccionar um ou vários limites de acesso por artigo, página e categoria e o wp-Member irá gerir automaticamente as subscrições, pagamentos e tipos de acessos. Este plugin custa $27 por ano e por blog e oferece um trial de 7 dias.
8. WP-MEMBERS SITE PLUGIN
Este é um novo plugin WordPress que custa $47 e é capaz de fazer cobranças de subscrições fixas ou mensalidades, gerir diferentes modalidades de preços, integração completa do painel de controlo do WordPress, possibilidade de mostrar excertos ou partes de artigos a membros não-pagantes, redireccionar leitores para a página de compra do serviço, etc.
9. WISHLIST MEMBERSHIP
Este que é o nosso favorito, não aparece na listagem do Penny Butler. É simplesmente o plugin WordPress mais completo, poderoso e funcional que vimos até hoje. É capaz de gerir praticamente tudo, desde afiliados, vários pacotes de subscrição fixa ou mensal, utilizar vários softwares de checkout de compra como o Paypal, Google Chekout, etc, controlar os conteúdos a visualizar pelos leitores, RSS Feeds seguros, páginas de erro especializadas, e muito mais.
A licença para um blog custa $97 e a licença para multi-blogs custa $297, oferecendo ainda templates próprios, ícons e alguns tutoriais extra. De louvar também o facto de o site apresentar imensos tutoriais em video para ajudar na configuração deste fantástico plugin.
Até Já!