A grande maioria dos blogueiros que trabalha com programas de afiliados utilizam links para gerar comissões para os seus produtos e ferramentas favoritos. Nós utilizamos o plugin Vanity URLs para encobrir os nossos links de afiliado, tornando-os também visualmente mais agradáveis, mas algo que necessitamos mesmo é saber se esses links estão sempre funcionando corretamente, a fim de não estarmos perdendo comissões sobre esses produtos desnecessariamente e porque essas comissões são o nosso “ganha pão” por aqui. Para resolver este problema, existe o plugin Broken Link Checker para WordPress, que é um plugin gratuito e disponível no diretório do próprio WordPress. Os colegas do wplift escreveram um artigo interessante sobre o plugin, e ao longo deste artigo iremos explicar como instalar e utilizar este plugin em qualquer blog WordPress, para procurar por links quebrados ou mortos.

INSTALE O PLUGIN

Faça o download do Broken Link Checker, e depois faça o upload dele para a sua pasta wp-content/plugins através do seu software de FTP. Um dos clientes de FTP que mais adoramos é o Filezilla, que além de gratuito é extremamente simples de usar. Você também carregar o plugin diretamente a partir do seu painel de administração do WordPress indo em Plugins > Adicionar Novo > Upload > Instalar Agora.

Depois de ter o plugin carregado, visite o seu separador de plugins e clique em “activar”. Você irá ver agora um novo menu do lado esquerdo que diz “Link Checker” logo por baixo da secção “Configuerações”. Deixe o plugin operar activo durante pelo menos uns 5 minutos, depois de o activar, uma vez que ele começa automaticamente a analisar os seus artigos e comentários procurando por links quebrados ou mortos.

CONFIGURANDO O PLUGIN

Depois do plugin ter corrido durante pelo menos uns 5 minutos, clique no sepador “Link Checker” para visualizar as opções disponíveis. Aguarde um pouco até aparecer a mensagem “No URLs in the work queue.” no topo das opções. Isso significa que ele não tem mais processamentos para fazer e já terminou de escanear todos os links. O primeiro separador de opções do plugin chama-se “General”, e nele podemos encontrar o seguinte:

• Check Each Link: Poderá alterar este valor para 168 horas, o que significa que ele vai verificar os links apenas uma vez por semana, o que é mais do que suficiente.
  • Email Notifications: Esta opção envia-lhe um email sempre que o plugin encontrar um URL quebrado.
  • Link Tweaks: Esta opção permite-lhe estilizar os seus links quebrados num estilo diferentes dos outros links de seu blog. O ideal é colocar a opção desligada.

general

LOCAIS ONDE PROCURAR LINKS QUEBRADOS

O separador de opções seguintes chama-se “Look for Links in” e é um separador onde você pode deixar todas as opções padrão definidas, o que significa que o plugin irá procurar por links quebrados nos seguintes locais: Blogroll, Comentários, Páginas e Artigos. De momento não utilizamos nenhum custom field, pelo que deixamos essa opção em branco – você deverá ativar essa opção se o seu template usar pelo menos um custom field onde você tem de colocar URLs.

QUE TIPO DE LINKS VERIFICAR

O separador de configurações seguintes chama-se “Which Links to Check” e permite-lhe especificar que tipos de links o plugin deverá verificar: links HTML, imagens HTML, URLS em texto plano, vídeos do Vimeo, vídeos do DailyMotion, vídeos do Youtube e ainda oferece uma secção para exclusões. Escolha aqueles que se apropriam ao seu blog. Nós apenas seleccionámos os links HTML e as imagens HTML de momento.

PROTOCOLOS E APIS

Nesta secção você pode escolher links que estejam usando HTML básico ou várias APIs do Youtube, MegaUpload, etc – De momento escolhemos a opção HTML básico, mas caso necessite de algum dos sites listados, deverá utilizar a API do serviço.

OPÇÕES AVANÇADAS

A secção final chama-se “Advanced”, e é o local onde você pode definir o timeout, o limite de carga no servidor de hospedagem e também reverificar todo o seu site novamente.

RESOLVER OS LINKS QUEBRADOS

Agora que já configurou todas as opções do plugin, caso o plugin tenha encontrado links quebrados em seu blog, é altura de resolver esses problemas. No menu “Ferramentas”, do lado esquerdo do seu painel administrativo, existe agora uma nova opção chamada “Broken Links”, pelo que se existirem links quebrados em seu blog, estão listado aí.

Os seus links quebrados serão listados, juntamente com o tipo de erro que está acontecendo com cada um deles. Agora só precisa de os editar para os remover, ou caso tenha digitado mal o endereço, redefini-lo corretamente.

Reparámos também que em blogs com alguma dimensão e muitos conteúdos, o processamento de links quebrados pode ser um processo bastante moroso, pelo que é necessário que tenha paciência. Deixe o plugin correr em background e ele acabará por fazer o trabalho necessário.

E desta forma, tem ao seu dispor uma solução excelente para evitar estar linkando para páginas com erros ou páginas que já não existem, algo que o Google não gosta muito.

Até Já!