O WordPress está constantemente em evolução, e pese embora estejamos na versão 3.4.1 neste momento, a equipe de desenvolvimento do software já está trabalhando na nova versão do WordPress que será a 3.5. Ainda não existe data de lançamento definitiva (estima-se que seja em Dezembro), mas existem já algumas novidades em torno da nova atualização. A biblioteca de mídia será uma das seções mais afetadas no desenvolvimento da nova versão. O Daryl Koopersmith publicou algumas imagens no blog de desenvolvimento do WordPress, para que a comunidade possa deixar as suas ideias e impressões acerca das novidades que estão sendo desenvolvidas. Pese embora as imagens possam não representar o produto final, são uma excelente forma de mostrar a evolução que a equipe de desenvolvimento tem vindo a colocar no core e funcionalidades do WordPress.

APRESENTAÇÃO DOS WIREFRAMES

A galera que está desenvolvendo os wireframes da nova biblioteca de mídia do WordPress publicou diversos slides explicando passo a passo como o novo sistema irá funcionar para o usuário comum. Aperte as setinhas para ir avançando nos slides e visualizar corretamente as mudanças instauradas neste momento:

NOVIDADES DA BIBLIOTECA DE MíDIA

Juntamente com os wireframes, a galera de desenvolvimento do WordPress disponibilizou também umas imagens estáticas bem interessantes, que demonstram o funcionamento da nova biblioteca de mídia do WordPress. Tenha em consideração que estas imagens podem não representar a versão final do produto. São apenas testes que estão sendo realizados.

A nova biblioteca de mídia irá ter um estilo deste tipo:

biblioteca de midia

Conforme dá para perceber rapidamente, o arrastamento de imagens para a tela de ecrã deve ser realizada na coluna do lado esquerdo, onde diz “Drop files here”. Arrastando nesse local, o sistema logo começa a processar as imagens, dando-lhe a possibilidade de customizar alguns pormenores de texto como a descrição das imagens na hora e sem ter de abrir imagem a imagem.

O sistema de carregamento de imagens funcionará assim:

upload de midia

Ao arrastar ficheiros na área de upload, o sistema de mídia do WordPress irá carregar individualmente cada uma das imagens como acontece com o sistema atual. Se você desejar, poderá adicionar determinadas imagens a uma galeria, ou criar novas galerias de imagens de acordo com as suas necessidades. Isso irá fazer com que o uso de plugins externos para gerenciamento de galerias de imagens passem a ser coisa do passado.

Os detalhes de uma imagem/tipo de mídia serão assim:

detalhes de midia

A seção de detalhes de mídia será igualmente modificada, apresentando um novo sistema de gerenciamento de detalhes para cada uma das imagens. Sem ser necessário fazer scroll na página, você pode editar a imagem, inseri-la dentro de um artigo, definir descrição e “alt text”, e alinhar a imagem do jeito que você desejar. A juntar a isso, você poderá ainda adicionar a imagem como anexo de uma página ou linkar essa imagem para um URL externo ou interno como acontece atualmente. Estão também disponíveis as opções de dimensão padrão do WordPress. Basicamente a página de detalhes de mídia é um restyling do modelo atualmente existente.

OUTRAS NOVIDADES

Com o time de desenvolvimento focado na estilização de pormenores visuais do novo WordPress 3.5, começaram a surgir também novidades acerca de outras seções do WordPress. A Chelsea Otakan desenvolveu mais alguns pormenores relacionados com a navegação superior do WordPress, mais concretamente a seção de ajuda e a seção de opções de tela, vejamos:

ajuda

A nova seção de ajuda será um menu flutuante no topo da navegação do painel de controlo do WordPress, que irá incluir diversas sub-seções internas para explicar alguns dos procedimentos de utilização do WordPress, nomeadamente a navegação, layout, conteúdo, etc. Esta seção de ajuda será muito útil para quem trabalha o WordPress para clientes, por exemplo.

colunas

Outra das novidades é a seção de opções da tela, que agora irá ficar representada com um ícone de roda dentada, onde será possível ativar e desativar várias das opções que aparecem no painel inicial do WordPress, definir o esquema de layout em colunas da dashboard, etc. Esta seção vai trabalhar de igual forma como um menu flutuante, e irá oferecer ainda links internos para as opções de leitura e escrita.

ANSIOSO PELAS NOVIDADES?

Que achou destas novidades do novo WordPress 3.5? Ainda que não sejam versões finais definitivas daquilo que poderemos encontrar no novo WordPress, acha que estas alterações serão benéficas para desenvolvedores e usuários comuns do WordPress?

Deixe o seu comentário e participe do debate!

Até Já!