No passado dia 16 de Março os colegas do Net Tuts escreveram um artigo muito interessante, que dá conta de 10 novidades fantásticas do novo WordPress 3.0, o qual está agendado para um lançamento a meio de Abril na melhor das hipóteses ou a meio de Maio na pior. Esta nova versão daquela que é a melhor e mais interessante plataforma de blogging do mercado, traz uma série de novas opções, nomeadamente artigos customizados, uma nova theme por defeito, e ainda um novo gestor de menus. Tome nota das 10 novidades fantásticas do novo WordPress 3.0:
1. ESCOLHA O SEU USERNAME E PASSWORD
A instalação do novo WordPress 3.0 inclui novidades interessantes. Actualmente, quando você instala o WordPress na raiz do seu servidor, você recebe automaticamente um username admin, e uma password gerada aleatoriamente. Isso deixará de acontecer – de agora em diante, o WordPress permite-lhe escolher o seu username e password no momento da sua instalação. Isto significa maior segurança desde o primeiro minuto. Antigamente todos os potenciais hackers sabiam que o username por defeito era “Admin”, sendo que nesta nova versão do WP3.0 esse dado passa a ser totalmente desconhecido.
2. NOVO THEME POR DEFEITO
O novo WordPress 3.0 oferece também um novo theme por defeito, intitulado TwentyTen (2010). Aparentemente, a equipa por detrás do WordPress tem como objectivo lançar um novo theme por defeito a cada ano que passa! O novo TwentyTen é um tema simples e bastante atractivo. O tipo de letra utilizado é Georgia; oferece duas colunas, uma barra lateral e rodapé com suporte a widgets – e integra ainda menus dropdown muito atractivos! Pode ainda contar com uma alteração simplificada do cabeçalho e background, tal como acontecia com a versão actual do WordPress.
3. SUPORTE A BACKGROUNDS CUSTOMIZÁVEIS
O novo WordPress 3.0 adiciona também o novo suporte a backgrounds customizáveis. Basta adicionar o seguinte código no seu ficheiro functions.php para que o seu template passe a suportar também esta nova opção:
add_custom_background();
Adicionando essa opção no seu código, você será brindado com um novo menu Background no seu separador Aparência, que se encontra no painel administrativo. Embora esta nova opção não seja propriamente o inventar da roda para todos os desenvolvedores web que já programam esta opção nos seus templates, ela poderá ser uma mais-valia para todos os novatos em WordPress.
4. CAPACIDADE PARA MULTI-SITE E FUSÃO COM WPMU
O WordPress e o WPMU (WordPress MultiUser) irão fundir o seu código. Isto torna muito mais fácil a gestão de grandes redes de projectos em WordPress. As novas opções para gestão Multi-Site passam a encontrar-se no menu Opções>Rede.
Uma rede de sites em WordPress passa a ser muito mais fácil e simples de gerir – mesmo para quem utiliza estruturas baseadas em subdomínios do tipo subdomínio.domínio.com, ou mesmo para quem utiliza sub-directorias do tipo domínio.com/subdirectoria. Esta opção de carácter opcional, e os utilizadores tanto do WordPress como do WPMU não deverão sentir dificuldades em realizar a actualização.
5. NOVOS TIPOS DE ARTIGOS
Esta é também uma das grandes novidades do WP3.0! Antigamente, a única coisa que você poderia adicionar ao seu blog a partir do seu painel de administração eram novas páginas e novos artigos. Agora, você pode criar novos tipos de artigos para aparecerem no seu painel. Adicione o seguinte código para criar um novo tipo de artigos ‘Portfolio’:
function post_type_portfolio() {
register_post_type( ‘Portfolio’,
array( ‘label’ => __(‘Portfolio’), ‘public’ => true, ‘show_ui’ => true ) );
register_taxonomy_for_object_type(‘post_tag’, ‘Portfolio’);
}add_action(‘init’, ‘post_type_portfolio’);
Isto significa que aos poucos o WordPress está a tornar-se algo mais do que um CMS. Esta nova opção abre possibilidade infinitas aos desenvolvedores, e faz também com que estes deixem de ter necessidade de utilizar os campos personalizados (custom fields).
6. TAXONOMIAS CUSTOMIZÁVEIS
As taxonomias customizáveis foram tornadas mais simples de utilizar, especialmente no que toca à hierarquia– isso significa que você poderá ter uma taxonomia ‘Votos’ com várias sub-taxonomias. Isto significa que o WordPress está a fugir cada vez mais de um CMS típico e dedicado aos blogs, promovendo novas capacidades, tornando-o num CMS mais flexível, dinâmico e capaz.
7. NOVO GESTOR DE MENUS
Esta é uma das grandes novidades do WordPress 3.0 – um gestor de menus. Este gestor foi originalmente criado pela WooThemes para os seus fantásticos wordpress themes, e mais tarde adaptado pela equipa do WordPress para a construção do seu novo painel de gestão de menus. Você pode criar rapidamente vários menus, categorias, e ainda links customizados para utilização interna ou externa! Do ponto de vista prático, esta novidade traz-nos um interface fantástico para criação de menus, ele facilita o trabalho de todos aqueles que desenvolvem para WordPress e torna a utilização do WordPress ainda mais simples para os utilizadores.
OUTRAS NOVIDADES A TER EM CONTA:
- Guia de boas-vindas: O novo WordPress 3.0 irá incluir um guia de boas-vindas para ajudar os novos utilizadores a compreenderem melhor o sistema e ensiná-los também o básico da utilização.
- Templates específicas para autores: Actualmente já existe hierarquia para categorias e tags no Template Hierarchy, mas agora é possível fazer o mesmo com os autores. Isto significa que, se o autor se chamasse ‘Paulo’ com um id 1, o WordPress iria procurar primeiro pelo ficheiro author-paulo.php, e depois pelo author-1.php antes do author.php nos ficheiros do template.
- Redesign do interface de Mídia: Iniciado, mas não integrado no WordPress 2.9, o novo separador Media no painel de administração irá sofrer um redesign muito interessante.
Até Já!