Ontem à noite atualizámos todas as nossas escolas (Escola Dinheiro, Escola Psicologia, Escola Criatividade, Escola Freelancer e esta Escola WordPress) para a nova versão do WordPress 3.1, depois de termos anunciado o seu lançamento oficial na quarta-feira passada. A atualização não demorou mais de 2 minutos por cada blog, e finalmente podemos usufruir de algumas das novidades mais incríveis desta nova versão do nosso tão amado WordPress.

Ao longo dos últimos 2 meses, temos vindo a falar das novidades presentes no WordPress 3.1, as quais certamente serão uma grande mais-valia para todos aqueles que trabalham com esta plataforma, mas também para todos aqueles que desenvolvem templates wordpress, por exemplo. Por isso, vamos então analisar quais as novidades que mais gostamos e que você poderá usar em seus blogs assim que atualizar para a nova versão 3.1:

FORMATO DE POSTAGENS

O novo WordPress Post Format (Formato de Postagens) já permite de uma forma simples estilizar diferentes tipos de artigos a partir do desenvolvimento de um template. Já existem sites que fazem uso deste tipo de técnica, nomeadamente os colegas do digwp, que utilizam um formato de postagens diferentes na homepage, para linkarem para outros sites e conteúdos da área que achem relevantes.

Como podemos ver facilmente pela imagem, os dois artigos apresentados têm estilos muitos diferentes, e também um nível de funcionalidade diferente. No entanto, ambos são artigos introduzidos diretamente a partir do painel do WordPress.

BARRA DE ADMINISTRAÇÃO

A nova barra de administração permite a qualquer autor, editor ou administrador de um blog WordPress, ter acesso direto às funcionalidades do seu blog diretamente a partir da homepage ou de qualquer página do blog. Desta forma é possível ir de imediato para a gestão do perfil, bem como criar artigos e páginas, editar ou administrar comentários, ou ainda modificar a estilização do blog.

Esta opção pode ser ligada ou desligada indo no menu Usuários > Seu Perfil e ativando ou desativando a checkbox que diz “ao ver o site”. Você é que decide se pretende que essa barra seja apresentada ou não. Embora possa ser bastante útil para alguns usuários, é certo que para outros não traz nada de novo.

SISTEMA DE LINKAGEM INTERNA

O novo sistema de linkagem interna é a opção que mais adoramos neste novo WordPress 3.1, e também aquela que nos será mais útil a longo prazo. Naquela caixinha de pesquisar, onde escrevemos “wordpress”, podemos escrever qualquer coisa, que ele mostra automaticamente artigos e páginas relacionados com a nossa busca, bastando clicar no artigo que desejamos, que ele automaticamente preenche os campos de URL e Título lá em cima. Linkar páginas internamente ficou muito mais fácil do que nunca, e acima de tudo muito mais rápido, porque este novo motor de linkagem usa Ajax e simplesmente voa. O sistema antigo prendia muitas vezes e era exageradamente lento.

SISTEMA DE PAGINAÇÃO

O novo sistema de paginação está também ele fantástico, porque permite-nos saltar imediatamente para uma determinada página, com a vantagem de as setas funcionarem em ajax, sendo muito mais rápido mudar de página para pesquisar postagem mais antigas.

SISTEMA DE ORDENAÇÃO

Outra novidade que passou despercebida a muita gente, é o novo sistema de ordenação e filtragem do WordPress. Agora já é possível ordenar postagens por data e comentários. Esta opção de ordenar as postagens pelas mais comentadas certamente dará uma grande ajuda a muitos blogueiros que pretendem destacar seus conteúdos mais populares, por exemplo.

PAINEL DE ADMINISTRAÇÃO AZUL

Esta é outra novidade, mas que do nosso ponto de vista não tem assim tanto interesse. Este é o novo template de administração em azul, que sofreu um pequeno restyling para tons mais claros e agora bastante mais atrativos. Ainda assim, é um azul um pouco exagerado, o que torna a sua utilização mais difícil, pelo menos quando comparada com a versão cinzenta do painel.

E VOCÊ, JÁ ATUALIZOU SEU BLOG PARA O WORDPRESS 3.1?

Estas são as novidades mais básicas e usuais do novo WordPress 3.1. Existem mais algumas opções, mas que são de carácter mais avançado e que iremos abordar no futuro. E você, já atualizou seu blog para o WordPress 3.1? Algum problema?

Se ainda não atualizou seu blog para a versão 3.1 considere fazê-lo:

Até Já!